dicas e ajudas-gaiola para ratazana
-
- Registado: sábado mai 07, 2011 11:22 pm
Muito boa noite a toda a gente, e antes de me dirigir à temática ao qual venho a escrever neste momento, os meus parabéns pelo site em si, parabéns aos criadores,aos moderadores e a todos os utilizadores que colocam este fantástico e interessante site em pé.
Para dizer a verdade já venho a seguir este site à algum tempo e hoje pensei para mim... e porque não criar uma conta, juntar-me a esta fantástica comunidade e colocar uma questão que já me tem vindo a moer a cabeça à alguns dias!
Bem... aqui vai... é o seguinte, os meus filhos andam sempre a dizer-me que querem um animal de estimação e estão sempre a dizer"papa papa queremos um ratatui!!!!" entre outras coisas...e já a alguns dias que ando a debater comigo mesmo,com a minha mulher mas também com colegas de trabalho qual a melhor solução...se é preferÃvel comprar uma gaiola para ratazana ou meter-me em aventuras de bricolage e criar a minha própria gaiola e assim os meus filhos também podem aprender um pouco que sem trabalho não se chega a lado nenhum! e com esta crise mais difÃcil é! Mas pronto, a questão já está colocada e gostaria de ouvir diversas opiniões... se alguém também já se meteu nesta aventura, e caso a resposta seja afirmativa que materiais utilizou e um preço aproximado de gastos.
Caso alguém conheça também algum site bastante acessÃvel(ou loja no porto e/ou arredores) para compra de gaiolas a um preço reduzido também estou todo ouvidos, mas como é lógico provavelmente esta será uma segunda opção
Muito obrigado a todos desde já, um bom fim de semana, que o aproveitem bem.. que segunda feira estamos de volta a mais uma semana de trabalho e de levar os miúdos à escola! ehehehe
cumprimentos
António Fernandes
Para dizer a verdade já venho a seguir este site à algum tempo e hoje pensei para mim... e porque não criar uma conta, juntar-me a esta fantástica comunidade e colocar uma questão que já me tem vindo a moer a cabeça à alguns dias!
Bem... aqui vai... é o seguinte, os meus filhos andam sempre a dizer-me que querem um animal de estimação e estão sempre a dizer"papa papa queremos um ratatui!!!!" entre outras coisas...e já a alguns dias que ando a debater comigo mesmo,com a minha mulher mas também com colegas de trabalho qual a melhor solução...se é preferÃvel comprar uma gaiola para ratazana ou meter-me em aventuras de bricolage e criar a minha própria gaiola e assim os meus filhos também podem aprender um pouco que sem trabalho não se chega a lado nenhum! e com esta crise mais difÃcil é! Mas pronto, a questão já está colocada e gostaria de ouvir diversas opiniões... se alguém também já se meteu nesta aventura, e caso a resposta seja afirmativa que materiais utilizou e um preço aproximado de gastos.
Caso alguém conheça também algum site bastante acessÃvel(ou loja no porto e/ou arredores) para compra de gaiolas a um preço reduzido também estou todo ouvidos, mas como é lógico provavelmente esta será uma segunda opção
Muito obrigado a todos desde já, um bom fim de semana, que o aproveitem bem.. que segunda feira estamos de volta a mais uma semana de trabalho e de levar os miúdos à escola! ehehehe
cumprimentos
António Fernandes
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm
Não deve manter uma ratazana sozinha, deve manter pelo menos 2.
Fazendo uma gaiola você poderá fazer algo maior, mais fácil de limpar e exactamente como quer. Se vir que é mais fácil do que fazer tudo de base pode adaptar um viveiro de aves, construir apartir duma estante/armário, etc.
Ao longo destes tópicos aparecem diferentes gaiolas, veja:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... nas+gaiola
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... la&start=0
Não compre as ratazanas só pelas crianças, vai ser você a tratar delas e as crianças podem até perder o interesse.
Fazendo uma gaiola você poderá fazer algo maior, mais fácil de limpar e exactamente como quer. Se vir que é mais fácil do que fazer tudo de base pode adaptar um viveiro de aves, construir apartir duma estante/armário, etc.
Ao longo destes tópicos aparecem diferentes gaiolas, veja:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... nas+gaiola
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... la&start=0
Não compre as ratazanas só pelas crianças, vai ser você a tratar delas e as crianças podem até perder o interesse.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Olá joferdesfer,
Antes de mais, os seus filhos têm muito bom gosto ahah! As ratazanas são uns bichinhos adoráveis
Em termos de contas, eu acho que pode ficar mais barato comprar uma gaiola que faze-la. É preciso ter sorte, ver os sítios certos... mas consegue encontrar uma gaiola de bom tamanho para duas ratazanas por 30 euros. Se for boa, é uma compra que se faz uma vez e que dura para muitos anos...
Queria deixar como conselho era não comprar as ratazanas em loja... se forem fêmeas podem muito bem vir grávidas e muitas vezes nas lojas os bichos não recebem grande tratamento... Comprando a criador também fica bem mais barato.
Outras dúvidas diga, e já agora tem alguma informação no blog abaixo
Antes de mais, os seus filhos têm muito bom gosto ahah! As ratazanas são uns bichinhos adoráveis

