Formigas - o meu terrário (fotos)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

terça out 12, 2010 1:34 pm

Este é o meu terrário em acrílico com uma rainha Messor

Cubo em acrílico com 15,5 cm de aresta exterior. As formigas podem escavar nas 4 faces laterais e no fundo. O volume interior (acessível através de 2 orifícios) pode ser utilizado para fornecer alimentação. Expansível através de 2 orifícios laterais.

Terrário sem areia
Imagem

Terrário com areia
Imagem

Rainha Messor no terrário
Imagem
grishnackh
Membro
Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm

terça out 12, 2010 6:11 pm

Interessante. Se bem percebi, esse cubo é "oco", tendo areia apenas nas laterais, e utilizas o centro como zona de alimentação certo? E já agora, onde compraste as formigas? (se é que compraste)

Boa sorte :)
guzZ
Membro Veterano
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

terça out 12, 2010 6:44 pm

Uma cena interessante. Ainda não percebi como a areia está. Como as alimenta ?
guzZ
Membro Veterano

terça out 12, 2010 6:46 pm

Quando à areia já percebi :lol:
CH2O2
Membro Veterano

terça out 12, 2010 7:31 pm

grishnackh Escreveu:Interessante. Se bem percebi, esse cubo é "oco", tendo areia apenas nas laterais, e utilizas o centro como zona de alimentação certo? E já agora, onde compraste as formigas? (se é que compraste)

Boa sorte :)
Sim, o centro é oco, a areia apenas ocupa as "paredes" laterais e o fundo. Os túneis das formigas são visíveis através das paredes e fundo. As formigas têm acesso ao interior oco por 2 orifícios no fundo.

Quanto às formigas, são rainhas (reprodutoras) que eu próprio apanhei. Cada rainha inicia uma colónia nova. Todas as obreiras nascem dos ovos de uma rainha.
CH2O2
Membro Veterano

terça out 12, 2010 7:34 pm

guzZ Escreveu:Uma cena interessante. Ainda não percebi como a areia está. Como as alimenta ?
Esta espécie de formiga (Messor barbarus provalvelmente) alimenta-se principalmente de sementes. A rainha não se alimenta até aparecerem as primeiras obreiras. No terrário basta colocar as sementes e as obreiras fazem o resto. Já tive vários modelos de terrários para formigas. Em minha opinião, este é bonito e muito funcional.
Última edição por CH2O2 em quarta out 13, 2010 2:09 am, editado 1 vez no total.
grishnackh
Membro

terça out 12, 2010 7:52 pm

Percebi bem então :) Parece interessante esse formicarium, fizeste-o tu ou compraste? Eu andei a ver os formicariums num site frances e noutro alemão, mas os portes de envio são estupidamente exagerados.

Ando em fase de pesquisa para ver se daqui a alguns meses tenho condições para começar uma colónia de Lasius niger. Começar a colónia apenas com a rainha é um processo demoroso, penso eu. Agora quanto tempo vais esperar até nascerem as primeiras obreiras?
cacolo
Membro
Registado: segunda set 27, 2010 3:42 pm

terça out 12, 2010 8:08 pm

Boas,
gostaria de saber onde se pode apanhar rainhas?
CH2O2
Membro Veterano

terça out 12, 2010 9:06 pm

grishnackh Escreveu:Percebi bem então :) Parece interessante esse formicarium, fizeste-o tu ou compraste? Eu andei a ver os formicariums num site frances e noutro alemão, mas os portes de envio são estupidamente exagerados.

Ando em fase de pesquisa para ver se daqui a alguns meses tenho condições para começar uma colónia de Lasius niger. Começar a colónia apenas com a rainha é um processo demoroso, penso eu. Agora quanto tempo vais esperar até nascerem as primeiras obreiras?
Este modelo de terrário fui eu que construí. Na natureza esta espécie começa a pôr ovos no início da primavera. Os terrários que se mandam vir pela net ficam muito caros... eu também pensei encomendar mas desisti da ideia.
Se quiseres arranjo-te um terrário e rainha (com ou sem obreiras). Mas como não se pode fazer publicidade no fórum manda-me uma mensagem privada se estiveres interessado. :wink:
CH2O2
Membro Veterano

terça out 12, 2010 9:16 pm

cacolo Escreveu:Boas,
gostaria de saber onde se pode apanhar rainhas?
Há muitas formas de apanhar rainhas ou mesmo colónias inteiras. A forma mais fácil é esperar pelos vôos nupciais quando milhares de rainhas aladas voam para acasalar com os machos. Em Portugal as rainhas Messor voam com as primeiras chuvas em Setembro/Outubro (este ano já apanhei rainhas). Outras espécies fazem o vôo nupcial noutras alturas. Também se pode apanhar colónias inteiras procurando debaixo de pedras e troncos no campo. Esta técnica é mais difícil e não aconselho ao mirmecólogo inexperiente. Nunca se deve destruir uma colónia por ignorância do que andamos a fazer.

Se estiveres interessado posso arranjar-te rainhas fertilizadas de Messor em tubo de ensaio com reservatório de água. Manda-me mensagem privada se quiseres.
grishnackh
Membro

terça out 12, 2010 9:54 pm

Tens PM :wink:
guzZ
Membro Veterano

terça out 12, 2010 10:12 pm

Tens MP
cdoroedor
Membro Veterano
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

terça out 12, 2010 10:59 pm

muito interessante. já me sinto tentado a algum tempo.
mas sempre tive medo de fazer asneira como referes em cima e destruir colónias por uma estupidez minha.assim e mais fácil.
tens pm. :wink:
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quarta out 13, 2010 12:52 am

Com esta vaga recente de rainhas lá no meu monte a vontade de começar um formicarium é mesmo muita. Só não comecei já pelos preços dos terrários...
CH2O2
Membro Veterano

quarta out 13, 2010 2:11 am

Zahn Escreveu:Com esta vaga recente de rainhas lá no meu monte a vontade de começar um formicarium é mesmo muita. Só não comecei já pelos preços dos terrários...
És alentejano? De onde?
Responder

Voltar para “Exóticos”