Novo chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
SusanaC18
Membro Júnior
Registado: quarta ago 25, 2010 3:51 pm

quarta ago 25, 2010 4:02 pm

Olá!

Há cerca de 2 semanas adoptei uma chinchila fémea , ainda jovem, com 2 meses, preta.
Já tinha tido outra chinchila, já me tinha informado sobre elas, para lhe poder dar o melhor conforto e cuidados. A outra anterior adaptou-se lindamente. Eu sei que é da sua natureza, mas esta nova chinchila é mesmo muito desconfiada. Já sobe para a minha mão e por vezes deixa-me fazer-lhe festas, mas se a tentar pegar, foge e também por isso ainda não a deixo sair livremente (mas claro, tem uma roda dentro da gaiola).
Li que é normal na primeira semana isso acontecer, e acho que estou a fazer tudo correctamente.
Mas no entanto tenho receio que ela continue pouco social e não se adapte tão bem como era esperado.

Algum dica?
Agradecia a vossa ajuda! :)
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta ago 25, 2010 4:16 pm

Primeiro, com o calor que está é melhor tirar a roda, pois há o risco dela sofrer um choque calórico que pode levar à sua morte. O mesmo pode acontecer durante o passeio, por isso eu aconselho que não a solte no Verão.

Quanto ao comportamento, o único conselho que posso dar é ter paciência. Fale com ela, dê-lhe miminhos, dê-lhe tempo para se sentir confortável, não a force... Pode dar-lhe uns docinhos, mas não exagere, pois doces a mais fazem mal à chinchila.

Parabéns pela nova fonte de alegria e boa sorte ;)
SusanaC18
Membro Júnior

quarta ago 25, 2010 6:41 pm

Quanto ao calor, temos ar condicionado e portanto essa questão até está controlada :)

Sim, é o que tenho feito. Não forço nada, compreendo que não vai ajudar em nada!

Mas obrigada pelos conselhos! ;)
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quinta ago 26, 2010 6:50 pm

ela deixar dar festas e subir pela mao já é muito muito bom! a minha primeira chinchila vinha muito assustada e demorou meses so para me comer da mao! agora cada uma das minhas chins salta me para o colo e ombros e vem ter comigo quando sao soltas para brincar, basta paciencia e perseverancia. as chinchilas nao sao animais de colo, mesmo as minhas que tem muita confianca preferem estar no chao do que serem agarradas. nao se agarram chinchilas mas sim transportam se. como pode ver na minha foto deve pegar se nelas como um tabuleiro quase lol ou seja com as duas maos abertas uma mais para cima (para as patas dianteiras) do que a outra para evitar que ela salte e se magoe.

elas nao gostam de se sentir presas ou apertadas e esta maneira é maneira mais facil de as transportar e ter ao colo. abra a gaiola e sente se ou fique a frente dela de maneira a que se ela quiser sair tenha de passar por si (sobre as pernas por exemplo) e assim ira facilmente habituar se a estar em contacto consigo. e uma vez q uma chinchilas aprende a vir logo para o colo do dono quando se abre a porta acabam se as "caças" stressantes para o animal quando tentamos apanha lo na gaiola (em q ele inevitavelmente ira tentar fugir). Boa sorte e pense sempre que quem decide se quer festas ou ser pegado sera sempre a chinchila e nao voce!! lol =) boa sorte
SusanaC18
Membro Júnior

quinta set 02, 2010 10:51 am

ahah E eu a pensar que a minha chinchila estava a demorar muito tempo a ganhar confiança, Golyas xD Mas sim, a minha também vinha muito assustada.

A chinchila agora já está menos desconfiada, ontem à noite subiu para o meu ombro e estivemos a brincar um pouco (embora que de vez em quando ainda se mostrasse um pouco apreensiva, mas acho que é normal).

A outra, que tive antes desta, a mãe não resistiu e passado umas 3 semanas do parto morreu e entregaram-ma logo no dia a seguir, como era muito pequena passado uma hora de estar cá em casa já estava super à vontade e deixava-se pegar e tudo isso. (Como não teve tempo suficiente de amamentação [nem perto disso], era muito fraquinha e uma noite que saiu pela gaiola partiu uma perninha, também não resistiu :( )

Continuando, depois deste desabafo, agora dou-lhe uma recompensa sempre que volta para a gaiola. E no geral, acho que está a correr tudo bem neste processo.

Muito obrigada pela ajuda!
chiquinho234
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 4:32 pm
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

quinta set 16, 2010 3:40 pm

SusanaC18 Escreveu:Olá!

Há cerca de 2 semanas adoptei uma chinchila fémea , ainda jovem, com 2 meses, preta.
Já tinha tido outra chinchila, já me tinha informado sobre elas, para lhe poder dar o melhor conforto e cuidados. A outra anterior adaptou-se lindamente. Eu sei que é da sua natureza, mas esta nova chinchila é mesmo muito desconfiada. Já sobe para a minha mão e por vezes deixa-me fazer-lhe festas, mas se a tentar pegar, foge e também por isso ainda não a deixo sair livremente (mas claro, tem uma roda dentro da gaiola).
Li que é normal na primeira semana isso acontecer, e acho que estou a fazer tudo correctamente.
Mas no entanto tenho receio que ela continue pouco social e não se adapte tão bem como era esperado.