Em termos de contas, eu acho que pode ficar mais barato comprar uma gaiola que faze-la. É preciso ter sorte, ver os sítios certos... mas consegue encontrar uma gaiola de bom tamanho para duas ratazanas por 30 euros. Se for boa, é uma compra que se faz uma vez e que dura para muitos anos...
Queria deixar como conselho era não comprar as ratazanas em loja... se forem fêmeas podem muito bem vir grávidas e muitas vezes nas lojas os bichos não recebem grande tratamento... Comprando a criador também fica bem mais barato.
Outras dúvidas diga, e já agora tem alguma informação no blog abaixo

-
Cara FeelingNerD desde já muito obrigado pela resposta e por ser a primeira a querer ajudar! sim eu sei que não deve estar uma sozinha, a partir das minhas pesquisas penso eu que já recolhi informação suficiente para o bom tratamento dos bichinhos e sentirem-se como uns réis!! e as ratazanas também são para mim, e sempre tive aquele bichinho dentro de mim para ter uns roedores.
marianamar sabe-me dizer onde poderei arranjar gaiolas a esses preços? agradecia uma luz no âmbito dessa questão.. eu ja tenho também a ideia de comprar 2 machos, por isso não há problema de gravidez, em relação à dita cuja compra dos bichinhos, sabe-me dizer a localização e/ou contacto dos criadores mais aconselháveis
obrigado às duas!
marianamar sabe-me dizer onde poderei arranjar gaiolas a esses preços? agradecia uma luz no âmbito dessa questão.. eu ja tenho também a ideia de comprar 2 machos, por isso não há problema de gravidez, em relação à dita cuja compra dos bichinhos, sabe-me dizer a localização e/ou contacto dos criadores mais aconselháveis
obrigado às duas!
-
- Membro Veterano
marianamar Escreveu:mas consegue encontrar uma gaiola de bom tamanho para duas ratazanas por 30 euros.
Marianamar, quem me derá encontrar algo assim. A minha custou 35€ e é tão pequena.

De nada, se quiser posso lhe dar o link dum catalogo duma loja onde por uns 60euros já consegue algo em madeira com 1030x305x630. Tambem tem outras de 920x410x630 / 580x310x745.
Lá pode escolher se quer o tabuleiro/portas da gaiola em plástico ou ferro, pode pedir se não quiser grade no fundo ou tabuleiro (baixando o preço), e até vendem peças para substituir algo que se estrague.
O grande problema é as gaiolas serem de passaro e por isso terem pouca profundidade, o que pode fazer com que não sirva para ratazanas.
-
pode enviar o link sim,se fizer favor... e muito obrigado pois ate aqui tem sido uma grande ajuda!
-
- Membro Veterano
Olha, essa de 30 euros que eu ando a namorar foi numa loja de chineses... mas é bem grande, de grades bem espaçadas, mais alta que comprida, com muitas portas, e até bonita, toda branquinha... óptima mesmo!
É mesmo uma questão de procurar e procurar... A minha gaiola maior só custou 70 euros (uma gaiola deste tamanho costuma passar os 200 euros), foi um verdadeiro achado no Eleclerc. Era para pássaros mas foi fácil de adaptar.
É mesmo uma questão de procurar e procurar... A minha gaiola maior só custou 70 euros (uma gaiola deste tamanho costuma passar os 200 euros), foi um verdadeiro achado no Eleclerc. Era para pássaros mas foi fácil de adaptar.
-
sabe-me dizer o nome da loja e da cidade?
ate poderei viver la perto
ate poderei viver la perto
-
- Membro Veterano
Bem este verão das duas uma, ou começo a frequentar o aki/leroy ou começo a frequentar lojas dos chineses
A minha gaiola tem 520x305x630mm uso a para degus, comprei sem a ver ao vivo, quando a tenho a frente com os 2 miudos lá dentro é que me apercebi da "asneira" que tinha sido. :s
PS. Mandei o link do catalogo por mensagem privada.

