O meu porquinho da India, kuikui está muito doente. Não estou aqui para pedir ajuda, porque ele já está internado, mas para vos ensinar com a experiencia que estou a ter.
Como ele estava muito sujo, escolhi o dia muito quente (40ºC) e dei-lhe um banhinho rápido. Sequei-o com toalhas e pronto. Ele ficou muito parado no banho, mas depois arrebitou e tomou a sua vida normal.
Passado 2 dias comecei a notar que já não nos chamava quando nos aproximavamos e deixou de comer. Ao 3º dia notei que ele fez diarreia e fui logo para o veterinário. Começou a fazer antibiotico e medicamento para as paredes dos intestinos. Comecei a dar comida diluida em agua pela seringa.
Passado um dia, deixou completamente de fazer cócó e ficava cada vez mais parado e mudo. Acabou por ficar internado.
Pelo que o vet me explicou, ele apanhou um choque nervoso com o banho e o intestino delgado deixou de funcionar. Ou seja, ele come, mas não produz fezes. Assim está a passar para o organismo toxinas que deveriam ser eliminadas. E aprendi que os porquinho escondem a doença, com medo de serem excluidos pelos outros... assim só notamos que estão doente quando eles já estão mesmo mal...
Agora está internado, a fazer os medicamentos por injecções a ver se conseguem que o intestino delgado volte a funcionar correctamente. O importante é que não tenha dores para conseguir deixar de estar contraido e preocupado, pois é tudo uma questão neurologica...
Tenho-o visitado todos os dias e tento que ele tenha mimo e se mexa, mas por enquanto não melhorou...
Bem... vou dando noticias, mas cada dia que passa vai-se tornando mais dificil...
Só vos queria alertar para a extrema sensibilidade e o perigo de causar choques aos animais...
Se alguém tiver alguma ideia ou experiencia igual, por favor digam-me que eu já tento tudo...