Informaçoes sobre Chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Redondo46
Registado: domingo nov 16, 2003 12:35 am

domingo nov 16, 2003 12:55 am

Boas noites

Descobri a pouco tempo esta bela espécie, assim que o vi parti-me a rir com ele e só apetecia pegar nele e leva-lo pa casa. agora que ta a xegar o natal e boa altura pa gastar ums trocos com um pouco de companhia e nada melhor que um bixinho pa alegrar o dia :D.
Como s´os descobri a pouco tempo nao sei muita informação sobre eles, ja me disseram q comem pouco e sao limpinhos para alem d serem muito frageis sao muito carinhosos e necessitam de muita companhia e atenção.
Podiam-me dar informações do tipo alimentação, tipo de gaiola mais apropriada cuidados especiais e ate aqueles mais basicos, e já agora os tipos de chinchila e o q são propriamente(para alem de roedores) :D.

obrigado pela atenção
um abraço
Pikatchu
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 8:12 pm
Uma tartaruga

domingo nov 16, 2003 7:56 am

Olá!
Por acaso o chinchilas é u bichinho bem fofinho e engraçado! :D
Um bichinho muito receptivo simpatico e dociç, no inicio um bocado timidos e merdrosos. mas isso é normal.
Mas nem toda a gente pode ter... :roll:
Precinpalmente pessoas que vivem em casa em que a temperatua ambiente ultrapasse dos 25 grau, e temperaturas essas são fatais para estes simpáticos bichinhos!
São animais 100% nocturnos , isto quer dizer se quiseres brincar com ele de dia não podes pq ele estará a dormir e se fores a acorda-lo estárá a prejudicar a saúde dele.
São os únicos roedores que tem um vida muito longa!
podem viver entre os 18 w os 20 anos
são um bichinhos muito limpos e que não cheiram mal, não criam prarasitas devido á sua pelagem densa.
Mas eles tomam banho de areia para chinchila para limpara e desengordurar o pelo esta operação tem que demorar cerca de 10 minutos.
A alimentação. Só comida para chinchilas como tb outros suplementos, nada de comida para outros roedores! tb podes dar feno ou alfafa.
Hoje em dia já exixtem gaiolas para elas, são umas com rampas e prateleiras.
O meu Pikatchu. tem uma gaiola bem grande, mas solto o sempre e deixo solto uns 30 minutos.
não sei onde vives mas vou-te dar um site onde de uma loja onde deves encontrar produtos e acessórios para chinchilas.

www.zooexotico.com

Espero que te tenha ajudado!
Tenho a certeza que vêm aí mais gente com mais experiência do que eu e dra´mais dicas e informações ;)
Cygnis
Membro
Registado: segunda jun 23, 2003 11:44 pm
Localização: 6 chinchilas (Snitch, Cygnis, Velvet, Nani, Miguito e Bony) e 2 gatos (Eusébio e Mimi

