Tamanho da Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Figueles
Membro
Registado: segunda jan 10, 2011 1:16 pm

terça fev 08, 2011 4:47 pm

Boa Tarde a todos!
Ontem o meu querido namorado fez-me uma surpresa e quando cheguei a casa tinha uma chinchila bege a minha espera =) Fiquei muito contente de facto. Acontece que ja tenho duas chinchilas, o Sol e a Lua, macho e femea. Ja sei que juntar outra femea na maior parte dos casos nao tem problema. Juntei-as ontem na gaiola para exprimentar tudo bem, lá se cheiravam e nao se atacaram. Quando as soltei ai é que foi.. Ui ja andavam a mandar jactos de xixi e cheiravam-se com o focinho e jogavam-se!! Sinceramente so espero que elas se deem bem porque o que menos quero é nao poder ficar com a minha nova paixao. Deixei-as em gaiolas separadas la iam mandando um jactos mas acho que depois acalmaram. Espero que com os dias sejam todos amigos.

Outra coisa, o sr da loja disse ao meu namorado que ela tinha por volta de 9 meses mas acho que ela deve de ser mais velhinha. É maior que a Lua (tem 2 anos). Será que o tamanho pode ter a ver com a idade?
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

terça fev 08, 2011 5:06 pm

Figueles Escreveu:Boa Tarde a todos!
Ontem o meu querido namorado fez-me uma surpresa e quando cheguei a casa tinha uma chinchila bege a minha espera =) Fiquei muito contente de facto. Acontece que ja tenho duas chinchilas, o Sol e a Lua, macho e femea. Ja sei que juntar outra femea na maior parte dos casos nao tem problema. Juntei-as ontem na gaiola para exprimentar tudo bem, lá se cheiravam e nao se atacaram. Quando as soltei ai é que foi.. Ui ja andavam a mandar jactos de xixi e cheiravam-se com o focinho e jogavam-se!! Sinceramente so espero que elas se deem bem porque o que menos quero é nao poder ficar com a minha nova paixao. Deixei-as em gaiolas separadas la iam mandando um jactos mas acho que depois acalmaram. Espero que com os dias sejam todos amigos.

Outra coisa, o sr da loja disse ao meu namorado que ela tinha por volta de 9 meses mas acho que ela deve de ser mais velhinha. É maior que a Lua (tem 2 anos). Será que o tamanho pode ter a ver com a idade?
Pois juntar chinchilas adultas nao é facil, mas com o tempo talvex consiga que eles se dêem-se bem. Penso que nao, as uns messes vi uma chinchila mais ou menos com a idade da minha mais velha e na altura a da loja era uma beka maior e quase com o dobro, por acaso o senhor da loja disse me que tinham vindo da holanda.
Annae
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 1:32 pm

terça fev 08, 2011 9:53 pm

Sinceramente penso que não... Isso já tem haver com a estrutura dos bichos... O meu sandy é totalmente diferente tanto em aspecto como em tamanho em relação á claire...e já a piky é uma mistura dos dois..
Figueles
Membro

quarta fev 09, 2011 12:19 pm

Desde já agradeço os comentarios. Realmente ela é bem maior, e fiquei assim assustado porque o que me disseram é que tinha por volta de 9 meses e ela e bem maior que a Lua que tem 2 anos
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quarta fev 09, 2011 2:20 pm

Boas
visto a nova menina ter já 9 meses não foi de todo boa ideia juntar na gaiola às tres pancadas e depois solta-los.... não entendo porque não teve mais cuidado, sobretudo depois do topico sobre como juntar chinchilas... teve muita sorte que não houve orelhas arrancadas ou focinhos trincados mas enfim... adiante...
a estatura nada tem a ver com a idade, a maior parte das chins em pt nao pesam muito mais que 500gr e eu tenho algumas vindas de fora que pesam os seus bons 800 gr por isso não está relacionado com a idade
resta me desejar boa sorte e espero que tenha mais cuidado para a proxima vez que decidir enfiar uma nova chin numa gaiola com duas outras...
<strong>Chinchilas da Linha</strong>- cria&ccedil;&atilde;o particular de chinchilas, visite o meu site: https://sites.google.com/site/chinchiladalinha/

adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
Figueles
Membro

quarta fev 09, 2011 3:34 pm

Boa tarde golyas!