A minha gaiola tem 520x305x630mm uso a para degus, comprei sem a ver ao vivo, quando a tenho a frente com os 2 miudos lá dentro é que me apercebi da "asneira" que tinha sido. :s
PS. Mandei o link do catalogo por mensagem privada.
-
- Membro Veterano
Pois a da loja dos chineses fica em de Anadia, na zona da Bairrada, entre Aveiro e Coimbra... mas às vezes os produtos são quase os mesmos, até em lojas de cidades diferentes 
É verdade, é preciso ter atenção ao tamanho... essa dos chineses tem o tamanho certo para duas ratz, mas não lhe metia mais nenhuma. A grande, do Eleclerc, tem agora cinco machos, mas dava pra dez fêmeas na boa.

É verdade, é preciso ter atenção ao tamanho... essa dos chineses tem o tamanho certo para duas ratz, mas não lhe metia mais nenhuma. A grande, do Eleclerc, tem agora cinco machos, mas dava pra dez fêmeas na boa.
-
- Membro Veterano
Oh mas a sua gaiola grande por 70€ é uma pechincha daquela que se encontra uma vez na vida
e gastar 180-200 numa é demais. Vou mesmo ver os chineses.
Eu queria era ver se fazia algo como aparece aqui: http://octodondegus.weebly.com/
Adoro que seja em madeira, e gosto mesmo dos troncos naturais, das pedras, das delicadas chavenas de chá
acho tudo adoravel.

Eu queria era ver se fazia algo como aparece aqui: http://octodondegus.weebly.com/
Adoro que seja em madeira, e gosto mesmo dos troncos naturais, das pedras, das delicadas chavenas de chá

-
- Membro Veterano
Que lindas! Parecem muito prácticas!... Agora madeira com ratz e a urina... não durava muito. É uma pena são lindas

Claro que o meu sonho enquanto dona de ratz era ter uma Ferret Nation... com a porta enorme, perfeita para limpar e facilitando muito as sessões de fotos (quando estão a dormir aninhadinhos e ficava mesmo gira a foto, mas há grades à frente...)

Claro que o meu sonho enquanto dona de ratz era ter uma Ferret Nation... com a porta enorme, perfeita para limpar e facilitando muito as sessões de fotos (quando estão a dormir aninhadinhos e ficava mesmo gira a foto, mas há grades à frente...)

-
- Membro Veterano
Tambem ja vi essas são espetaculares, um sonho, o que me desagra é que não dá para usar substracto senão vai tudo parar fora da gaiola.
As de madeira se calhar vou ver como o outro membro aplicou o vinil na madeira ou arranjo algo resistente e impermeavel para por no fundo, de qualquer forma, como tem a frente alta da para meter muito substracto.

As de madeira se calhar vou ver como o outro membro aplicou o vinil na madeira ou arranjo algo resistente e impermeavel para por no fundo, de qualquer forma, como tem a frente alta da para meter muito substracto.
-
sim, eu conheço Anadia,e a Bairrada! e sei bem onde é eeheheh, já la passei algumas vezes, boa terra, e boa gente! e grande leitão, ate faz agua na boca a estas horas da noite!
voltando ao tópico que eu já me estava a divagar, ta bastante interessante essa gaiola de madeira, e é um bom projecto para ter em mente, e onde eu poderei arranjar vinil para gaiola? se é o vinil que eu estou a pensar não fica carote?
obrigado
voltando ao tópico que eu já me estava a divagar, ta bastante interessante essa gaiola de madeira, e é um bom projecto para ter em mente, e onde eu poderei arranjar vinil para gaiola? se é o vinil que eu estou a pensar não fica carote?
obrigado
-
- Membro Veterano
Mas isso se calhar também é fácil de adaptar com o vinil! Bastava uma faixa larga a toda a volta do fundo, por dentro... e voiláFeelingNerD Escreveu:Tambem ja vi essas são espetaculares, um sonho, o que me desagra é que não dá para usar substracto senão vai tudo parar fora da gaiola.![]()

Ahah excelente leitão joferdesfer, e posso dizer que o meu avô é um mestre na arte de o assar!

Sobre o material, também já vi quem usasse acrílico, não sei é até que ponto é mais económico.
Também já vi por aí umas gaiolas adaptadas a partir de estantes... Têm sempre os seus defeitos e as suas qualidades, dependendo muito de cada estante e do material usado, mas parece uma boa ideia para reciclar mobília que já não se usa!

De resto é possível combinar os materiais de forma eficiente usando por exemplo, madeira para a estrutura, mas acrílico para os níveis e tabuleiro sobre o fundo. Também já vi quem combinasse partes de várias gaiolas pequenas para criar uma grande. Há tantas hipóteses

Um dia destes ainda pego num aquário que está parado lá em casa para fazer uma coisa assim.