Através de uma pesquisa na net encontrei estes textos:
Nos Estados Unidos, desde que a infecção endêmica [pela peste bubônica] foi detectada pela primeira vez em uma população de roedores [conhecidos como cães de pradaria, porque emitem sons que lembram os latidos de um cão] de San Francisco, a fronteira da infecção foi se expandindo ano após ano. (...) A propagação geográfica da peste entre os animais da América do Norte aconteceu porque os hábitos dos roedores escavadores envolvidos criam as condições para a passagem da infecção de uma cidade subterrânea para outra.
Quando os filhotes alcançam uma certa maturidade, são "despejados" da toca e eles se afastam em busca de uma nova moradia. Alguns abandonam completamente a comunidade e vagueiam pelos campos, chegando a caminhar muitos quilômetros à procura de uma nova comunidade de roedores. Esse hábito, portanto, carrega também a propagação das infecções de uma comunidade de roedores a outra. (...)
A propagação da peste entre os roedores da América do Norte também foi acelerada pela intervenção do homem. Os proprietários das grandes fazendas, na tentativa de dizimar as comunidades locais de "cães da pradaria" (Cynomys gunnisoni), para permitir ao gado ter mais forragem à disposição, transportaram caminhões cheios de roedores contaminados por centenas de quilômetros de distância.
Os roedores chamados "cães de pradaria" são nativos do oeste dos Estados Unidos, onde vivem em grandes grupos subterrâneos, em tocas que possuem muitas câmaras interligadas por túneis. Eles se alimentam principalmente de vegetação rasteira (pasto) mas também pode comer gafanhotos e outros insetos. No inverno, hibernam e, no início da primavera, se reproduzem. Cada fêmea dá origem a três ou quatro filhotes.
São as pulgas que vivem em associação com esses roedores, sugando-lhes o sangue, que passam a bactéria da peste bubônica dos adultos contaminados para os filhotes. Quando esses roedores têm morte em massa, causada pela doença, as pulgas podem passar para a espécie humana, causando o aparecimento de casos humanos de peste bubônica.
Link: http://www.scipione.com.br/sceduca/asse ... 5cap13.htm
Alguém sabe dizer mais alguma coisa sobre isto?
Tinoco
Cães da Pradaria
-
- Membro
- Mensagens: 51
- Registado: sexta out 03, 2003 2:55 pm
- Localização: rã africana, cão d pradaria
pois parece perigoso!!!!mas nao sei ate k ponto essa informaçao e viavel, akilo e um site com testes!!!!e pela pesquiza k fiz nao encontrei mais nada sobre isso!!!!HHHHHUUUUUUUUmmmmmmmm!!!!!!!!
nao sei...
talves alguem saiba mais alguma coisa....se souberem......avisem!!!!
nao sei...
talves alguem saiba mais alguma coisa....se souberem......avisem!!!!

-
- Membro Veterano
- Mensagens: 8292
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Isto não está a abrir ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>