Quando as juntei na gaiola as 3 deram-se bem, juntei uma coisa de 5, 10min. Deram-se bem e ninguem atacou ninguem. Como se deram bem ai decidi solta-las as 3. So depois é que surgiu os confrontos!
De qualquer maneiro agradeço pela resposta. Quanto ao peso sempre fiquei a saber melhor. Em principio vou amanha ao veterinario para desparazitar e pesa-las (disseram que era um xarope desparazitante interno que deve de ser dado conforme o peso e de 6 em 6 meses).
joanaxuxu1
Membro Júnior
Registado: domingo fev 17, 2008 11:07 pm

quarta fev 09, 2011 7:59 pm

Boas
Boa ou má ideia, depende do resultado. Muitas vezes dá melhor resultado juntar sem preparação e se formos ver até foi bem cuidadosa, pois esteve sempre presente e fez o que devia, é tão bom criticar...
Figueles
Membro

quarta fev 09, 2011 8:38 pm

Lá isso atenta estive sempre!! Coisa que nao quero é nenhum dos meus animais feridos e a coisa que mais quero é que eles se deem bem :wink:
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

quarta fev 09, 2011 8:55 pm

joanaxuxu1 Escreveu:Boas
Boa ou má ideia, depende do resultado. Muitas vezes dá melhor resultado juntar sem preparação e se formos ver até foi bem cuidadosa, pois esteve sempre presente e fez o que devia, é tão bom criticar...
Quer dizer isso nao é bem assim, secalhar sao mais a vexes que dá mal resultado juntar chins adultas assim que de forma mais correcta.
Annae
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 1:32 pm

quarta fev 09, 2011 9:26 pm

Eu tenho a claire ( mãe) e piky(filha) na mesma gaiola, neste momento, houve uma altura que as separei, pois a claire tinha os bigodes todos partidos, da disputa por causa da comida, agora á coisa de 3 meses voltei-as a juntar, e dão-se lindamente, dormem as duas na mesma casota, e estão sempre encostadinhas uma á outra. :D
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta fev 09, 2011 9:45 pm

joanaxuxu1 Escreveu:Boas
Não, má ideia é sempre. O resultado depende da sorte. Sabe quanto tempo uma chinchila demora a atacar outra e provocar danos irreparáveis? Menos de 1 segundo. Quero ver quem seria capaz de impedir que uma magoasse a outra gravemente, em menos de 1 segundo, se realmente houvesse algum ataque.

Existe informação suficiente tanto aqui na arca quanto noutros locais da internet para não cometer um erro crasso como este.

É bom criticar? Por acaso leu o tópico onde a Figueles perguntou se podia juntar duas fêmeas e um macho? Leu a resposta da golyas? Se não leu, aqui vai:
Se já tiver um casal formado, a femea que queira juntar convém ser bébé para ser melhor aceite. De qualquer das maneiras já juntei tres adultos sem problemas nenhuns mas também depende do caracter de cada um, há chinchilas em que dá para fazer isso e outras que não, mesmo que se tente durante meio ano. Para juntar terá de as por lado a lado em gaiolas separadas e troca las de gaiola dia sim dia nao para se irem habituado ao cheiro umas das outras. Use também a mesma areia para os cheiros se irem confundindo. após 10 dias pode tentar juntar num local neutro a femea nova com a femea mais velha.. se correr bem ponha as duas numa gaiola nova e mais tarde vá introduzindo o macho
boa sorte
cumps
Está tudo bem explicadinho ou não? E a Figueles vai de lá e faz como ela quer? Então porque é que veio perguntar?
Não é nada engraçado uma pessoa dar-se ao trabalho de escrever um post explicando como se deve proceder, para depois esse post ser completamente ignorado. Principalmente quando o que está em jogo é a saúde dos animais.

Mas pronto... "é tão bom criticar..."
Figueles
Membro

quarta fev 09, 2011 10:09 pm

Caro GSFanatic, Boa noite!
Não entendo porque é que as pessoas vem praqui e tem de estar sempre a discutir o que os outros dizem. Se existe um forum deve de ser para partilhar experiencias, para aprendermos e não para cada vez que erramos virem nos dar na cabeça, gosto de aprender e fico contente por isso! E ainda bem que os meus erros nunca foram fatais.
Sim a Golyas deu-se ao trabalho de explicar e eu li e re-li.. Acontece que quando publiquei a minha duvida so tinha pensado em talvez um dia adquerir outra femea, nem estava a pensar compra-la ou coisa do genero. Tambem acontece que quando cheguei a casa na segunda feira tive uma prenda inesperada da qual fiquei muito contente e surpreendida. Sabe como é, proximo do dias dos namorados e gostam de agradar entao foi uma prenda antecipada.

