Hamster sírio
Boas.
Ando a pensar em adquirir um hamster sírio, pois acho-os animais interessantes, sociáveis, e simplesmente lindos. Como já tenho um hamster siberiano, já tenho algumas noções de cuidados básicos. No entanto, as minhas dúvidas são:
Os cuidados a ter com um Sírio (alimentação, higiene) são semelhantes aos que temos com um Siberiano??
E quanto à gaiola, quais as dimensões mínimas (já sei que quanto mais melhor, mas é que já tenho uma outra gaiola com alguns tubos e não sei se serve, pois a área digamos útil, não é muito grande...)
Obrigado, Fbarbudo
Ando a pensar em adquirir um hamster sírio, pois acho-os animais interessantes, sociáveis, e simplesmente lindos. Como já tenho um hamster siberiano, já tenho algumas noções de cuidados básicos. No entanto, as minhas dúvidas são:
Os cuidados a ter com um Sírio (alimentação, higiene) são semelhantes aos que temos com um Siberiano??
E quanto à gaiola, quais as dimensões mínimas (já sei que quanto mais melhor, mas é que já tenho uma outra gaiola com alguns tubos e não sei se serve, pois a área digamos útil, não é muito grande...)
Obrigado, Fbarbudo
Ah um completo off-topic: esta gaiola é apropriada para chinchilas ou furões?
http://www.pet4you.net/roedores/alojame ... y-100.html
Para chinchilas é pequena em altura.Fbarbudo Escreveu:Ah um completo off-topic: esta gaiola é apropriada para chinchilas ou furões?
Boas, na minha opinião a gaiola de um sírio deve ter no minimo 30 por 50 cm, mas é como eu disse, o mínimo! E para quem tem só um não é dificil acondicioná-lo em instalações mais generosas que isto. De qualquer forma não faço ideia do tamanho da sua, nem sei o que para si é pequenoFbarbudo Escreveu:Boas.
Obrigado, Fbarbudo

Em questão aos cuidados é praticamente o mesmo. As diferenças mais notaveis estão no facto do sírio ser um animal solitário e portanto é obrigatório que haja apenas um por território (gaiola), ao contrário do winter-white que conseguem viver em pares geralmente com harmonia se habituados desde cedo. E claro, o tamanho do espaço, que naturalmente o de um sírio terá de ser maior, na minha opinião.
De resto, quanto à limpeza, alimentação, exercício, substrato, ninho... os cuidados a ter são básicamente os mesmos. O "básicamente" apele ao bom senso, obvio que as quantidades de alimentação por exemplo não são as mesmas.

Acrescento apenas, que os sírios podem e devem ser manuseados pelo dono com maior regularidade, para que haja uma sociabilização, e ele não morda quando for realmente necessário agarrar nele. Enfim, o conselho que lhe dou é: conheça o seu sírio, mexa nele, e usufrua da sua companhia! É bem mais acessível que um anão russo neste sentido.
Boa sorte!

A gaiola que eu tenho sem usar é um pouco mais pequena que a que eu uso para o siberiano. Ele já viveu lá e gostava dos tubos. Se calhar mudo o siberiano pa mais pequena e ponho o sírio na maior. ´Só que a maior não tem tubos...
Já agora, os sírios fazem muito barulho e cheiro desagradável?
E para furões, é boa?Walder Escreveu:Para chinchilas é pequena em altura.Fbarbudo Escreveu:Ah um completo off-topic: esta gaiola é apropriada para chinchilas ou furões?
Normalmente os meus gostam de tubos, nem que seja para guardar alimento, mas se não tiver, também não é por aí, desde que a gaiola tenha tamanho suficienteFbarbudo Escreveu:A gaiola que eu tenho sem usar é um pouco mais pequena que a que eu uso para o siberiano. Ele já viveu lá e gostava dos tubos. Se calhar mudo o siberiano pa mais pequena e ponho o sírio na maior. ´Só que a maior não tem tubos...

