FURÕES JÁ LEGAIS COMO ANIMAIS DE COMPANHIA!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda mai 30, 2011 9:31 am

element Escreveu:Ou seja, está tudo na mesma...
Não estou a ver o M. da Agricultura a mandar circulares para GNR, PSP etc, a dizer que se cruzarem com alguém a passear o seu furão na rua não há problema... :?
Que eu saiba, não compete ao M. da Agricultura enviar circulares para esses organismos... Contudo, o clube ainda está a trocar correspondência com este Ministério para aclarar melhor a situação.

O que têm os donos dos furões, é de legalizá-los junto do ICNB e depois trazerem consigo a papelada (o D/L com a Portaria e os documentos de legalização) e o nº de telefone do ICNB. Caso tenham problemas, expliquem a situação. Será normal por enquanto, que as autoridades ainda a desconheçam mas a pouco e pouco, lá chegarão. E os sócios do clube do furão (com as cotas em dia :wink: ) podem contactar com o clube, sobretudo se for ao fim-de-semana.
MHZ
Membro Veterano

segunda mai 30, 2011 9:40 am

Balzack Escreveu:Então só para esclarecer,

Isto significa que podemos andar com os nossos meninos na rua(desde que com o registo do ICNB) sem nos preocupar-mos com a apreensão dos mesmos e uma multa gigantesca?
Sobre a segurança, já respondi no tópico anterior. Nos inícios, acredito que dado o desconhecimento da lei, possam haver alguns incidentes desagradáveis, sobretudo em cidades mais ligadas às zonas de caça...

Sobre o passear na rua, depende muito dos donos. A maioria dos furões, adora novidades e passear na rua é uma delas. Há que usar sempre a trela e observar alguns cuidados. São animais que andam com o nariz sempre no chão a cheirar tudo...até a porcaria que por lá se encontra...
Sei de casos de furões mortos por outros cães e o dono nem teve tempo de o apartar...
A minha recomendação é que vejam por onde os levam, trela segura semperigo de que a retirem e que não os descuidem nem por um minuto. E as vacinas em dia, mesmo a da raiva pois se algum se lembra de dar uma mordida em alguém, pode originar sérios problemas.
zepeixe
Membro Júnior
Registado: quinta fev 21, 2008 10:42 pm
1 papagaio africano cinzento de cauda vermelha (fêmea)

domingo jun 05, 2011 11:58 pm

Infelizmente para todos nós, trata-se de um falso alarme e sempre que transportarem um furão, verão inclusivamente a viatura que o transporta apreendida pelas autoridades, para além de multas exorbitantes. Os regulamentos referidos nada têm a ver com o diploma que tanto esperamos, definindo PARA PORTUGAL e pelas ENTIDADES PORTUGUESAS o Mustela putorius furo como animal de companhia. Esse diploma nunca foi elaborado nem aprovado nem poderia entrar em vigor, muito menos em 2011, com um governo demissionário que tinha muito mais do que fazer do que andar a elaborar diplomas sobre animais que desconhece, após tantas petições e tantas oportunidades. Todos temos o direito de sonhar, até mesmo de alucinar. Não temos é de dar vãs esperanças aos outros. Quando existir tal Diploma, os mais de 15.000 donos de furões em Portugal agradecem que seja mencionado o seu Nº, data, etc, e o DR onde foi publicado para que possamos andar com uma cópia sempre que transportarmos os nossos furões após os registarmos (quando pudermos registá-los)
MHZ
Membro Veterano

segunda jun 06, 2011 10:56 am

Que diploma se refere, Zepeixe?...e que dados tem para dizer que é um falso alarme? Leu as minhas resposta neste tópico?

Repito: O clube dos furões, sabendo da necessidade de clarificação e criação de legislação “Furão- Animal de Companhia”, escreveu ao Ministério da Agricultura, enviando-lhe todas as leis existentes sobre os furões e, uma vez que a Lei da Caça não distingue o furão animal de trabalho do furão animal de companhia, pediu-lhe para nos informar como actuará a AFN caso encontrem os proprietários a passear com o furão, num parque ou via pública ou em local que não seja possível de ser confundido com a possibilidade de estar sendo usado para actividades cinegéticas. E se para tal, também precisarão de licença passada pela AFN ou se é suficiente apresentarem os documentos em como foram registados no ICNB.

E a opinião do Ministério da Agricultura (e como é evidente, tenho comigo essa carta) que:

- O furão É um animal de companhia desde que cumprido o Regulamento 998/2003 da Comunidade Europeia e o n.º 16 da Portaria 7/2010 que visa regular, entre outras, as espécies incluídas no âmbito de aplicação da Convenção de Berna como é o caso do furão;

e

- Não se encontre em zona de caça. Neste caso, terá de respeitar a legislação cinegética, presumindo-se então que se encontra em infracção a menos que tenha a respectiva autorização para caçar dada pela AFN (Autoridade Florestal Nacional).

Assim e para evitar problemas futuros, aconselho vivamente a que registem os vossos furões junto do ICNB, os vacinem da raiva e da esgana e não se arrisquem a andar com eles em zonas de caça ou em zonas que possam levar as autoridades a suspeitar que estão em infracção.

