Alimentar chinchilas bebés artificialme!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
SandraCFP
Membro Júnior
Registado: segunda fev 18, 2008 8:58 pm

domingo abr 03, 2011 9:55 am

Bom dia,

Ontem foi um dia muito triste, a minha Alina morreu, não sei como, não tenho explicação.

Deixou duas lindas meninas hoje fazem 7 dias.

Fui ao veterinário que me receitou leite para gatos.
Só que agora não sei muito bem como lhe administrar, li vários sites que dizem que é para dar de 3 em 3 horas durante o dia e suspender à noite, li outro que diz que a partir do 6 dia é 3 vezes ao dia.

E qual é a quantidade de gotas a dar? Elas rejeitam apesar de eu insistir e elas bebem.
Agora quantas serão, 2, 3 ou 4... estou com receio de estar a dar pouco ou demasiado.

Ajudem-me por favor.
Muito obrigada.

Sandra
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo abr 03, 2011 10:11 am

Fale com o veterinário...é a obrigação dele explicar-lhe isso ;)
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo abr 03, 2011 10:15 am

nunca tive de criar uma chinchilla à mão, no entanto, sei que deve ter cuidado com o aquecimento do bebe, não deve nem deixar arrefecer nem sobreaquecer. quando se cria uma bebé à mão, é uma das coisas mais importantes a ter em conta.
quanto a dar o leite, tenha em atenção o refluxo de leite para os pulmões, por isso é importante tomar em atenção o modo como se alimenta, pois não deve forçar a entrada do leite.
Muitos dos "entendidos" optam por leite para gatinho, por isso não acho mal, embora eu prefira criar bebes de roedores e lagomorfos com colostro, só que é difícil de encontrar.
Assim, seleccionei dois sites sobre criação de chinchillas, tendo o primeiro importância por ser relativo a órfãs e o segundo por ser de criadores que me merecem respeito, logo considero a informação válida, além de ter um filme elucidativo da alimentação à mão. São em inglês, mas se precisar de ajuda a traduzir...

http://www.house-of-chinchillas.de/handfeeding.html

http://www.cheekychinchillas.com/handfeed.html
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

domingo abr 03, 2011 10:44 am

nao percebo nada disso, mas faz me confusão. o leite dos carnivoros é igual ao dos herbivoros?

sei que para desenrrascar o leite em pó para cães serve para grandes felinos sejam tigres ou leoes e que o leite em pó para humanos serve para simios e macacos, mas acerca de herbivoros nao sei
buzio
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 10:56 am

é estranho sim. no entanto, e apesar de não o fazer, sei de muita gente que criou roedores à mão com leite para gatinhos. Não acho lógico como é óbvio, mas os números em termos de sucesso em hand feeding estão à vista.
Eu para coelhos uso o leite de cabra ao contrário de conselho veterinário, embora o sucesso também seja muito reduzido.
No caso das chinchilas o sucesso deve ser maior, dado que comem sólidos desde o nascimento.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

domingo abr 03, 2011 2:14 pm

SandraCFP Escreveu:Bom dia,

Ontem foi um dia muito triste, a minha Alina morreu, não sei como, não tenho explicação.

Deixou duas lindas meninas hoje fazem 7 dias.

Fui ao veterinário que me receitou leite para gatos.
Só que agora não sei muito bem como lhe administrar, li vários sites que dizem que é para dar de 3 em 3 horas durante o dia e suspender à noite, li outro que diz que a partir do 6 dia é 3 vezes ao dia.

E qual é a quantidade de gotas a dar? Elas rejeitam apesar de eu insistir e elas bebem.
Agora quantas serão, 2, 3 ou 4... estou com receio de estar a dar pouco ou demasiado.

Ajudem-me por favor.
Muito obrigada.

Sandra
Tem mp urgente.
buzio
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 4:28 pm

não quer partilhar?
que coisa vir avisar de uma mp ao tópico.
Se tem algo a acrescentar ou a refutar (que eu agradeço), também gostava de saber.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo abr 03, 2011 4:31 pm

Claro, não entendo tanto segredo, todos nós temos interesse em saber o que fazer.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
chinchilavis
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 4:45 pm

buzio Escreveu:não quer partilhar?
que coisa vir avisar de uma mp ao tópico.
Se tem algo a acrescentar ou a refutar (que eu agradeço), também gostava de saber.
Não tenho nada a acrescentar ou refutar, simplesmente porque não posso opinar sobre um assunto que desconheço.

Não sou a 1ª nem serei a última a avisar de uma mp num tópico.
buzio
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 6:13 pm

pois não, mas é o mesmo que estar a dizer, anda cá que te vou contar um segredinho. Acho feio.

mas sim, se tem alguma coisa a acrescentar gostava de saber, até porque deve ter mais experiência com chins do que eu tive, pois apenas passaram por cá umas dez.
chinchilavis
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 6:16 pm

buzio Escreveu:pois não, mas é o mesmo que estar a dizer, anda cá que te vou contar um segredinho. Acho feio.

mas sim, se tem alguma coisa a acrescentar gostava de saber, até porque deve ter mais experiência com chins do que eu tive, pois apenas passaram por cá umas dez.
Se já lhe passaram 1o chins, tem mais experiência do que eu.
buzio
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 7:06 pm

é?
então peço desculpa. É que gosto bastante de aprender. pensei que tivesse mais experiência. Também já não tenho chinchilas há algum tempo...
chinchilavis
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 7:34 pm

Como vê, não tenho. Nunca disse que o que escreveu estava errado ou certo pois não tenho conhecimento do assunto.
Além disso, aconselhei a utilizadora a contactar o vet que acompanha as crias.
buzio
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 8:26 pm

o que eu não percebo e porque é que não dizem logo isso aqui e usam as pm. A bebe já está a ser acompanhada, como diz no post inicial.
chinchilavis
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 8:36 pm

buzio Escreveu:o que eu não percebo e porque é que não dizem logo isso aqui e usam as pm. A bebe já está a ser acompanhada, como diz no post inicial.
Obviamente o meu conselho do vet não foi o único conteúdo da mp. Como todos sabemos, há locais com informações fidedignas. Esses locais só podem ser divulgados por pm.

Espero que a utilizadora tenha conseguido contactar o vet. Vai ser uma luta complicada, pois as crias são muito pequenas mas é preciso fazer de tudo por elas.

Não sei se já foi referido mas as crias têm de estar aconchegadas, como se estivessem perto da mãe. Não podem ter frio. :roll:
Responder

Voltar para “Exóticos”