domingo nov 16, 2003 11:29 pm

Aii as chinchilas... coisas fofas :)
POis é, há coisas básicas q é preciso saber mas até é um bicho q n dá mt trabalho, nem despesa.
N há tipos de chinchilas, como foi referido, existem é em diversas cores, do cinzento standard aos beges, a passar por violetas e veludos castanhos, enfim, uma extensa variedade de cores.
Como foi dito são roedores essencialment nocturnos, o q n ker dizer k uma vez por outra n acordem durante o dia. E por serem nocturnos querem estar em sitios calmos para poderem dormir.
Tomam banho numa areia propria q lhes permite limpar o pelo (e tomam banho rebolando-se nessa areia, é um espatáculo mt giro :D ).
Comem ração para chinchilas e feno, bastante feno pk faz-lhes bem e tb traz bastante água. Tb agradecem a água fresquinha (no sentido de nova) e adoram uma boa guloseima!! Passas de uva, nozes, amendoa, alperce seco e algumas até gostas de fruta fresca (apesar das minahs n comerem) Mas atençao ás goluseimas. São bichos pekeninos assim como o seu coração, se ocmem mts doces e mt gordura causa-lhes colestrol e modem morrer de atake cardiaco (q até parece ser uma das causas mais frekuentes para a morte de chinchilas).
Tb são frágeis com o calor, tal como já foi dito. Eu por acaso nem moro numa casa mt kente mas este verão q passou andei aflita, cheia de medo por elas :| O q fazia era por-lhes azulejos na gaiola para se irem refrescando. ás vezes até arrefia os azulejos, punha-os um bocado no frigorifico.
Qt a gaiolas, eu tneho 3 e transformei um dakeles roupeiros de 2 portas da moviflor numa gaiola com algumas "plataformas" para elas passearem mt :)
Se optares por ter só 1 uma gaiola de coelho basta-te mas convém é solta-la mais freuqntemente para ela se poder exercitar pk adoram correr e saltar contra as paredes!
Bem, e acho q vai aí quase tudo. Se tiveres mais alguma dúvida é só dizeres! :)
Redondo46

domingo nov 16, 2003 11:46 pm

obrigado pela ajuda, :lol: agora a ver s a compro e arranjo sitio para ela ca em casa.. q nao a assim tanto espaço como isso.. mas la me ei d desenrrascar.
Não sabia era q se mandavam contra as paredes :$ lollol ganda moca, nunca mais xega o natal :|
já agora mais um pedido.. s souberem d links com fotos de chinchilas ou ate mesmo das vossas agradecia que pussem aqui pa mostrar ao pessoal ca de casa :D.

um abraço e mais uma vez obrigado :p
Pikatchu
Membro
Uma tartaruga

segunda nov 17, 2003 9:43 am

Cygnis
Membro
Localização: 6 chinchilas (Snitch, Cygnis, Velvet, Nani, Miguito e Bony) e 2 gatos (Eusébio e Mimi

segunda nov 17, 2003 12:58 pm

Tb te posso mostrar as minhas se quiseres :) n tenho é ainda o album daqui pronto :| Mas posso mandar por messenger se tb tiveres.
E verás q n precisas assim tanto espaço. Tb te mostrava as gaiolas q tive e cabem todas num cantinho do quarto!

****'S :)
SaraM
Registado: segunda nov 17, 2003 6:46 pm

segunda nov 17, 2003 7:36 pm

os chinchilas são animais que necessitam de ter: uma caixinha de areia própria para banho de chinchila, podes econtrá-la no mestre maco, uma gaiola espaçosa com alguns troncos pois gostam muito de trepar troncos, uma caixinha com palha e uma abertura por onde possam passar á vontade, pois gostam de dormir na escuridão, gostam muito de ter uma gaiola limpa por isso limpa-a de semana a semana ou mes a mes, conforme o tamanho da gaiola. Não te esqueças que tens de lhes dar muita atenção em caso de estarem sozinhos ou podem ficar deprimidos. podes além da comida própria, dar: amendoins, uvas, bocados de maçã porque faz bem aos dentes, e comprar snacks de flores, e stickers de sementes que normalmente são para passaros masos chinchilas também gostam. Se tiveres todos estes cuidados de certeza que eles agradeçem. ;)
Cygnis
Membro

segunda nov 17, 2003 7:47 pm

Gaiolas limpas de mes a mes?? :o Essa é nova pra mim.. as minhas têm uma gaiola bem grande e tem q ser limpa todas as semanas e mm assim qd chega o dia já a gaiola está cheia de caganitas, sim, pk são uams cagonas! ehehe Portanto depois de as soltar o melhor a fazer é agarrar na vassoura e mãos à obra!
Pikatchu
Membro
Uma tartaruga

segunda nov 17, 2003 8:16 pm

Realmente... mês a mês... :roll: A gaiola do meu chincihila é limpa todos os Sábados e o ninho mudado todas as semanas, e comida de pássaros...
Olha, SaraM faz um favor a ti própria a ao teu chinchila, vê o que eu escrevi e vê os sites que eu indiquei que é melhor... :roll:
Cygnis
Membro

