Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
-
Danter
- Registado: segunda ago 30, 2010 8:01 pm
sábado out 16, 2010 2:49 pm
Hoje tive uma grande surpresa

.... a minha chinchila teve 2 crias...
Aconselharam-me a separar o macho... mas o que posso fazer mais? Necessito de mais dicas...
Agradeço por qualquer ajuda
Cumprimentos
-
Bondage2010
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
sábado out 16, 2010 3:02 pm
Não leve isto a mal...mas quando temos um animal devemos tentar pesquisar o mais possivel sobre ele e se temos um casal de uma especie juntos, devemos ler um pouco sobre eles, os cuidados e reprodução, gestação e crias...não deve ser depois que se vem perguntar...nesta altura ja se deveria saber pelo menos parte da teoria e agora apenas tirar duvidas devido a ser a primeira experiência...
-
Danter
sábado out 16, 2010 3:16 pm
Eu ja´fiz essa pesquisa a algum tempo... Sei que deve-mos ter um abrigo para as crias, dado que a mãe durante a noite ao saltar possa magoa-las, que só devo colocar a banheira alguns dias depois do parto, comprar um suplemento vitamínico para a fêmea, verificar se todas as crias estão ao pé da mãe e quentes.
Mas gostava que me dessem opiniões pessoais, pra ñ só basear me nas pesquisas que fiz...
PS: não levei a mal, não sou o tipo de pessoa que compra um animal de estimação só pra dizer que tem...
-
Bondage2010
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
sábado out 16, 2010 3:35 pm
Danter Escreveu:Eu ja´fiz essa pesquisa a algum tempo... Sei que deve-mos ter um abrigo para as crias, dado que a mãe durante a noite ao saltar possa magoa-las, que só devo colocar a banheira alguns dias depois do parto, comprar um suplemento vitamínico para a fêmea, verificar se todas as crias estão ao pé da mãe e quentes.
Mas gostava que me dessem opiniões pessoais, pra ñ só basear me nas pesquisas que fiz...
PS: não levei a mal, não sou o tipo de pessoa que compra um animal de estimação só pra dizer que tem...

pelo que tinhas escrito antes, deu a entender isso...my bad...boa sorte
-
chiquinho234
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2010 4:32 pm
1cão
gatos
chinchilas
hamsters
sábado out 16, 2010 3:44 pm
Olá claro que tem que separar a mãe e as crias do macho pois o macho pode matar as crias.A gaiola de martenidade tem que ter grades pequenas pois as crias podem escapar.As crias mamam 60 dias.Só se deve separar as crias da mãe quando elas acabarem o desmame e começarem a comer sozinhas.E fotos das crias delas cá para mim quero ver.Vai dando novidades das crias das tuas chinchilas.
-
golyas
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina
sábado out 16, 2010 4:18 pm
o macho não costuma matar as crias.
se ainda não separaste o macho agora já não vale a pena separar. Separa-se o macho 10 dias ANTES da femea parir para evitar gravidezes seguidas pois a femea após o parto entra em cio e se o macho lá estiver faz logo o serviço. Eu costumo juntar o macho 10 dias depois do parto assim ele ajuda a femea a ocupar-se das crias e como ela ja nao está no cio não há risco de engravidar logo de novo. O banho de areia é melhor só juntar após as crias terem aproximadamente um mês.
espero ter ajudado
e parabens com os pequenos hoje também me nasceram 3

-
golyas
- Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina
sábado out 16, 2010 4:22 pm
outra coisa, é importante monitorizar o peso das crias para saber se a mãe tem leite suficiente e estas estão a aumentar de peso. eu tenho listas de peso e durante o primeiro mes peso todos os dias. Normalmente após o parto e nos dois dias a seguir o peso não aumenta mas a partir do terceiro dia convém aumentar nem que seja 1gr por dia (normalmente são 3gr/dia)
caso tal não suceda terá de comprar um complemento para chinchilas bébés que se compra nas vets exoticas (eu vou a vetoeiras) é um pó que se junta em agua quente e se administra com uma seringa. a mãe tem de ter sempre a disposição alfafa feno comida pedra de calcio e vitamina na água (eu pessoalmente dou as mitaminas com a seringa pois elas gostam e vem beber)
boa sorte
-
chinchilavis
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
sábado out 16, 2010 4:27 pm
golyas Escreveu:o macho não costuma matar as crias.
se ainda não separaste o macho agora já não vale a pena separar. Separa-se o macho 10 dias ANTES da femea parir para evitar gravidezes seguidas pois a femea após o parto entra em cio e se o macho lá estiver faz logo o serviço. Eu costumo juntar o macho 10 dias depois do parto assim ele ajuda a femea a ocupar-se das crias e como ela ja nao está no cio não há risco de engravidar logo de novo. O banho de areia é melhor só juntar após as crias terem aproximadamente um mês.
espero ter ajudado
e parabens com os pequenos hoje também me nasceram 3

3 belíssimos chins!

-
golyas
- Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina
-
CobraPt
- Membro
- Registado: segunda ago 30, 2010 6:41 pm
sábado out 16, 2010 10:19 pm
[/quote]... hoje também me nasceram 3

[/quote]
Tendo em conta os teus exemplares, tou curioso de ver...

-
chinchilavis
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
sábado out 16, 2010 11:02 pm
CobraPt Escreveu:
... hoje também me nasceram 3

[/quote]
Tendo em conta os teus exemplares, tou curioso de ver...

[/quote]
Eu ja vi e são absolutamente lindos!

-
golyas
- Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina
sábado out 16, 2010 11:41 pm
obrigada =D estou babadíssima

-
CobraPt
- Membro
- Registado: segunda ago 30, 2010 6:41 pm
sábado out 16, 2010 11:51 pm
Eu ja vi e são absolutamente lindos!

[/quote]
X2
-
golyas
- Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina
domingo out 17, 2010 4:04 pm
daqui a umas semaninhas vou tirar mais umas fotitas e vão estar no petsite crias da casa =) depois podem ve-los muito menos despenteados!
-
Danter
terça out 19, 2010 8:32 pm
Obrigado pelos conselhos...
golyas parabéns pelos seus novos pekenitos... os meus parecem duas ovelhas... como podem ver pelas fotos no petsite sairam igual a mãe... eu pensava que iam ser igual ao pai, mas fui enganado...
Cumprimentos