Em questão ao barulho, depende muito de hamster para hamster, os mais agitados naturalmente fazem mais barulho, mas de qualquer forma apenas o fazem durante a noite, quer seja na roda (a não ser que esta seja silênciosa), a escavar, ou a roer.
Quanto aos cheiros, não é problema, desde que se mantenha a gaiola limpa. Tal como nós humanos, se vivessemos numa casa de banho e a mesma não possuisse saneamento e não fosse limpa também cheirava mal, a diferença é que uma gaiola ainda aguenta uma semana, e por vezes mais tempo se ele for asseado. Também existem wc's próprios para eles, e areia própria para roedores (nunca usar areia de gato), que consegue manter a gaiola limpa por mais tempo se ele se habituar a fazer lá os xixis. Alguns dos meus têm wc e usam-na naturalmente sem que os tenha ensinado. Depois basta trocar a areia dia sim dia não.
OK obrigado pela ajuda
Eu depois posto fotos da gaiola para me darem a opinião acerca dela.
O coitado do siberiano é que vai ficar com a casa um bocado mais pequena, mas em compensação vai ter tubos.
Já agora coloco uma dúvida: Quais as alternativas para pôr no ninho, sem ser o feno? Acho que o meu siberiano não gosta muito do feno...

Eu depois posto fotos da gaiola para me darem a opinião acerca dela.
O coitado do siberiano é que vai ficar com a casa um bocado mais pequena, mas em compensação vai ter tubos.
Já agora coloco uma dúvida: Quais as alternativas para pôr no ninho, sem ser o feno? Acho que o meu siberiano não gosta muito do feno...
A gaiola que tenho é igual a esta:
http://www.pet4you.net/roedores/alojame ... house.html
O que acham:?:
Para um anão russo eu diria que está boa, para um sírio a meu ver é limitada. Além disso ele vai destruir rapidamente as laterais em plastico (as tampinhas redondas).Fbarbudo Escreveu:A gaiola que tenho é igual a esta:
Em relação ao ninho, o melhor sem ser feno é papel absorvente (de cozinha ou higiénico), cortado as tiras, mas sem cor e sem odor.
E recalcando o básico do básico (nunca é demais lembrar): algodão nunca!
Ui... Nunca mais saíamos de cáFbarbudo Escreveu:Podes postar fotos da tua, por favor?

Relativamente a tudo o que foi dito, concordo com a dona Dani (tinha que ser né?), e reafirmo que a gaiola do link se tornará bastante limitada para um sírio adulto. Servirá no entanto perfeitamente para um juvenil, mas só enquanto for pequeno.
Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 16, 2008 8:31 pm
- Localização: Tenho todo o tipo de bicharada que apanho na rua...lol
Fbarbudo, eu pessoalmente, goto bastante das gaiolas maiores da IMAC para hamsters.
Tenho um Sírio muito bem instalado numa gaiola da IMAC de três andares, que são feitos de plástico bem resistente, não de grade, todos ligados por tubos, que já vêm com a gaiola, rodinha, que também já vinha e por fim uma casota, com uma vista para lá do horiznte no último andar
.
Pode também optar por uma da IMAC mas apenas 2 andares, que tem bastante espaço, mas não tanto como os três andares.
Com três andares pode por exemplo colocar o comedouro e bebedouro no "rés do chão", no 2º andar e 3º pode colocar a rodinha ou a casota.
Uma laternativa à IMAC, também é uma boa marca é por exemplo a HAMSTER CITTERTRAIL que tem gaiolas bem jeitosas...
Espero ter ajudado...
Tenho um Sírio muito bem instalado numa gaiola da IMAC de três andares, que são feitos de plástico bem resistente, não de grade, todos ligados por tubos, que já vêm com a gaiola, rodinha, que também já vinha e por fim uma casota, com uma vista para lá do horiznte no último andar

Pode também optar por uma da IMAC mas apenas 2 andares, que tem bastante espaço, mas não tanto como os três andares.
Com três andares pode por exemplo colocar o comedouro e bebedouro no "rés do chão", no 2º andar e 3º pode colocar a rodinha ou a casota.
Uma laternativa à IMAC, também é uma boa marca é por exemplo a HAMSTER CITTERTRAIL que tem gaiolas bem jeitosas...
Espero ter ajudado...
<p>Ai é??? Ah ok, és assim nao é??Prontos, hades de cá vir hades!!!</p>