Criação de coelhinhos anões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça nov 11, 2003 12:55 pm

Olá a todos!

Arranjei recentemente uma namorada para o meu Tim Tim ;)

Ela só tem 3 meses mas daqui a 5 - 6 meses vou começar a fazer criação ;)

Será que me podiam ajudar, sobre o que é que eu preciso fazer?
- à mãe; ao pai, à preparação do ninho, à alimentação; é necessário algumas vitaminas ou cálcio; e outras coisas que achem importantes....

Comprei um livro, mas está tudo muito resumido e tenho algumas dúvidas :roll: :roll:

Se me puderem ajudar, agradeço

Beijinhos

Tchinho
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quinta nov 13, 2003 12:36 pm

Vais fazer criação para...?

Maria
melzinha
Membro
Registado: quinta dez 18, 2003 12:52 pm

sexta dez 19, 2003 1:53 am

Comprei a bunny há um ano e meio numa lojo (aviario) muito suspeito, fui lá ao acaso e nao resisti, qd ela veio estava anorexica. Passado uns tempos a minha mãe voltou lá e viu o roger, era bege e estava em muito mau estado, só cá esteve em casa uma semana, morreu de diarreias enormes apesar de todos os nossos esforços. Passado um mês tive uma surpresa, a bunny teve 5 filhotes lindo, pareciam ratos, sem pelo e de olhos fechadinhos e nasceram todos em menos de 2 minutos mesmo ao pé de mim.
A buuny arrancou o pelo dela e fez um ninho bem quentinho para eles, no primeiro dia pareceu-me q não lhes tinha dado de mamar e levei-a ao vet q lhe fez uma ecogrfia para ver se estava tudo bem e mandou-me dar-lhes leite de gata (apesar de não ser tão gordo como o das coelhas é o mais parecido e existe à venda). Dar-lhes o leite com uma seringa fou muito difícil.
Contudo, a buuy começou a dar-lhes de mamar, só q era mais à noite e de madrugada, durante o dia andava atarefada a roer os fios do telefoen, do vídeo e tv e os rodapes da casa.
Em menos de um mês já os filhotes saíam do nimho e começavam a fazer as descobertas deles. O vet aconselho-me a não fechar a bunny com eles +pois por vezes elas comem os filhos. Correu tudo bem, tinham 2,5 meses qd arranjei donos para eles serem adoptados ( não os vendi).
Foi uma experiência maravilhosa.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta dez 19, 2003 10:55 am

Que bom, que tudo correu bem Melzinha ;)

Eu penso em Fevereiro juntar o Tim Tim com a Tótó para ter uma ninhada, mas depois vou esteriliza-la, a conselho da vet, pois há muitas probabilidades de fazerem tumores uterinos.

Já agora a gaiola onde tinhas a tua Bunny era de que tamanho? e tinhas algum ninho para ela, tipo caixa ou outra coisa?

Beijinhos e obrigada pela tua ajuda :)
melzinha
Membro

sexta dez 19, 2003 11:16 pm

A buuny tem gaiola mas não usa, pq ela está sempre à solta no terraço q eu tenho q é metade fechado e tem uma toca só para elas, elas fazem visitas ao resto da casa qd querem pq a porta da cozinha q dá para o terraço está sempre aberta, mas não sei pq elas preferem estar no terraço e eu acabei pr deixálas ficarem lá ( ao princípio´só lá ia durante o dia, mas à noite para a trazer para dentro era um martírio pq ela escondia-se, tinhamos q a enganar com salsa ou talos de couve). Ela teve lá os 5 filhos, mesmo à minha frente, mas eu trouxe-os a todos para o meu quartto, peguei no ninho q ela própria fez com pêlo q arrancou, com fenos e com uns lençois q ela tinha lá ( pq eles não gostam de andar sobre a tijoleira, nós pusemos lá uns lençois velhos para ela annar e ela tb os rasgou e usou para fazer ninho). peguei em tudo e pus na gaiola dela q tapei com uma manta para ficar mais escurinha ( elas fazem o ninho de forma muito consistente, dificilemte se desmancha). A gaiola dela deve ter uns 5o cms por 80cms mas ficava sempre aberta (durante a noite subia para a minha cama, lambia-me a cara e tb me roeu o pijama todo, e eu a dormir nem senti nada.....). O vet disse-me para não a fechar com os filhos pq ela os podia matar. è assim, dá muito trabalho, mas é uma maravilha ser avó, o q me custou mais foi quando os tive q dar ao 2,5meses qundo já estavam desmamados. A seguir ela tb foi esterilizada, precisamente por causa dos tumores e pq sincweramente já ninguém a aguentava pq os coelhos estão sempre nun cio constante e já estava a ficar agressiva.
Tenta não interferir muito e não te assuste qd vires a tua coelhinha a arrancar o pêlo dela e a formar bolas de pêlo na boca, é sinal q está para chegar bebes. A gravidez demora aproximadamente 1 mês, e podes ver os bebes se ela deixar, a minha bunny nunca me "disse" nada de eu ver e mexer (não muito) nos meus netos......
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

sábado dez 20, 2003 10:47 pm

Peço desculpa por me estar a intrometer com um assunto que não está relacionado com o propósito do tópico.
A seguir ela tb foi esterilizada, precisamente por causa dos tumores e pq sincweramente já ninguém a aguentava pq os coelhos estão sempre nun cio constante e já estava a ficar agressiva.
melzinha, notas-te diferenças no comportamento da tua coelha depois da operação? Como foi a operação e o pós-operatório, custou muito?

Mais uma vez peço desculpa mas fiquei curiosa! ;)
melzinha
Membro

domingo dez 21, 2003 6:44 pm

Depois da operação ela ficou muito mais mansa. O pós -operatório não é complicado, os pontos são auto-absorviveis (não convém é deixa-las andar aos saltos), a bunny ficou muito mole nos pimeiros dias. A operação tem sempre os seus riscos devido à anestesia. Mas é melhor perguntar ao vet.......

Não estou nada arrependida, até pq mais tarde ou mais cedo a maior parte das coelhas têm q ser eseterilizadas devido aos tumores, mais vale sê-lo qd ainda não estão doentes do q depois.

Agora é a larby ( a outra coelha q tenho) q vai ser esterilizada....... .........( mais a minha gata)
melzinha
Membro

segunda dez 22, 2003 12:41 am

Só queria dizer mais uma coisa. Foi lindo ter uns coelhinhos, mas sinceramente só façam criação se poderem ficar com eles ou se estiverem certas de q já têm donos responsáveis. Eu conheço todas as pessoas q ficaram com os meus, mas mesmo assim estou sempre em cuidados......
Responder

Voltar para “Exóticos”