Porquinho vietnamita

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
mtaccc
Membro Júnior
Registado: terça jan 09, 2007 11:44 pm

segunda dez 27, 2010 10:12 am

Olá.
Eu tenho uma porca do Vietname desde os seus
15 dias de vida e neste momento está com 13 meses.
Dorme no nosso sofá e desde os 17 dias que não faz nada em casa, é um bicho incrível.
Embora esteja em casa também é necessario andarem por fora porque estes animais no seu habitat natural o seu objectivo é procurar comida o dia inteiro.
Como animal hierarquico e bastante territorial é necessario bem de pequeno uma educaçao rigida e nunca ceder aos seus caprichos, pois estes animais tentam variadas vezes serem eles o chefe desafiando por isso várias vezes as pessoas que convivem com ele, chegando por vezes a serem agressivos. E é nestas alturas que o dono nunca pode mostrar qualquer medo e eles saberem que o chefe somos nós.
Neste momento está com 13 mese e pesa 24 kg e em relação à comida para mim é o mais complicado porque não tenho acesso a comida especifica para eles. Embora omnivoro não quer dizer que tudo seja saudável para eles. A minha sorte é ter variadas pessoas americanas que me vão aconselhando a como alimentar esta minha porquita. Nunca lhe dei carne, peixe, pão, milho ou batata( a casca sim ). A base da sua alimentação é a aveia, cevada, girasol, linhaça. Também lhe faço arroz cozido e junto- lhe variadas verduras, tomate, broculos, feijão verde, abobora, nabo e tudo o que tenha pelo frigorífico. Ah, desde pequena dou-lhe todas as noites 1 iogurte natural sem açucar já que este previne uma data de doenças inclusivé cancer. E é que se
está tão habituada a isto que à noite não me larga e vem à minha beira e quase que fala- hey Teresa não vou dormir sem o meu iogurte e já está!
Já tive vários animais mas este sem dúvida é espantoso, tem algo que ao fim destes meses com ela ainda não descobri, o que é certo é que nos hipnotiza sem duvida. Nunca me passou pela cabeça ter um porco e muito menos em casa e agora temos um que dorme um montão de vezes comigo ou com os meus filhos. Não cheiram mal e são um anti-stress incrível, ah e não ressonam.

Para desparasitar o melhor é o Dectomax injectavél que da para os parasitas internos e externos mas dado por via oral já que o porco do Vietname se deve evitar injecta-los.
Também como animal muito mais sensivel que os porcos normais tem alguns cuidados veterinarios muito diferentes dos normais e por isso os vet. de caes e gatos ou exoticos são os mais indicados, na minha opinião.
Embora a minha porca conviva com um monte de caes meus e tem uma relação razoavél com eles, é preciso estar atento e para crianças muito pequenas não aconselho de maneira alguma.
E estaria para aqui a falar dos porcos que nunca mais acabaria.
Antes de ter um é bom ver todos os pós e os contra porque afinal um bicho destes pode ser para uns 20 anos e ao contrario do que muita gente pensa são animais muito agarrados aos seus donos, pelo menos a minha é assim, será sempre como uma criança de 3anos.
Quanto mais conheço os humanos mais me encantam os animais!
mtaccc
Membro Júnior

segunda dez 27, 2010 10:17 am

Olá.
Eu tenho uma porca do Vietname desde os seus
15 dias de vida e neste momento está com 13 meses.
Dorme no nosso sofá e desde os 17 dias que não faz nada em casa, é um bicho incrível.
Embora esteja em casa também é necessario andarem por fora porque estes animais no seu habitat natural o seu objectivo é procurar comida o dia inteiro.
Como animal hierarquico e bastante territorial é necessario bem de pequeno uma educaçao rigida e nunca ceder aos seus caprichos, pois estes animais tentam variadas vezes serem eles o chefe desafiando por isso várias vezes as pessoas que convivem com ele, chegando por vezes a serem agressivos. E é nestas alturas que o dono nunca pode mostrar qualquer medo e eles saberem que o chefe somos nós.
Neste momento está com 13 mese e pesa 24 kg e em relação à comida para mim é o mais complicado porque não tenho acesso a comida especifica para eles. Embora omnivoro não quer dizer que tudo seja saudável para eles. A minha sorte é ter variadas pessoas americanas que me vão aconselhando a como alimentar esta minha porquita. Nunca lhe dei carne, peixe, pão, milho ou batata( a casca sim ). A base da sua alimentação é a aveia, cevada, girasol, linhaça. Também lhe faço arroz cozido e junto- lhe variadas verduras, tomate, broculos, feijão verde, abobora, nabo e tudo o que tenha pelo frigorífico. Ah, desde pequena dou-lhe todas as noites 1 iogurte natural sem açucar já que este previne uma data de doenças inclusivé cancer. E é que se
está tão habituada a isto que à noite não me larga e vem à minha beira e quase que fala- hey Teresa não vou dormir sem o meu iogurte e já está!
Já tive vários animais mas este sem dúvida é espantoso, tem algo que ao fim destes meses com ela ainda não descobri, o que é certo é que nos hipnotiza sem duvida. Nunca me passou pela cabeça ter um porco e muito menos em casa e agora temos um que dorme um montão de vezes comigo ou com os meus filhos. Não cheiram mal e são um anti-stress incrível, ah e não ressonam.

