Petauro ou esquilo voador?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
ReMoVeR
Membro Júnior
Registado: domingo nov 23, 2008 5:13 pm

sábado dez 11, 2010 11:23 pm

Boas,

Estou pseudo-interessado num petauro ou um esquilo voador... acho-os bastante engraçados! ::D: Ainda nao fiz muita pesquisa mas gostaria de deixar a pergunta: Qual dos dois animais daria um melhor animal de estimação?

1: Qual é que mais se afeiçoa ao dono/mais facil de "educar"?
2: Qual faz menos barulho/menos suja, no fundo qual dá menos trabalho a cuidar?
3: O petauro tem que viver com pelo menos mais um petauro certo? O esquilo nao?
4: Preço ?

Se alguem tivesse experiençia seria bom darem o vosso contributo :;):

obrigado,
Tiago
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

domingo dez 12, 2010 11:10 am

Não faço ideia os cuidados que devem ser tidos com um esquilo voador, mas digo desde já que o petauro lhe dará trabalho, trabalho esse que penso não estar disposto a fazer(pelo que disse no comentário)
O petauro dá trabalho no sentido de o socializar consigo, tornando-o "domesticavel" e afectuoso...etc!
Quanto ao cheiro, a minha petaurinha tinha um grande fedor....Penso eu ser da alimentação e das necessidades dela não própriamente do animal.
Paguei na altura 90 € por ela, mais uns 60€ pela gaiola, mais alimentação, brinquedos toquinhas, etc... gastei uma fortuna :lol: 8)
Nós só a tinhamos a ela, pois preferimos de inicio só ter um de forma a conseguirmos dar-lhe toda a atenção necessária.
Espero ter ajudado ligeiramente com a minha experiência em petauros. A nossa tinha uma melhor relação com o homem da casa do que própriamente comigo, que só a via de X em X tempo e não tinha um contacto permanente com ela. :(
Tenho algures no computador várias receitas de papinhas que devem ser feitas para o petauro, pode ir alterando conforme o mes, por exemplo...
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

domingo dez 12, 2010 3:04 pm

Tambem ja tinha ponderado comprar um petauro, mas mudei radicalmente de ideias qndo vi os precos elevados de tudo o q tenha haver com petauro. Depende sobre tudo da sua condicao financeira e tambem do seu tempo.

Porque um petauro do acucar precisa de muito cuidados, preciso de muita atencao. E sem duvida um animal exigente e que precisa de ser educada praticamente cmo um cao...

As gaiolas sao tambem muito caras, pq o petauro necessita de uma gaiola com mt espaco para puder exercitar os musculos.

Quanro ao esquilo voador nao sei se e uma boa opccao tambem pq sao animais que necessitam de liberdade.. e muitos cuidados para nao apanharem doencas fisicas e psicologicas... nao acncelho o esquilo

Aconselharia mais o petauro, pq apegasse mais ao dono. Mas em termos de custos deve ser os mesmos. Mas se por acaso n tem mt tempo mais gastar cm o animal, pelo menos um hora de manha e outra ao fim da tarde, nao vale a pena cmprar nenhum deles. E a melhor opccao.

Mas posso acnselhar um porquinho da india ou um coelho anao!! Sao fantasticos, nao dao mt trabalho, so precisam de meia hora fora da gaiola por dia e pegam-me bastante aos donos. Sao mt carinhosos. Ja tive porquinhos, mas neste momento tenho 2 coelhos anoes, sao mais faceis de manter.
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

domingo dez 12, 2010 4:11 pm

eu também andei aponderar comprar um petauro mas depois de ver que tinha de ser eu propria a fazer lhes de comer, fora o cheiro e a lixeira que fazem decidi nao me aventurar para já num animal tao complicadinho. as chinchilas sao mais simples de manter :wink:
<strong>Chinchilas da Linha</strong>- cria&ccedil;&atilde;o particular de chinchilas, visite o meu site: https://sites.google.com/site/chinchiladalinha/

adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
Osama
Membro Júnior
Registado: quinta set 30, 2010 12:45 am

domingo dez 12, 2010 6:16 pm

Quanto ao esquilo não sei mas o petauro é um animal que exige que lhe dedique algum tempo todos os dias, quanto a preços tb não estou mt por dentro do assunto mas como um jovem é mais fácil de domesticar que um adulto é também mais caro.
Pelo que sei só uma loja em pt comercializa alimento próprio para petauro, mas mesmo assim tem que ser sempre suplementado com fruta, e insectos vivos.
Se tiver as condições necessárias para os manter vá para aquele que gosta mais :wink:
<strong>
</strong>
ReMoVeR
Membro Júnior

