Essa eh a conversa de quem nao quer/nao pode/nao lhe da jeito ter um segundo animal.
Desde o inicio que lhe foi aconselhado a ter 2. Foi-lhe dado indicacoes de links, guias e sei la que mais.
Pode perfeitamente ter so um porquinho e pronto. De-lhe mimos e comidinha e o porquinho nao sera infeliz.
A questao eh sempre esta: como posso proporcionar o melhor para o meu animal, para la dos meus interesses.
Na minha experiencia pessoal, verifiquei duas coisas:
Por ignorancia, tive primeiro apenas um macho - o Cui. Um ano depois, uma vez que a minha vida mudou um pouco e vi que nao conseguia passar tanto tempo como inicialmente com o porquinho, decidi trazer um amigo.
Acontece que o Cui foi comprado numa feira, desmamado cedo, viveu um ano sozinho, era muito ligado a mim, e a primeira reaccao foi ignorar totalmente o novo amigo - y-toy.
O Y-toy, bebe de 1 mes, habituado ainda a estar com os seus, procurou logo a atencao do Cui.
Nao se tornaram nos melhores amigos, conviviam apenas. No entanto por diversas situacoes vi-os juntos e a interagir, e penso que foi uma boa decisao.
Desta vez, com as 3 meninas, estupidamente decidi que queria primeiro so ter uma para ver se se ligava mais a mim.
Acontece que a Miya tem um feitio muito proprio, eh muito assustadica. Tratei logo de lhe arranjar uma amiga. Foi a melhor decisao de sempre!
Ganhou mais confianca, desconfiou inicialmente uma vez que foi invadida, mas horas depois estava muito bem.
A decisao de ter uma porquinha numero 3 eh que foi mais arriscada.
A Miya eh territorial, a Toffee descontraida (par perfeito). 5 meses depois trouxe a Sookie. Ai foi mais complicado. E foi uma semana dificil porque a Miya fazia bullying à nova. Mas passou, e agora dao-se todas bem, ainda que haja algum atrito entre a Miya e a Sookie.
As 3 relacionam-se comigo de forma diferente, mas todas interagem comigo.
Cada caso eh um caso.
Cada qual fara a escolha que pensa ser melhor, mais consciente (ou nao) ou ate egoista.
Agora, vindo aqui pedir conselho, o meu sera sempre: arranje um par do mesmo sexo.
Limpe bem a gaiola, troque as coisas de sitio, apresente-as num lugar neutro e tudo a partida se resolve.
Razoes para ter 2:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=88100
Cumprimentos,