Para desparasitar o melhor é o Dectomax injectavél que da para os parasitas internos e externos mas dado por via oral já que o porco do Vietname se deve evitar injecta-los.
Também como animal muito mais sensivel que os porcos normais tem alguns cuidados veterinarios muito diferentes dos normais e por isso os vet. de caes e gatos ou exoticos são os mais indicados, na minha opinião.
Embora a minha porca conviva com um monte de caes meus e tem uma relação razoavél com eles, é preciso estar atento e para crianças muito pequenas não aconselho de maneira alguma.
E estaria para aqui a falar dos porcos que nunca mais acabaria.
Antes de ter um é bom ver todos os pós e os contra porque afinal um bicho destes pode ser para uns 20 anos e ao contrario do que muita gente pensa são animais muito agarrados aos seus donos, pelo menos a minha é assim, será sempre como uma criança de 3anos.
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

segunda dez 27, 2010 12:21 pm

a base da dieta é girassol e linhaça? :o vamos la ver como vai o figado daqui a uns tempinhos
e a casca da batata...
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
mtaccc
Membro Júnior

segunda dez 27, 2010 1:07 pm

Compro por semana 2 kg de aveia e 250gr de cevada( semente inteira ) e dou-lhe 150 gr desta mistura. Semente de girasol só um pouco e a semente de linhaça uma colher de café no iogurte que lhe dou à noitinha. Além disso faz variadas refeições por dia e pouca quantidade de cada vez. Tambem lhe dou soja dia sim dia não porque a proteina contida nos cereais, principalmente na aveia, para mim já é suficiente.Fruta, maçã e da família do melão, mas pouca já que a fruta é muito rica em hidratos de carbono de absorção rapida e isso não interessa aos porcos já que não são animais de muitas correrias e se não gastam essa energia, transforma-se em gordura.
Já viu os benefícios da aveia y linhaça?
Sabia que entre o miolo da batata e a casca é onde se encontra mais beneficios para não falar da casca pela fibra?
E que a semente de girasol ao contrario do que muita gente pensa é um óptimo alimento.

Mas cada um conhece os seus animais e somente o seu dono sabe o melhor para ele porque mais ninguém deseja o seu bem estar que seu próprio dono.

Mais uma coisa, não existem porcos adultos com 15 kg. É tudo uma treta. No mínimo entre 25 a 30 e com muita sorte e cuidado claro. E se falarmos em Vietnamitas puros são bem grandes. Estes chamados de miniaturas já são cruzamentos sucessivos com outras raças para diminuir o seu porte. Porquinhos do tamanho de chávenas, ahah, gostava de ver um desses com 5 anos.
E depois crescem e claro, abandonam os pobres bichos que não tem culpa de nada como se eles não tivessem sentimentos.
Claro que cá ainda não chegou a moda do Porco Vietnamita, mas quando chegar vai ser um caos como já o é em muitos paises e um deles bem ao nosso lado, Espanha. Todos os dias aparecem em adopção pelos donos irresponsáveis que não souberam tratar deles.
Mas não se esqueça do problema do fígado, se me puder explicar, agradeço.
Obrigada!

Também come variadas ervas por fora mas ultimamente com o frio e chuva que está prefere estar no sofá a ver a TV, ahah

Essa do fígado, gostaria que me explicasse já que toda a informação que eu possa ter sobre estes animais é-me preciosa já que cá em Portugal toda a informaçao é um pouco excassa.
Responder

Voltar para “Exóticos”