E o SEPNA, (polícia da GNR) já foi informada deste parecer para evitar ao máximo, problemas futuros.
Se me perguntam se nas terras mais ligadas à caça, poderão ter problemas, eu diria que nos inícios, talvez os possam vir a ter...mas neste caso, os sócios do clube entram em contacto connosco para os ajudarmos.
zepeixe
Membro Júnior

segunda jun 06, 2011 10:24 pm

Bom, já verifiquei que existiu aqui um mal entendido. A questão está ultrapassada, e por isso, se servir de ajuda, passo a relatar os passos que dei no dia de hoje: contactei o ICNB para me informar de todas as diligências necessárias e a única coisa que me pediram foi o preenchimento da Ficha, onde é essencial a "Marca", ou seja, o número do "chip". Hoje mesmo "chipei" na Vetoeiras o Sneaky e a Bianca e enviei todos os documentos requisitados devidamente preenchidos, incluindo com fotos dos furões e da sua habitação.. A partir daqui será dado o devido despacho favorável e enviada a fatura para pagamento. Creio que são 125,00€ no início e 50,00€ por ano a partir daqui por cada furão. Obtido este despacho e efetuado o pagamento os furões serão completamente legais fora de zonas de caça, obviamente). Quanto à obrigatoriedade de vacinas, não creio ser aplicável, especialmente a da esgana, pois todos sabemos que se encontra completamente erradicada, daí ser mais uma picada absurda e dolorosa no animal. Peço desde já as minhas desculpas por alguma descoordenação nas ideias expostas e reitero a minha manifestação de júbilo após mais de duas décadas de sofrimento como amigo dos furões e radicalmente anti-caçadores.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda jun 06, 2011 10:42 pm

125€ iniciais mais 50€ anuais!!??
É ver todos os donos de furões contentes e a pular de alegria...
MHZ
Membro Veterano

segunda jun 06, 2011 11:23 pm

Penso que são 127€ na inscrição (independentemente do nº de furões e depois, 51 € anuais. Mas como temos alguém no ICNB que nos protege, esse alguém vai tentar que os 51€ anuais, deixem de existir...

Mas o serem caros, também poderá trazer uma vantagem...menos procura o que significará menos abandono...
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

segunda jun 06, 2011 11:56 pm

MHZ Escreveu:Penso que são 127€ na inscrição (independentemente do nº de furões e depois, 51 € anuais. Mas como temos alguém no ICNB que nos protege, esse alguém vai tentar que os 51€ anuais, deixem de existir...

Mas o serem caros, também poderá trazer uma vantagem...menos procura o que significará menos abandono...
Exactamente... :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 07, 2011 2:33 pm

Permita-me a correcção...
Quanto à obrigatoriedade de vacinas, não creio ser aplicável, especialmente a da esgana, pois todos sabemos que se encontra completamente erradicada,
Quererá dizer a da RAIVA. que bom que era que a esgana tivesse erradicada. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

terça jun 07, 2011 2:44 pm

Hoje estive na loja de animais a que costumo ir e já tinham várias rações diferentes e brinquedos para furão, estão a ponderar vender lá também.

Não me parece que serem caros vá impedir a procura, simplesmente vão te-los sem os legalizar.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

terça jun 07, 2011 8:51 pm

FeelingNerD Escreveu:Hoje estive na loja de animais a que costumo ir e já tinham várias rações diferentes e brinquedos para furão, estão a ponderar vender lá também.

Não me parece que serem caros vá impedir a procura, simplesmente vão te-los sem os legalizar.

Mas eles referem serem caros, mas é para legalizar, porque ter já muita gente tem sem serem legais.
element
Membro Veterano

terça jun 07, 2011 9:08 pm

Esses valores para registo são completamente absurdos.
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

terça jun 07, 2011 9:14 pm

element Escreveu:Esses valores para registo são completamente absurdos.
Concordo.

Era a isso que me referia cinza2009.
Passando a estar nas lojas, não vai ser nem o custo do furão nem o custo para os ter legais que vai impedir ninguém, simplesmente não os legalizam.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
element
Membro Veterano

terça jun 07, 2011 9:35 pm

Claro que não, ainda há dias me fizeram venda um casal de albinos por um valor inferior ao de registo...
zepeixe
Membro Júnior

quarta jun 08, 2011 12:44 am

Sim, tem razão, é a da raiva.

Já começo a recear escrever algo aqui, porque, volta e meia surge um disparate da minha parte. O facto de o reconhecer já é um bom sintoma...

Claro que me queria referir à vacinação contra a raiva. No entanto, até agora, não recebi qualquer "input" relativamente à OBRIGATORIEDADE de vacinação de furões em Portugal, dado que ainda é tudo muito novo (para muitíssima alegria minha, porque o novo é devido à simples razão de que estivemos à espera da legalização durante décadas). Na Vetoeiras, onde submeto os meus furões à superior supervisão do Dr Rui Patrício (passe a publicidade), e após os ter "chipado", de facto foi-me perguntado se já tinha boletins. Fiquei um pouco baralhado, pois ainda não vi ninguém com boletins de furões. Aproveito para pedir esclarecimentos a quem me possa explicar mais concretamente se terei mais passos obrigatórios a dar relativamente a boletins de vacinação ou outros. Não conto (por ora) sair para a rua com eles. Passeiam pela casa, saltam e brincam com a família como se de cães ou gatos se tratassem, mas ainda não ponderei a hipótese de ir à rua com eles. Também estou consciente que as nossas próprias solas ou roupas poderão trazer da rua doenças, mas não queria exagerar no zelo...
Responder

Voltar para “Exóticos”