Como perdi, hoje, a minha Beloca. Aprendizagem forçada de uma dona inexperiente.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
ines_faria
Membro Veterano
Mensagens: 1217
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Localização: 4 Furões, 2 Cães

sábado nov 22, 2003 11:02 am

Olá a todos, sobretudo aos donos de Porquinhos da Índia.
Não vou falar sobre a minha Beloca, pois o que pretendo de facto é ajudar a alertar donos "novos", como eu, para uma situação que às vezes nos passa ao lado e que tem um pouco a ver com a falta de informação, inclusive na Internet.

A Beloca morreu hoje de madrugada. Há cerca de 2 semanas reparei que estava menos activa, a semana passada estava mais magra, e há dois dias pequei nela e reparei que tinha o peito todo encharcado. Era saliva. Examinei os dentes: pos incicivos infgeruores precisavem de ser um pouco aparados. Ela não estava a comer nem a beber água, por isso passei a alimentá-la a seringa (boiões de comida de bebé, de fruta e/ou legumes, água vitaminada).
No entanto, estava cada vez mais magra e desidratada. Ela, que pesava 1 kg, estava agora a pesar 500g - reparem, metade! Estava claramente em risco de vida.
Levei-a à Clínica João XXI, por não conhecer até ontem Vets especialistas. A Drª Marta foi uma simpatia, fez tudo o k pôde: soro glucosado, antibiótico, choque vitamínico, oxigénio, estimulante respiratório... Mas a causa real era esta:
Os incisivos crescem sempre, já sabemos, e podem ser cortados (como o foram) por qualquer veterinário. É indolor e demora 2 segundos. O que eu desconhecia por completo é que os molares, bem lá atrás, tb crescem sempre, chegando mesmo a perfurar o céu da boca dos bichinhos. :cry:
Cheios de dores, eles deixam de comer e de beber. Podem morrer em horas. Estou surpreendida como a minha Beloca se aguentou durante tanto tempo: duas semanas. É sinal que estava bem nutrida. Fiz tudo o que estava ao meu alcance, mas o que realmente falhou foi esse pedalo de informação: de que os molares tb crescem, que têm de ser limados por um dos 3 especialistas da área de Lisboa (já os indiquei numa mensagem à parte desta), e que podem causar, como causaram, a morte dos Porquinhos da Índia.Devemos, portanto, estar atentos a sintomas como perca de peso e menor actividade, sobretudo nos bichinhos a partir 1 ano e meio.
Espero não os ter maçado com este texto. A intenção é passar a experiência que tive, e que sem dúvida me ajudou a estar preparada para situações futuras, precavendo ao bem estar dos meus Porquinhos da Índia. E talvez dos vossos (aqueles que têm donos pouco experientes, como eu).
Obrigada pela vossa atenção.
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

segunda nov 24, 2003 3:43 pm

Olá

sinto muito a perda da tua Beloca. O que tu referiste também me foi dito pelo meu vet acerca do meu coelho Tim Tim. Os molares podem crescer tanto que acabam por se enfiar nos olhos por dentro e se continuarem a crescer furam os olhos :o :o :o :o , podes não acreditar mas foi o que ele me disse: é que o meu coelho como não lhe caiam os dentes de leite e já tinha os definitivos, teve de ir arrancar os de leite e nessa altura ele disse-me isso. Que se ele não tivesse ido arrancar os dentes incisivos, que os molares começariam a crescer, porque não haveria desgaste e cresceriam até aos olhos :( :( .... tadinhos dos nossos amiguinhos :(

Beijinhos

Tchinho
ines_faria
Membro Veterano
Mensagens: 1217
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Localização: 4 Furões, 2 Cães

segunda nov 24, 2003 3:56 pm

Tanta coisa que eu pesquisei na net sobre roedores, e nunca li nada sobre essa situação dos molares!
Essa dos coelhos é horrível, pavorosa! Ainda bem k tu estás a corrente dela. Agora já sei o k fazer quando os meus Porquinhos começarem a ficar esquisitos: vou verificar o crescimento dos molares!
Entretanto, a Beloca já foi enterrada no meu jardim, com muitos bolbos de narcisos por cima. E como tenho outra Porquinha prestes a ter bebés, nem tudo são tristezas!
Obrigado pela tua mensagem!
Rochamar
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm
Localização: Gatos, porquinhos-da-Índia, coelho

terça dez 09, 2003 11:02 am

Olá, Inês!

Terias encontrado informação completa sobre má oclusão dentária em porquinhos-da-Índia aqui:
http://guinealynx.info/teeth.html
http://guinealynx.info/chinsling.html
Eu encontrei, fiz tudo como indicam, mas de nada me valeu, a não ser tratar de um porquinho doente durante 8 ou 9 meses, o que tornou a minha vida em qualquer coisa parecida com o inferno – fazer e dar-lhe papa ocupava-me mais de 4 horas por dia, para já não falar das idas ao veterinário e das massagens. O problema é que ele nunca suportou o uso do “chinling” e, depois de perder força nos maxilares, jamais a recuperou. Ele tinha deixado de comer devido a uma pneumonia e não por problemas genéticos. Sobretudo neste caso, penso que o melhor a fazer é a eutanásia, como defendem neste site:
http://www.oginet.com/Cavies/cvteeth.htm
E aqui tens mais alguns:
http://www.jpgpr.com/
http://www.oginet.com/pgurney/dentalproblems.htm
http://www.oginet.com/Cavies/vedra.htm
Acredita, Inês, que foi melhor o teu porquinho ter morrido. Eu não me arrependo do que fiz pelo meu – pois, até mesmo com a situação mais penosa, sempre acabamos por ganhar alguma coisa, nomeadamente em termos de aprendizagem – mas, se pudesse, tê-lo-ia evitado.
Felicidades para as tuas crias.

Beijinhos.
Marta
Hamster_Pompeu
Membro
Mensagens: 90
Registado: terça dez 16, 2003 3:46 pm

terça dez 16, 2003 7:16 pm

Isso também acontece nos hamsters?
Hamster_Pompeu
Membro
Mensagens: 90
Registado: terça dez 16, 2003 3:46 pm

terça dez 16, 2003 7:17 pm

Isso também acontece nos hamsters?
ines_faria
Membro Veterano
Mensagens: 1217
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Localização: 4 Furões, 2 Cães

quarta dez 17, 2003 8:59 am

Os Hamsters têm uma vantagem relativamente aos Porquinhos: adoram roer coisas duras. Já tive vários Hamsters, e nunca aconteceu a situação aqui referida. Costumava dar-lhes amêndoas e nozes com casca, e isso ajuda a desgastar os dentes.
Mas não sei se têm dentes molares.
Responder

Voltar para “Exóticos”