Gaiola manufacturada

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

sábado set 25, 2010 6:53 pm

Pretendo fazer uma gaiola para a minha chinchila para poder coloca-la no corredor (o sítio mais fresco da casa).

Queria fazê-lo a partir desta estante http://www.aki.pt/2009/index.php?id=13& ... os&id2=135, mas para isso tenho de cortar as prateleiras de forma a poder colocá-las desniveladas e com espaço na parte central para a Tobis poder saltar à vontade.
O problema é que se eu cortar o metal, as prateleiras vão ficar com uma aresta cortante.
Como muitas cabeças pensam melhor que uma, conseguem pensar numa solução ou alternativa para este problema?

Obrigada pela ajuda. =)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado set 25, 2010 8:00 pm

MartinhaNS Escreveu:Pretendo fazer uma gaiola para a minha chinchila para poder coloca-la no corredor (o sítio mais fresco da casa).

Queria fazê-lo a partir desta estante http://www.aki.pt/2009/index.php?id=13& ... os&id2=135, mas para isso tenho de cortar as prateleiras de forma a poder colocá-las desniveladas e com espaço na parte central para a Tobis poder saltar à vontade.
O problema é que se eu cortar o metal, as prateleiras vão ficar com uma aresta cortante.
Como muitas cabeças pensam melhor que uma, conseguem pensar numa solução ou alternativa para este problema?

Obrigada pela ajuda. =)
Um tubo de plástico(mangueira um pouco mais grossa que a de aquário) aberto ao meio na longitudinal e colado com silicone ao metal que deve primeiro ser limado para tentar arredondar um pouco a aresta.
MartinhaNS
Membro

sábado set 25, 2010 8:11 pm

Não haverá perigo se a chin roer o plástico? Sabes onde posso arranjar disso?
Bondage2010
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 8:15 pm

MartinhaNS Escreveu:Não haverá perigo se a chin roer o plástico? Sabes onde posso arranjar disso?
Não sei se as chins têm o habito de roer tudo...de chins não entendo, apenas achei uma hipótese possível...em qualquer grande superfície de bricolage, encontras mangueira de jardim ou tubo de aquário de vários diâmetros.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado set 25, 2010 8:34 pm

Hmmm... esta é difícil! Tenho de pensar bem no assunto.

As chinchilas são capazes de roer tudo o que lhes aparece à frente, sim. Até já ouvi falar de um chin que tanto roeu a grade que conseguiu cortar o metal (essa ainda me deixa meia :o ).

Quer mesmo usar as prateleiras de metal? Porque não usa a 1ª prateleira para o topo da gaiola, a de baixo para o fundo da gaiola e depois no meio coloca várias prateleiras de madeira (ou outro material)?
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado set 25, 2010 8:38 pm

É um quebra-cabeças...onde cortam aluminio ou metais, podem tentar cortar à medida. Nenhuma prateleira pode ter arestas porque são animais muito frágeis e...tolinhos! :wink:
Bondage2010
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 8:43 pm

GSfanatic Escreveu:Hmmm... esta é difícil! Tenho de pensar bem no assunto.

As chinchilas são capazes de roer tudo o que lhes aparece à frente, sim. Até já ouvi falar de um chin que tanto roeu a grade que conseguiu cortar o metal (essa ainda me deixa meia :o ).

Quer mesmo usar as prateleiras de metal? Porque não usa a 1ª prateleira para o topo da gaiola, a de baixo para o fundo da gaiola e depois no meio coloca várias prateleiras de madeira (ou outro material)?
O metal dobrado também deixa de ter arestas cortante ;)..mas eu já usei uma dessas estantes para uma gaiola de ratz a dica que quero dar é virar a prateleira de baixo ao contrario ficando assim a ser um tabuleiro...na gaiola que fiz virei todas menos o tecto porque foi tranformada em 3 gaiolas individuais. Acho que o conselho da GSfanatic em usar madeira é o mehor, mantenha so a prateleira superior como tecto e a inferior como tabuleiro...entretanto digo ja que o metal é de fraca qualidade e o xixis vão corroe-lo, e assim já tem um tabuleiro suplente guardado.
MartinhaNS
Membro

sábado set 25, 2010 9:18 pm

Bondage2010 Escreveu:

O metal dobrado também deixa de ter arestas cortante ;)..mas eu já usei uma dessas estantes para uma gaiola de ratz a dica que quero dar é virar a prateleira de baixo ao contrario ficando assim a ser um tabuleiro...na gaiola que fiz virei todas menos o tecto porque foi tranformada em 3 gaiolas individuais. Acho que o conselho da GSfanatic em usar madeira é o mehor, mantenha so a prateleira superior como tecto e a inferior como tabuleiro...entretanto digo ja que o metal é de fraca qualidade e o xixis vão corroe-lo, e assim já tem um tabuleiro suplente guardado.

Eu pensei nisso, de deixar as prateleiras do topo e do fundo e fazer as restantes em madeira, mas queria usar o menos de madeira possível por causa da absorção dos xixis e tal. Mas agora que penso nisso, a madeira é baratíssima, posso trocá-la sempre que achar necessário.
Ainda por cima na maxmat vendem placas enormes de pinho não tratado e cortam como quisermos.
Bem, acho que é isso que vou fazer. ;)

Obrigada. =)
MartinhaNS
Membro

sábado set 25, 2010 9:22 pm

Bondage2010 Escreveu:

Eu não queria usar a estante debaixo directamente como base, ia fazer uma coisa género gaveta que desse para tirar para limpar mais facilmente.
Mas a estante não é segura? Abana muito e assim?
Bondage2010
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 9:39 pm

MartinhaNS Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:

Eu não queria usar a estante debaixo directamente como base, ia fazer uma coisa género gaveta que desse para tirar para limpar mais facilmente.
Mas a estante não é segura? Abana muito e assim?
Abana muito enquanto estante...mas depois dependendo da rede que usares, a rede vai dar estabilidade á estrutura, eu usei rede de buracos quadrados de 2cm soldada.
Isto é quando a gaiola foi acabada de fazer, neste momento ja todos os tabuleiros(prateleiras/fundos) apodreceram e cederam
Imagem
Imagem
MartinhaNS
Membro

sábado set 25, 2010 9:43 pm

Bondage2010 Escreveu: Isto é quando a gaiola foi acabada de fazer, neste momento ja todos os tabuleiros(prateleiras/fundos) apodreceram e cederam

Lol. Nice. Qualidade absoluta.
RubenLPT
Membro Veterano
Registado: sexta ago 27, 2010 4:24 am

sábado set 25, 2010 11:11 pm

Boas Noites,

comprei um estante igual a essa, já tinha a rede e tudo mas desisti visto que tinha 30 de fundo e as prateleiras metálicas fazia muito barulho quando as chins passavam.

resisti mesmo e comprei um viveiro :?
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado set 25, 2010 11:30 pm

Pinho não tratado, é a melhor opção. 8) :wink:
RubenLPT
Membro Veterano
Registado: sexta ago 27, 2010 4:24 am

sábado set 25, 2010 11:33 pm

realmente... as prateleiras dessa estante é de chapa fina, vai fazer barulho quando elas andam lá me cima.
acabei por fazer uso dela para a arrecadação e desisti mesmo de fazer o que planeava.
MartinhaNS
Membro

domingo set 26, 2010 12:54 am

RubenLPT Escreveu:Boas Noites,

comprei um estante igual a essa, já tinha a rede e tudo mas desisti visto que tinha 30 de fundo e as prateleiras metálicas fazia muito barulho quando as chins passavam.

resisti mesmo e comprei um viveiro :?

Há problema em só ter 30cm de fundo?
Responder

Voltar para “Exóticos”