segunda nov 17, 2003 8:21 pm

Pois, realmente a chinchila dela n deve ser mt feliz... E outra coisa, n é preciso ri ao mestre maco ou lá o k seja pra comrar o recipiente para a areia, n é necessário nenhum recipente especial, basta um onde elas n se magoem e k n se vire para elas poderem rebolar á vontade. Eu por exemplo comprei o meu numa loja dos 300, é uma dakelas saladeiras grandes, de barro, toda redondinha e tal..
Pikatchu
Membro
Uma tartaruga

segunda nov 17, 2003 8:24 pm

Por acaso comprei uma dessas indêndicas numa lojas dos 300 :D
Redondo46

segunda nov 17, 2003 11:40 pm

li numa pagina que nao convem muito as chinchilas tarem no mesmo quarto em que se dorme.. mas s ficar com uma vai ter memso que ser.. aguem tem essa esperiencia?? que axam da ideia.. é que so mesmo no quarto e que pode ficar... :?

Cygnis o meu mail e [email protected] se quiseres e qando puderes então adiciona-me assim sempre esclareço mais umas duvidas :D .

boas noites e obrigado mais uma vez :oops:
Pikatchu
Membro
Uma tartaruga

terça nov 18, 2003 9:14 am

Redondo46 Escreveu: li numa pagina que nao convem muito as chinchilas tarem no mesmo quarto em que se dorme.. mas s ficar com uma vai ter memso que ser.. aguem tem essa esperiencia??
Bom dia.

Se tiveres um sono bem pesado como eu... :D podes!
Mas o meu está num coredorsinho arejado a uma temperatura ideal para ele, agora no Verão vamps lá ver. :roll:
arborial
Membro Júnior
Registado: quinta nov 06, 2003 10:05 pm

terça nov 18, 2003 5:30 pm

...
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

terça nov 18, 2003 5:35 pm

[quote=SaraM]
além da comida própria, dar amendoins, uvas, bocados de maçã porque faz bem aos dentes, e comprar snacks de flores, e stickers de sementes que normalmente são para passaros masos chinchilas também gostam. Se tiveres todos estes cuidados de certeza que eles agradeçem. ;)
[/quote]

É assim, nestes Foruns, qualquer pessoa pode escrever o que quiser e depois acontecem os acidentes e os animais morrem... e é uma chatice porque foi assim que disseram para fazer.

Há que saber tratar de um animal e não deitar opiniões para o ar porque o que se escreve aqui tem consequências!

Para além da limpeza mensal da gaiola o lol oops os amendoins e os stickers de sementes estao completamente errados. Os amendoins são dos frutos com maior percentagem de gordura e vao fazer muito mal a chinchila e os sticks de aves... são para aves! A unica marca que de sticks para chinchilas é a Vitakraft e mesmo assim eu não os aconselho.

Outro Forista escreveu "Passas de uva, nozes, amendoa, alperce seco e algumas até gostas de fruta fresca"

Mas que barbaridade para um animal que digere mal o açucar!!! o oops

Na página www.zooexotico.com está uma ficha técnica sobre a alimentação das chinchilas escrita por um médico veterinário de exóticos. Leiam e aprendam e não dêem a vossa opinião...

Se querem dar aos vossos, tudo bem, mas não aconselhem a dar a outros animais!!!
Ainda há dias aqui na loja me disseram que alguém lhes aconselhou a dar marmelada e cigarros a uma chinchila!!!! roll o

Atenção também ás páginas na Internet. Qualquer puto com 10 anos faz uma página na Net e escreve lá o que quiser!!!

Há que saber [b]onde procurar[/b] informações correctas sobre o tratamento de animais. Sites de Lojas de qualidade, de criadores de nome, de clubes e associações... atenção aos sites particulares!!!

Cumprimentos,
Responder

Voltar para “Exóticos”