segunda dez 13, 2010 12:56 am

muito obrigado a todos.
Sim tenho pesquisado e tal e... de facto :| Eu tou habituado a ter um animal fantastico :D Tarantulas.. nao dao trabalho nenhum... eh tudo barato, o animal, da pa ter em tamparueres.... n perciso de limpar praticamente naof azerm barulho ..nao gostam de brincar..(vou lhes pegando apenas de X em quando tipo meia duzia de vezes por ano) enfim... Quanto mais vejo mais me assusto por estar habituado a mt pouco trabalho. Tambem vi os esquilos coreanos, tb sao lindos, mas n sei mesmo o que fazer pq gostava mesmo de um animal destes: Degu,esquilo coreano ou voador, petauro e nao consigo gostar de mts mais roedores... n sei se gosto ou nao de chinchilas :( enfim estou mt confuso!
golyas
Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina

segunda dez 13, 2010 1:27 pm

o melhor que tem a fazer é ir acasa de alguem que tenha um destes bichos e ver como sao=)
já deu uma viste de olhos pelos meus petsites?
as chinchilas podem tornar se muito proximas das pessoas mas nem todas sao assim e eu demorei muitos meses para que as minhas gostassem das festinhas e me viessem saltar para o ombro e se deixassem pegar.
Acho no entanto, que sao mais sociaveis com pessoas do que propriamente os esquilos que sao animais mais nervosos
boa sorte
<strong>Chinchilas da Linha</strong>- cria&ccedil;&atilde;o particular de chinchilas, visite o meu site: https://sites.google.com/site/chinchiladalinha/

adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
ReMoVeR
Membro Júnior

segunda dez 13, 2010 5:46 pm

golyas Escreveu:o melhor que tem a fazer é ir acasa de alguem que tenha um destes bichos e ver como sao=)
já deu uma viste de olhos pelos meus petsites?
as chinchilas podem tornar se muito proximas das pessoas mas nem todas sao assim e eu demorei muitos meses para que as minhas gostassem das festinhas e me viessem saltar para o ombro e se deixassem pegar.
Acho no entanto, que sao mais sociaveis com pessoas do que propriamente os esquilos que sao animais mais nervosos
boa sorte
Pois... chego á conclusao que um esquilo/petauro nao é pra ja um animal apropriado até porque sou estudante e passo o fim de semana fora! Ou seja, ficaria sozinho de sexta á tarde até domingo á tarde! :|
golyas, as chinchilas nao sao muito activas pois nao ? tive a ler na wikipedia isto: "Assim, por exemplo, para a ensinar a ir para dentro da gaiola depois de andar a correr à solta, dê-lhe uma passa quando a coloca lá dentro ao mesmo tempo que diz "casa", por exemplo. Assim, ela passará a associar o comportamento (desejado) a uma guloseima e com o tempo habituar-se-à a fazê-lo, sempre que for repetir o comando." ? isto é verdade ?

obrigado
golyas
Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina

segunda dez 13, 2010 9:36 pm

eu pessoalmente basta abrir a porta da casa de banho onde elas andam a solta todos os dias e elas vem logo para ir para a gaiola mas necessita de tempo e dedicaçao

golyas
Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina

segunda dez 13, 2010 9:37 pm

nao acho q elas obedeçam a comandos mas sao animais de habitos
se por exemplo lhe retirar a comida antes de a soltar e depois na hora de voltar para a gaiola lhe puser a comida ela vai associar o ri para a gaiola com a refeiçao (que é o que faço com as minhas) e assim fica toda contente de comer depois de ter andado a brincar :)

ZooManiac
Membro
Registado: segunda out 04, 2010 1:43 pm

segunda dez 13, 2010 11:05 pm

Parecem-me tão bem os dois, que não sei indicar o melhor ! :D
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda dez 13, 2010 11:43 pm

Com esses requesitos... eu recomendaria um hamster (mas também sou suspeita) 8)
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda dez 13, 2010 11:50 pm

Só para acrescentar o porque de ser uma boa escolha para o seu caso:

- Asseado
- Solitário
- Notívago (não nota assim tanto a sua ausência)
- Engraçado e interessante de observar
- Meigo e de fácil manuseamento (se estiver sociabilizado)
- Dá pouco trabalho em comparação com outros animais.
- Pode ser facilmente transportado (uma vez que viaja frequentemente há a possibilidade de o levar consigo)
- Manutenção acessível economicamente (a não ser que necessite de cuidados veterinários).
Responder

Voltar para “Exóticos”