"E a Figueles vai de la faz como quer" . . As coisas não podem ser assim. Não conheçemos as pessoas e ja fazemos juizos de valor. Tanto a Figueles como outros amantes de animais tratam os animais à sua maneira, nao fazemos todos exactamente a mesma coisa não é? Vocee acha que a sua maneira está certa, outras pessoas acham o mesmo das maneiras delas. Podemos ensinar, dar palpites, mas tambem devemos ter calma.
Das coisas que a Golyas disse e que agradeço muito (de verdade, falei consigo no face e tudo para tirar duvidas). A femea nao foi bebe porque nao fui eu que a comprei. Da para juntar chinchilas dependendo do caracter de cada um, tentei e correu bem da primeira vez, sem um unico ataque. Depois é que surgiu. Se nao exprimentar como sabemos se correu bem ou mal? Estao lado a lado em gaiolas separadas. Vao trocando da gaiola para sentirem os cheiros umas das outras. A areia para o banho é a mesma. ..
Obrigado mais uma vez à Golyas e acredite que dei importancia ao que disse...
GSfanatic
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 11:01 pm

Mas fez como quis ou não fez como quis? O facto da chinchila ter sido uma surpresa do namorado não altera o facto de que a Figueles já sabia o que fazer, antes mesmo de ter esta chinchila. e no entanto ignorou aquilo a que supostamente "deu muita importância".

Cada dono faz como quer? Isso realmente é verdade. mas se o dono realmente gosta dos seus animais (mais do que "fazer as coisas à sua maneira"), não correrá riscos desnecessários. Foi o que você fez. E volto a dizer que teve muita sorte. Mas muita sorte mesmo.

Olhe, Figueles, veja as minhas mensagens neste fórum e verá as vezes que eu já ajudei, sem criticar. Verá também que sempre que alguém ignorou a ajuda (seja minha ou de outra pessoa qualquer) e a coisa correu mal (ou até mesmo que tenha corrido bem, por pura sorte), eu dei bronca sim, e sempre darei! É que aqui não interessa o ego, não interessa se toda a gente gosta de toda a gente... o que interessa aqui é que os animais fiquem bem e que outras pessoas que mais tarde venham a ler os tópicos não cometam os mesmo erros. E pode crer que o que você fez foi um erro. Crasso! Não correu tão mal quanto poderia correr (teve muita sorte), mas talvez outra pessoa que decida fazer a mesma proeza não tenha a mesma sorte. E depois, quem é o culpado? A pessoa que cometeu o erro pela primeira vez? A pessoa que seguiu o erro? A pessoa que sabia que era um erro e não avisou (não "deu na cabeça")? Todas? E quem é a vítima? Esta última pergunta tem uma resposta simples e triste. Os animais.

Mas continue a fazer as coisas à sua maneira. As chinchilas são suas, portanto... fica apenas o aviso para quem leia este tópico. Não sigam este exemplo da Figueles!
Figueles
Membro

quarta fev 09, 2011 11:14 pm

Mas oiça lá, que falta de educação é essa? Pelos vistos falamos de maneiras muito diferentes. Sem me conhecer de lado nenhum acha-se no direito de dizer aquilo que quer. Deixe la, exactamente, as chinchilas são minhas. Deus queira que voce nunca erre. Ja vi que por vezes é melhor mandar MP do que postar no forum, normalmente ai as pessoas nao nos atacam.
Tudo bem da sua parte, teije descançada que eu a si nao a incomodo. Alias pode ser que um dia voce tenha a bondade de ser simpatica e ajudar de outra forma.
Cumprimentos
GSfanatic
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 11:24 pm

Falta de educação? Há-de mostrar-me onde fui mal educada. Agora dizer a verdade é ser mal educada? Estamos bem, estamos.

Consigo realmente não me incomodo nada. Há outras pessoas que apreciam a ajuda e seguem os bons conselhos (conselhos esses que eu também "ouvi", de pessoas que têm muito mais experiência do que eu). Com essas sim, gosto de "perder o meu tempo". Felizmente não são poucas essas pessoas.

Eu tenho sim o direito de dizer o que quero (desde que não vá de encontro às regras deste fórum). Vivemos numa democracia, que eu saiba.
Responder

Voltar para “Exóticos”