Algum dica?
Agradecia a vossa ajuda! :)
Olá ela não é preta ela é uma chinchila preto veludo.
SusanaC18
Membro Júnior

sexta set 17, 2010 5:25 pm

estava a generalizar :|
GSfanatic
Membro Veterano

sexta set 17, 2010 6:31 pm

SusanaC18 Escreveu:estava a generalizar :|
E não vejo problema nenhum nisso. Antes dizer que é uma chinchila preta (que é) do que teimar que uma chinchila preto veludo é uma preto veludo tov ebony (algo que não existe). Ou teimar que uma chin cinza standard é uma TOV white.

Já que aqui estamos, como está a menina? Ainda desconfia muito?
chiquinho234
Membro Veterano
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

sábado set 18, 2010 6:09 pm

GSfanatic Escreveu:
SusanaC18 Escreveu:estava a generalizar :|
E não vejo problema nenhum nisso. Antes dizer que é uma chinchila preta (que é) do que teimar que uma chinchila preto veludo é uma preto veludo tov ebony (algo que não existe). Ou teimar que uma chin cinza standard é uma TOV white.

Já que aqui estamos, como está a menina? Ainda desconfia muito?
Olá claro que a minha Alice é uma Tov White e a minha Chila é uma chinchila preto veludo Tov Ebony.A cor preto veludo Tov Ebony existe eu fiz estas perguntas num forum espanhol de chinchilas.Uma criadora espanhola disse-me que a minha Alice é uma tov white e a minha Chila é uma preto veludo Tov Ebony.
GSfanatic
Membro Veterano

sábado set 18, 2010 6:33 pm

Quando eu era pequena todos me diziam que o Pai Natal existia e no entanto eu tinha 2 dedos de testa e via que o Pai Natal que ia à minha escola era o senhor Francisco, o motorista da carrinha da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Tal como nunca acreditei no Pai Natal também não acredito que alguém te tenha dito que existe tal coisa como Preto Veludo Tov Ebony ou que as tuas chinchilas são Tov White. Eu sou mais Tov White do que elas.

É assim tão mau ter 3 chinchilas Cinza Standard? Eu tenho 3 standards e adoro-os. Nem vejo a cor deles. É triste ver alguém que realmente só liga à cor das suas chinchilas, ao ponto de até inventar para não ter de admitir que tem 3 chinchilas cinza standard e uma preto veludo. Não entendo mesmo essa vontade de ter chinchilas com colorações raras (tão raras que nem existem, como preto veludo tov ebony) ou com colorações mais caras (como a Tov White).

Já agora, porque é que a tua Chila é preto veludo tov ebony e a da Susana C18 é apenas Preto Veludo? Estou bastante curiosa. Quero ver o que daí sai.
chiquinho234
Membro Veterano
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

sábado set 18, 2010 7:20 pm

Olá eu gosto das minhas chinchilas e da cor delas também enquanto á cor preto veludo tov ebony as preto veludo tov ebony tem o dorso mais escuro que as preto veludo aqui deixo duas fotos sobre as chinchilas preto veludo tov ebony e as preto veludo.As fotos são tiradas da internet.

Uma chinchila preto veludo Tov Ebony.

Imagem

Uma chinchila preto veludo.

Imagem
GSfanatic
Membro Veterano

sábado set 18, 2010 7:50 pm

Como dizia o meu pai, "deves pensar que eu sou tójó"

Quanto muito a da primeira foto é uma chinchila TOV ebony (junção de Preto Veludo com ébano). No entanto, como não dá para ver a barriga como deve ser (ah pois é!) e o link http://thecoralabyss.com/product_info.p ... d7c891fd2c (pois, eu também sei pesquisar na net) diz explicitamente que é uma chinchila black velvet (preto veludo), eu peço que procures melhor, pois estás basicamente a mostar duas fotos de chinchilas iguais.

É fantástico como nunca, em tempo algum, mostraste um único link que comprove o que tu dizes. Porque será? :roll:
GSfanatic
Membro Veterano

sábado set 18, 2010 7:58 pm

Eu gosto muito do jogo das diferenças, portanto vamos lá jogar

Foto do perfil da Penny

http://arcadenoe.sapo.pt/foto/no_topo_da_casinha/391807

Foto do perfil da Chila

http://arcadenoe.sapo.pt/foto/bonita/393550

Diferenças que eu encontrei (foi difícil, digo já):

A Penny tem o dorso preto, a Chila tem o dorso negro
A Penny tem os olhos pretos, a Chila tem os olhos escuros
A Penny tem barriga branca, a Chila tem barriga cor de cal

Quem dá mais? Aposto que não conseguem vencer-me. Eu sou expert nestes jogos.
chiquinho234
Membro Veterano
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

sábado set 18, 2010 8:27 pm

Olá eu já vi encontrei uma foto da barriga das chinchilas preto veludo tov ebony aqui deixo a foto.

Imagem
chiquinho234
Membro Veterano
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

sábado set 18, 2010 8:32 pm

Olá eu tenho uma nova chinchila ela é uma preto veludo ele chama-se Nero aqui deixo a foto dele.

Imagem
Responder

Voltar para “Exóticos”