URGENTE! Alimentação de Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
CaoAlemao
Registado: segunda abr 13, 2009 5:00 pm

segunda ago 08, 2011 3:43 pm

Olá, eu tenho uma chinchila macho com 2 meses e 1 semana por ai, tenho-o a 3 dias e apenas esta a comer Chinchila Nature, o que mais eide de lhe dar? Alfafa? alguma fruta e legumes, tenho algumas duvidas acerca disso. Por favor respondam :)

Atenciosamente
pedrost9
Membro Júnior
Registado: quinta jul 14, 2011 8:24 pm

segunda ago 08, 2011 5:24 pm

Feno tem de ter sempre.
Alfafa dá uma ou duas vezes por semana.
Tek96
Membro Júnior
Registado: segunda ago 08, 2011 3:54 pm

segunda ago 08, 2011 6:29 pm

Muito obrigado amanha vou tentar comprar feno e alfafa :) mas na chinchila online diz algo sobre suplemento alimentar. e sobre isso o que fasso? Tmb fala sobre, como ja tinha dito, sobre frutas e legumes eide de dar? p a comida dele ja tem legumes e frutas, nao e a mxm coisa do ke ao natural mas ja ten o ke fasso?
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda ago 08, 2011 8:41 pm

Tek96 Escreveu:Muito obrigado amanha vou tentar comprar feno e alfafa :) mas na chinchila online diz algo sobre suplemento alimentar. e sobre isso o que fasso? Tmb fala sobre, como ja tinha dito, sobre frutas e legumes eide de dar? p a comida dele ja tem legumes e frutas, nao e a mxm coisa do ke ao natural mas ja ten o ke fasso?
Em 1º lugar veja como escreve porque o seu Português é uma desgraça.

Quanto à chinchila, além da ração tem de ter sempre feno à disposição tal como água. Nada de frutas nem legumes, não invente. Ração, feno, alfafa 2 a 3 vezes por semana, água e pedras de cálcio para elas roerem. O suplemento alimentar é o quê? É que nem tudo o que se lê é credível. Esteja atento às fezes e ao comportamento da suc chinchila.
Tek96
Membro Júnior

segunda ago 08, 2011 9:14 pm

Peço desculpas é que naquela altura estava com pressa para sair. Prontos aquele site onde lí sobre o suplemento é brasileiro e pelo o que vi, a ração deles pareçe farelo comprimido, não é nada parecido com a nossa ração, secalhar é por isso que eles lhe dão fruta, legumes entre muitas outras coisas. Eles dão o suplemento intercalado com a alfafa.

http://www.chinchila.org/

Muito obrigado pelas dicas precisava mesmo de saber para amanha lhe ir comprar a alfafa e o feno.

Obrigado :)
chinchilavis
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 9:55 pm

Ok, está desculpado. :wink:

Quanto ao feno, compre um de boa qualidade. A alfafa eu uso em cubos, para desgastarem os dentes. A Chinchila Nature é uma das melhores rações. :wink:

O máximo que dou ao meu chinchila é uma uva passa quando vejo que não há fezes.

Qualquer dúvida disponha.
Tek96
Membro Júnior

segunda ago 08, 2011 10:38 pm

Muito obrigado :)

Já agora o feno e a alfafa encontram-se em qualquer loja de animais certo?

É só para não ir ao engano ;)
chinchilavis
Membro Veterano

segunda ago 08, 2011 11:39 pm

O feno sim. Alfafa em cubos nem sempre. Compre coisas que digam que são mesmo para chinchilas. Feno compre da VL pois é a melhor marca com boa relação qualidade/preço. Os cubos de alfafa só há de uma marca. Pode achar que são caritos mas dão para imenso tempo. Veja as validades dos produtos (o feno não tem :roll: ).

Compre também as tais pedras para ela roer (da Trixie tem umas cor de rosa enormes que pode pendurar).

Qualquer dúvida consulte a minha assinatura. :wink:
Tek96
Membro Júnior

segunda ago 08, 2011 11:50 pm

Muito Obrigado mais uma vez ;)
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

segunda ago 08, 2011 11:54 pm

Se não encontrar os cubos de alfafa numa loja de animais, procure no Jumbo. Lá encontra de certeza. Também já encontrei no Pingo Doce.

Não existe apenas uma marca de cubos de alfafa. Existem várias. Mas eu recomendo apenas uma: Vitakraft
chinchilavis
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 12:08 am

GSfanatic Escreveu:Se não encontrar os cubos de alfafa numa loja de animais, procure no Jumbo. Lá encontra de certeza. Também já encontrei no Pingo Doce.

Não existe apenas uma marca de cubos de alfafa. Existem várias. Mas eu recomendo apenas uma: Vitakraft
GS hello! Hummm....depende do Jumbo e do Pingo Doce. Na zona centro (Guarda e Viseu) nunca encontrei :( .
Só encontrei numa loja de animais de uma marca que também aparece em lojas online.

Realmente é dificil viver no interior. Não há muito onde se possa encontrar coisas para chins. :o :|
GSfanatic
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 12:27 am

Claro que depende (no caso do Pingo Doce só se encontra mesmo na loja principal, porque nas mais pequenas só se encontra mesmo o feno), mas vamos ser positivos, né? Tanta negatividade! Pô, cara, isso não é legal! 8)
chinchilavis
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 12:46 am

GSfanatic Escreveu:Claro que depende (no caso do Pingo Doce só se encontra mesmo na loja principal, porque nas mais pequenas só se encontra mesmo o feno), mas vamos ser positivos, né? Tanta negatividade! Pô, cara, isso não é legal! 8)
Já sabes que fiz 90km para encontrar feno para o meu chincha e não encontrei do tal...Sim, sou pessimista. É que no meu concelho e no vizinho as sementes de petúnias vermelhas estavam esgotadas. Em Viseu existiam aos montes. :oops:
Mas pronto, reabasteci o stock do meu pequenote. :wink:
Tek96
Membro Júnior

terça ago 09, 2011 2:04 am

LOOOL Espero encontrar feno e alfafa muitoooo mais perto :?
GSfanatic
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 10:01 am

chinchilavis Escreveu:
GSfanatic Escreveu:Claro que depende (no caso do Pingo Doce só se encontra mesmo na loja principal, porque nas mais pequenas só se encontra mesmo o feno), mas vamos ser positivos, né? Tanta negatividade! Pô, cara, isso não é legal! 8)
Já sabes que fiz 90km para encontrar feno para o meu chincha e não encontrei do tal...Sim, sou pessimista. É que no meu concelho e no vizinho as sementes de petúnias vermelhas estavam esgotadas. Em Viseu existiam aos montes. :oops:
Mas pronto, reabasteci o stock do meu pequenote. :wink:
Mas isso foi só uma vez ou está sempre a acontecer? É que eu também já dei por mim a andar de loja em loja, de hiper em hiper à procura de comida e feno e só encontrei depois de muitas, muitas voltas. As coisas também esgotam em Lisboa :P .

E assim se vê como os animais exóticos estão a ser cada vez mais apreciados.

Ah, mais uma coisa. Como alguém que deixou de usar o feno da Versele-Laga (por ser demasiado caro, pelo menos na minha zona) e passou a usar o do Pingo Doce, posso dizer com toda a confiança que o do Pingo Doce é também bastante bom. Verdinho, cheiroso, com pouco pó... eu gosto. Não que alguma vez o tenha provado (ou talvez tenha, né chinchilavis? :twisted: )
Responder

Voltar para “Exóticos”