aparas de mogno

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

quinta mai 05, 2011 10:43 pm

marianamar Escreveu:Sempre pensei que a madeira NÃO fosse recomendada para a construção de qualquer gaiola de roedores :?
Exactamente por serem roedores... que roem. E para prevenir infiltração de urina. Gaiolas de rede com níveis de plástico ou vinil é o mais aconselhado...
Exactamente por serem roedores não devem ter prateleiras de plástico ou vinil, pois elas não digerem plástico e como tal morrem de uma forma angustiante, semelhante à obstipação. As aparas servem para evitar essas ditas infiltrações.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta mai 05, 2011 11:41 pm

:o

Onde é que viste isso? A maioria das gaiolas vendidas para chinchila é de grades de metal e fundo de plástico. Nunca antes vi recomendar madeira para material de construção de gaiola de roedores... Aliás, normalmente o comum aqui no fórum quando se vê madeira numa gaiola é prevenir para trocar de material, porque em breve vai estar desfeito.

Eu de chins não sei, mas as minhas ratz vivem sobre níveis de plástico e são muito saudáveis. Os níveis são limpos todos os dias, claro. Mas fornecendo brinquedos para roer, nunca lhes deu para "comer" os níveis e nunca nenhuma morreu "obstipada".

Gostava de ver dados sobre isso.

*Editado*
Para dizer que vi o teu site, e as tuas gaiolas são de grades de metal e fundos de plástico... não vi nenhuma gaiola de madeira.
acorchins
Membro

quinta mai 05, 2011 11:49 pm

Pois, se calhar é mesmo melhor pesquisares em relação às chinchilas. e logo vais ver que recomendam madeira de pinho e se comprares gaiolas próprias para chinchilas, tipo a Savic Chinchi2 tem essas mesmas prateleiras, pois a maioria das gaiolas que vês á venda nas lojas ou são para coelhos ou são para Porquinhos. Não confundam a chinchila com coelhos, porquinhos, etc. Se viste o meu site também devias ter reparado que as plataformas são em madeira de pinho.
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

sexta mai 06, 2011 7:57 am

A gaiola das minhas chinchilas é grades com prateleiras de madeira e não é por isso que elas já roeram as prateleiras todas e em relação aos xixis muito raramente fazem nas prateleiras.
Na altura que eu montei as prateleiras na gaiola disseram logo que se fossem de plástico as chins se roessem podia lhes fazer mal, por isso obtei por colocar de madeira, na altura tb me disseram que tinha o defeito depois de absorver os xixis e começar a cheiras mal.
marianamar
Membro Veterano

sexta mai 06, 2011 10:24 am

acorchins Escreveu:Para as chinchilas a madeira recomendada quer para construção da gaiola, para fazer plataformas, para usar no fundo é RECOMENDADO A MADEIRA DE PINHO. O que não se pode fazer é utilizar pinho tratado ou verde.
Para construção da gaiola, para usar no fundo, madeira de pinho... foi isto que disseste. Nas plataformas ainda podes ir trocando, agora madeira no fundo?? Gostava de ver quando tempo isso dura :roll:
acorchins
Membro

sexta mai 06, 2011 9:32 pm

Caso não saibas há quem faça em casa as suas próprias gaiolas em madeira de pinho e por sinal muito bonitas, é só pesquisares e vês gaiolas muito bonitas até. Alguns arranjam como solução um estrado em aluminio para o fundo, outros simplesmente vão limpando. Acho que continuas a confundir a chinchila com outros roedores, não é por acaso que a chinchila é conhecida como roedor que não deita cheiro...enfim.

Dá uma vista de olhos às gaiolas dos Roedores do Algarve.
marianamar
Membro Veterano

sábado mai 07, 2011 3:37 pm

acorchins Escreveu:Alguns arranjam como solução um estrado em aluminio para o fundo, outros simplesmente vão limpando.
;)
nadinha1
Membro Júnior
Registado: segunda fev 14, 2011 6:30 pm

sábado mai 07, 2011 10:49 pm

O plástico para além de fazer mal às chinchilas, se o ingerirem, também faz mal às suas patinhas que começam a desenvolver calos devido ao contacto com o mesmo durante muito tempo. Daí que até os veterinários recomendem as prateleiras de madeira.
Responder

Voltar para “Exóticos”