bola para chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
karenM
Membro
Registado: domingo ago 29, 2010 9:26 pm

quarta jan 19, 2011 12:36 am

Boa noite,
gostava de saber a vossa opinião em relação as bolas feitas para os chinchilas passearem pela casa.. obrigado ;) (e desculpem mas nao sei pesquisar outros tópicos :x)
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quarta jan 19, 2011 12:43 am

nao use bola para a chinchila, elas facilmente ficam com um choque de calor. ponha a na casa de banho ou num sitio seguro para ser solta. será muito mais agradavel para a chin e para si, visto que a chinchila poderá interagir consigo
boa sorte
<strong>Chinchilas da Linha</strong>- cria&ccedil;&atilde;o particular de chinchilas, visite o meu site: https://sites.google.com/site/chinchiladalinha/

adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
karenM
Membro

quarta jan 19, 2011 12:49 am

pois mas ja tenho o meu chinchila ha um ano e so tenho feito progressos muito pequenos na nossa relação.. e quando esta solto nao quer saber de mim, e nunca o consigo apanhar sozinha preciso sempre da ajuda da minha e sabe Deus :/
obrigada pela resposta :)
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta jan 19, 2011 1:03 am

Com o tempo há-de apanhar-lhe o jeito. Eu por acaso tornei-me expert em apanhar chinchilas, mas conheço quem tenha muita dificuldade. Uma vez um amigo meu queria apanhar o chin dele (que estava na casa de banho) e não conseguia. Eu fui lá (e todos os outros amigos que lá estavam foram atrás, para verem a "proeza") e apanhei o gajito em 3 tempos. E ele já tinha aquele chinchila muito antes de eu ter o meu primeiro.

Solte-o apenas na casa de banho ou noutro local da casa que não tenha muitos esconderijos nem muito espaço para correr desalmadamente (como as chins tão bem fazem). A bola é que não. É algo muito traumatizante para as chinchilas. Mal por mal, vale mais nem o soltar.
karenM
Membro

quarta jan 19, 2011 1:19 am

obrigado pela resposta :)
pois ele ja se meteu em cada canto.. espero bem apanhar-lhe o jeito
ja agora outra duvida
o meu chin esta sozinho se eu lhe arranjar um companheiro será que ele vai desinteressar-se por mim?
GSfanatic
Membro Veterano

quarta jan 19, 2011 1:52 am

Arranjando um companheiro ele passará a ligar mais ao companheiro do que a si. Isto porque o companheiro seria da mesma espécie, falaria a mesma língua... por mais chegada ao dono que uma chinchila possa ser, nada se compara à companhia de um amiguinho da mesma espécie.

Não digo que se desinteresse, mas acaba por afastar-se um pouco, por ter alguém da mesma espécie com quem interagir.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta jan 19, 2011 2:15 am

Com as ratazanas domésticas acontece o oposto... um animal tímido muitas vezes torna-se mais receptivo a comunicar com o dono depois de ter um companheiro da mesma espécie.
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

quarta jan 19, 2011 12:49 pm

marianamar Escreveu:Com as ratazanas domésticas acontece o oposto... um animal tímido muitas vezes torna-se mais receptivo a comunicar com o dono depois de ter um companheiro da mesma espécie.
Cá para mim são ciúmes, não vá o dono ficar mais a gostar da nova ratazana, o melhor é chegar-se mais ao dono. :lol:
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
djeiny
Membro
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

quarta jan 19, 2011 5:49 pm

eu já estou mais ou menos habituada mas ele é pequeno corre muito e sabe abrir portas :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :D :D :D :lol: :lol: :lol: :!: :!: :!:
karenM
Membro

quarta jan 19, 2011 7:11 pm

nos ja "desmontamos" a casa a procura do artur :D
xyla
Registado: quarta jan 26, 2011 12:48 am

quarta jan 26, 2011 1:04 am

karenM Escreveu:nos ja "desmontamos" a casa a procura do artur :D
Percebo perfeitamente o que isso quer dizer...
:cry:
Temos a nossa Chinchila, a Xyla, de dois meses há uma semana, temos aberto a gaiola e ela tem saído e entrado. Mostra-se curiosa aproximando-se e deixando fazer festas. Só que para os nossos dois miúdos de 5 e 4 anos tem sido uma excitação e por mais que lhes digamos que ela se assusta é difícil contê-los nos gritos e nas correrias. Acontece que há duas noites deixámos a Xyla na cozinha sozinha e fomos deitar os miúdos, quando regressámos a bicha tinha desaparecido, literalmente! Procurámos por toda a casa e nada (entretanto os miúdos aperceberam-se e foi uma tragédia o seu desaparecimento). Apercebi-me que por baixo da máquina de lavar loiça encastrada há uma pequena abertura no rodapé por onde entra a porta da máquin quando se abre... só podia ter entrado por ali... desmontámos rodapés, desaparafusámos e removemos móveis e electrodomésticos e lá estava ela... paradinha. Quando a tentámos apanhar fugia como nunca, tinha a cauda para cima e parecia assustada. Voltámos a pô-la na gaiola (ficando momentaneamente despromovida a "raio do rato").

Ontem pusemos um cobertor a tapar o orifício e a bicha andava a tentar "furar" para o buraco... impressionante mas parecia que se lembrava por onde tinha passado. Hoje, na ausência do cobertor, coloquei uns panos. A bicha voltou a desaparecer e só pode ter passado pelos panos.

