Uma questão de personalidade

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
CaveShinobi
Membro Júnior
Registado: quarta jan 19, 2011 2:39 pm

quarta jan 26, 2011 3:45 pm

Primeiro de tudo, muitas boas tardes. Ou boas noites. Ou até mesmo bons dias para quem está a ver este tópico de manhã.

Como alguns poderão já saber pelo tópico que fiz há cerca de 1 ou 2 semanas atrás, a minha hamster teve uma ninhada (já vinha prenha da loja). Ora, a ninhada é de 8 hamsters - 7 fêmeas e 1 macho. O macho, o mais meigo de todos, é cinzento com os lados do focinho mais escuros. Depois tenho uma castanhinha igualzinha à mãe. A 3ª é como essa castanha, mas banded (por acaso, uma combinação banded que nunca vi. Mas pronto, eu também não sou nenhum conhecedor de padrões de hamster). As outras 5 saíram banded creme (muito claras, mal se nota o padrão).

A minha pergunta é a seguinte - por acaso é comum haver alguma correlação de côr e personalidade? É que tenho vindo a notar que as 5 creme são muito mais ariscas que os outros 3, tal como o cinzento é mais meigo que a mãe e as duas irmãs castanhas. Será apenas coincidência? Ou nem por isso?
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quarta jan 26, 2011 3:52 pm

Pura coincidência.

Existe sim a passagem para a descendência duma maior probabilidade de ser como o progenitor (seja manso ou bravo) e é também notável, isto em grandes quantidades de animais, que os machos tendem a ser mais calmos no geral do que as fêmeas.

Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
CaveShinobi
Membro Júnior

quarta jan 26, 2011 3:56 pm

Pure Escreveu:Pura coincidência.

Existe sim a passagem para a descendência duma maior probabilidade de ser como o progenitor (seja manso ou bravo) e é também notável, isto em grandes quantidades de animais, que os machos tendem a ser mais calmos no geral do que as fêmeas.

Cumprimentos
Obrigado pelo esclarecimento :) realmente julguei que fosse estranho, mas como só sei aqueles básicos de como lidar com os animais, pensei que talvez isso fosse possível.

Cumps
PAK CHOOIE UNF
CaveShinobi
Membro Júnior

quinta fev 10, 2011 1:50 pm

(Sim, eu sei, double-post e reviver um tópico velho, mas acho que se justifica, visto ser relacionado com a personalidade dos hamsters)

Ora, uma coisa que reparei, é que a minha hamster às vezes tem uma tendência de se levantar do ninho, virar-se para mim e abrir a boca com os dentes de baixo à mostra de um modo como quem ameaça morder, mas é algo raro e costuma ser bastante mansa. Às vezes penso que deve apenas acordar bruscamente e fica de "mau-humor" ou algo parecido :P o que dizem? Isto ainda só aconteceu umas 3 vezes desde... sábado, salvo erro, mas acho que vale a pena perguntar. Pode ser que haja algo a incomodar a hamster, e, se souber as causas mais comuns para ficarem assim, poderei até ver se consigo relacionar com os eventos do dia-a-dia e eliminar essa causa.

Embora, verdade seja dita, a expressão facial/focinhal? dela fica bastante comédica quando faz isso xD
PAK CHOOIE UNF
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta fev 10, 2011 1:55 pm

Por acaso meteste a mão no ninho antes de ela fazer isso? Acordaste-a bruscamente?
CaveShinobi
Membro Júnior

quinta fev 10, 2011 2:12 pm

Só se ela tiver acordado comigo a entrar no quarto, porque na primeira vez foi exactamente isso. Estava a andar pelo quarto e ela acordou assim. A segunda foi a empurrar a gaiola um bocado para o lado de modo a limpar algum líter que ela as vezes atirava cá para fora. Esta última foi a ajeitar uma coisa na gaiola (a roda estava um bocado deslocada). Eu tinha a impressão que poderia ser isso, mas queria ter a certeza.
PAK CHOOIE UNF
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta fev 10, 2011 5:58 pm

Pela descrição eu diria mais uma questão de curiosidade, e não agressividade.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta fev 10, 2011 6:23 pm

Pois, isso é daquelas coisas que dirás mais facilmente tu, que a vais conhecendo e às suas expressões, que nós daqui ;)

Eu diria que estava assustada/na defensiva já que se passou sempre com movimento da gaiola ou movimentos que a ela pareceriam bruscos. Mas é so o susto :)
CaveShinobi
Membro Júnior

quinta fev 10, 2011 7:24 pm

Pois, deve ser mesmo o susto de alguns movimentos bruscos e/ou eventos inesperados. Como ela também é ligeiramente mais agressiva quando está no ninho, parece-me natural que reaja mais assim quando lá está.
PAK CHOOIE UNF
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

quinta fev 10, 2011 8:50 pm

As fémeas são sempre mais ariscas que os machos, de um modo geral. Depois pode ocorrer que a tenha acordado bruscamente, os hamsters não gostam nada xD

Uma vez acordei o meu hamster para lhe meter água, e ele acordou, aproveitei para pegar nele, e ele começou a morder os meus dedos como nunca tinha feito. Coisas de animais :p
Ficou mesmo chateado.

Agora vai ficar com os pequenitos todos?
Quando eu fui comprar o meu Alf, a senhora da loja dos animais queria que eu trouxesse uma hamster prenha.....
CaveShinobi
Membro Júnior

sexta fev 11, 2011 2:19 pm

CatarinaLuz Escreveu:As fémeas são sempre mais ariscas que os machos, de um modo geral. Depois pode ocorrer que a tenha acordado bruscamente, os hamsters não gostam nada xD

Uma vez acordei o meu hamster para lhe meter água, e ele acordou, aproveitei para pegar nele, e ele começou a morder os meus dedos como nunca tinha feito. Coisas de animais :p
Ficou mesmo chateado.

Agora vai ficar com os pequenitos todos?
Quando eu fui comprar o meu Alf, a senhora da loja dos animais queria que eu trouxesse uma hamster prenha.....
Fiquei com 3 crias, as restantes tive de vender a uma loja. Acontece que não tenho muito espaço para mantê-los todos, mas a minha irmã quis ficar com 2 fêmeas, e o macho é tão adorável que não quis vendê-lo.
PAK CHOOIE UNF
Responder

Voltar para “Exóticos”