Aii as chinchilas... coisas fofas

POis é, há coisas básicas q é preciso saber mas até é um bicho q n dá mt trabalho, nem despesa.
N há tipos de chinchilas, como foi referido, existem é em diversas cores, do cinzento standard aos beges, a passar por violetas e veludos castanhos, enfim, uma extensa variedade de cores.
Como foi dito são roedores essencialment nocturnos, o q n ker dizer k uma vez por outra n acordem durante o dia. E por serem nocturnos querem estar em sitios calmos para poderem dormir.
Tomam banho numa areia propria q lhes permite limpar o pelo (e tomam banho rebolando-se nessa areia, é um espatáculo mt giro

).
Comem ração para chinchilas e feno, bastante feno pk faz-lhes bem e tb traz bastante água. Tb agradecem a água fresquinha (no sentido de nova) e adoram uma boa guloseima!! Passas de uva, nozes, amendoa, alperce seco e algumas até gostas de fruta fresca (apesar das minahs n comerem) Mas atençao ás goluseimas. São bichos pekeninos assim como o seu coração, se ocmem mts doces e mt gordura causa-lhes colestrol e modem morrer de atake cardiaco (q até parece ser uma das causas mais frekuentes para a morte de chinchilas).
Tb são frágeis com o calor, tal como já foi dito. Eu por acaso nem moro numa casa mt kente mas este verão q passou andei aflita, cheia de medo por elas

O q fazia era por-lhes azulejos na gaiola para se irem refrescando. ás vezes até arrefia os azulejos, punha-os um bocado no frigorifico.
Qt a gaiolas, eu tneho 3 e transformei um dakeles roupeiros de 2 portas da moviflor numa gaiola com algumas "plataformas" para elas passearem mt

Se optares por ter só 1 uma gaiola de coelho basta-te mas convém é solta-la mais freuqntemente para ela se poder exercitar pk adoram correr e saltar contra as paredes!
Bem, e acho q vai aí quase tudo. Se tiveres mais alguma dúvida é só dizeres!