Olá xKami, desde já parabéns pelas escolhas, bons bichanos

. Incluindo as ratazanas pois já nao me parecem animais tão nojentos como dantes, já as acho bem fofinhas na verdade (graças ao fórum, diga-se de passagem).
Quanto a prós e contras só lhe posso falar de hamsters, pois são mais a minha "praia". Começa por ser um animal relativamente barato, de fácil aquisição, e a manutenção também não é nada de extraordinário no que toca a dinheiro, mas isso é também um pouco subjectivo. Depende de quanto estamos dispostos a pagar pelo seu conforto, boa alimentação, boas condições. É um animal que não precisa de ser vacinado. A gaiola há em vários modelos e tamanhos, pode ser aquário, de plástico ou daquelas gradeadas (tipo as de pássaro). A alimentação é a ração própria para ele, que há de variadicimas marcas, preços e claro umas são sempre melhores que as outras, mas isso já é depois o trabalho de casa.

A gaiola necessita essencialmente de comedouro, bebedouro e rodinha. E depois pode ter sempre uns extras: escadas, tuneis, W.C... isto pode tudo ser adicional, não é propriamente obrigatório.
Eles precisam de algo que os faça desgastar os dentes pois estão sempre em crescimento ao longo da vida: há umas pedras minerais, que na minha opinião eles nao ligam muito, há uns pauzinhos de madeira, umas barritas com cereais, com legumes, entre outros sabores... É mais um extra, mas este já um tanto ou quanto essencial para a saude deles. Depois há o substracto também para o fundo da gaiola que pode ser usado tambem no ninho dele, ao qual pode adicionar feno, ou papel de cozinha às tirinhas, ou higiénico (acho que também dá, eu como não costumo usar não sei bem).
Quanto a limpeza, eles também nao precisam que lhes dê banho. Fazem a sua higiene sozinhos, e muito bem! São bastante limpinhos e perdem muito tempo a limparem-se. A única limpeza que tem que fazer é à gaiola, semanalmente.
Os hamsters podem ficar doentinhos, convém ter em conta a despesa num veterinário (como qualquer um dos animais que pode vir a ter). Só pode manter um hamster numa gaiola, não convém ter mais que um no mesmo espaço.
Falei dos cuidados com um hamster sírio, não sei se com outra espécie há cuidados diferentes a ter. Espero não me ter esquecido de nada, se sim, estou aberta a sugestões.

<strong>"Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem é a única criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes são divertidas por si." James Froude</strong>