Não me está nada a apetecer perder novamente umas 3/4 horas a desmontar e montar móveis. Posso ter algum tipo de esperança que ela volte à gaiola à procura de comida? Há alguma forma de atrai-la? Obrigado.

Tal como na primeira vez não se ouve minimamente...

PS: entretanto o nome vai ser alterado de Xyla para Houdini
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta jan 26, 2011 2:27 am

Xyla, mas deixe-me ver se percebi...
Não deixa a gaiola fechada quando a chinchila está sozinha?
Deixa-a solta na cozinha???

Não percebi bem se é isso que está a acontecer, mas se é... é algo bastante irresponsável, ela enfiar-se num buraco, roer um cabo, apanhar um choque, não é só "chato" para os donos, pode ser muito perigoso para o animal... claro que estava assustado, "o raio do rato". E a culpa não era dele de maneira nenhuma. Deixar o mesmo erro acontecer de novo...

É claro que cobertores ou panos não resultam, já que a chinchila é um roedor. :roll:

Não lhe apetece ir à procura da chin e quer de desencantemos um "truque" pro Houdini voltar pra gaiola sozinho? Olhe que quer que lhe diga... é esperar sentado.
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quarta jan 26, 2011 8:20 am

ROEDORES sao para estar em GAOILAS, não sao caes!
solte-a quando estiver em casa e sob a sua SUPERVISAO e num lugar seguro sem sitios onde ela se possa enfiar e sem cabos para ela roer
tenham algum bom senso :roll:
<strong>Chinchilas da Linha</strong>- cria&ccedil;&atilde;o particular de chinchilas, visite o meu site: https://sites.google.com/site/chinchiladalinha/

adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
xyla
Registado: quarta jan 26, 2011 12:48 am

quarta jan 26, 2011 11:16 am

Obrigado pelas respostas embora as dispense... é o tipo de comentário que com o qual ou sem o qual fica-se tal e qual...

Partindo do pressuposto que é um bocado abusivo considerar que as pessoas são irresponsáveis ou com falta de senso à priori, só pode ter sido culpa minha não me te explicado bem e dai as interpretações abusivas...

Já sabia que uma Chinchila e um roedor (obrigado pelo reforço da informação) e já tinha uma leve ideia de que os roedores... roem.

A nossa cozinha é um espaço em que mesmo uma pessoa irresponsável e com falta de senso pode libertar um animal como a Chinchila durante uns minutos sem supervisão: não há cabos para roer, não há locais perigosos, apensas paredes e armários lisos e altos. A única vulnerabilidade que desconhecia, até ao primeiro episódio, é a abertura que expliquei anteriormente.

Tenho também uma leve ideia de que panos ou cobertores são possíveis de roer por uma Chinchila, não em minutos e connosco na cozinha. A Chinchilla passou entre os panos, que estavam sobre pressão, num espaço exíguo que se não visse não acreditava connosco a jantar e sem termos tempo de reacção.

Se devia ter tido mais cuidado, devia, obrigado pela informação e pelo apelo à minha culpabilidade, mas já me sinto suficientemente mal. Dispenso por isso qualquer comentário adicional.

A minha questão era para alguém que conhecesse melhor este tipo de animais acerca da capacidade de sozinhos procurarem comida no local habitual, mas pelos vistos isso também não sabem. Obrigado de qualquer forma, uma vez mais.

Reitero no entanto o meu apelo, a quem efectivamente possa ajudar: será expectável que a Chinchilla volte à procura de comida, do interior do rodapé onde se encontra agora, ou é preferível desmontar tudo (novamente) obrigando-a a sair e assustando-a de novo (ainda que involuntariamente) com tudo o que implica arrastar móveis e electrodomésticos? Obrigado
GSfanatic
Membro Veterano

quarta jan 26, 2011 11:53 am

Quando lhe der a fome, ela saberá onde ir. Quanto a isso não se preocupe. Fome ela não passa.

Quanto ao resto, o problema são os electrodomésticos. Se a sua chinchila passar muito tempo (ou até pouco, diga-se de passagem), sozinha, com electrodomésticos, pode crer que ela vai roê-los. E se esses electrodomésticos estiverem ligados à electricidade (máquina de lavar roupa, por exemplo), ela acabará por apanhar choque. O que em 99,9% dos casos leva à morte da chinchila. Pode crer que ela consegue roer o cabo em menos de 1 minuto. Portanto deixá-la ficar atrás desse rodapé e esperar que ela saia e vá à gaiola comer... na minha modesta opinião é um risco demasiado grande. Risco esse que eu não quereria correr.

O meu conselho é este: apanhe a chinchila (mesmo que tenha de desmontar tudo), coloque-a na gaiola em segurança e depois tape esse buraco, não com panos (já deu para ver que não resulta), mas sim com tábuas. Use pinho não tratado, pois ela roerá as tábuas, com toda a certeza. Isto foi o que eu fiz no meu quarto, pois os meus chinchilas tinham a mania de se enfiar por trás da mesa do computador e em menos de 2 minutos um deles estragou o cabo de ligação ao monitor. É que o "raio do rato" :P nem me deu tempo de sequer tentar apanhá-lo! São tão rápidos a roer quanto a enfiar-se nesses buracos de difícil acesso.
Responder

Voltar para “Exóticos”