O meu porquinho da India !! URGENTE
-
- Registado: quinta ago 20, 2009 3:45 pm
Olá pessoal, tenho uma dúvida a tirar!
Comprei hoje o meu porquinho da índia. Passou a manhã toda na toca, nao comeu nem nada.
Como não achei normal, tirei a toca, ele ja se ta sentido mais a vontade, mas desde que cá chegou, anda muito nervoso e ainda nao bebeu água nem comeu a ração. Já tentei dar cenoura mas nao comeu.
O que comeu até agora mas muito pouco foi feno.
Já fez xixi e cocó mas nao come !!
Será que está doente, ou ainda se esta a tentar habituar a casa nova?
Comprei hoje o meu porquinho da índia. Passou a manhã toda na toca, nao comeu nem nada.
Como não achei normal, tirei a toca, ele ja se ta sentido mais a vontade, mas desde que cá chegou, anda muito nervoso e ainda nao bebeu água nem comeu a ração. Já tentei dar cenoura mas nao comeu.
O que comeu até agora mas muito pouco foi feno.
Já fez xixi e cocó mas nao come !!
Será que está doente, ou ainda se esta a tentar habituar a casa nova?
Acredito que esteja a habituar-se à nova casa. As minhas nos primeiros dias comeram e beberam pouco (e só o faziam quando eu não estava). Deixe que se habitue ao seu novo ambiente. Melhor ainda seria arranjar-lhe uma companhia do mesmo sexo. Os porquinhos adoram companhia da mesma espécie e ficam infelizes quando estão sozinhos.
Alface provoca diarreia e a fruta é desnecessária (pode dar, mas pouco). Agora no Verão a única fruta que dou às minhas porquinhas é casca de melancia. Elas adoram.carolinas Escreveu:é normal. o 1º dia. está nervoso. o que se quer é que ele nos proximos dias já se vá adaptando e comendo. ponha também alface, couve escura, pêssego, salsa, pepino. Eles gostam muito disso.
Olá!
Embora não tenha experiência com porquinhos da Índia, acredito que o comportamento de habituação à nova casa seja semelhante com outros roedores.
Posso dar o exemplo da minha hamster siberiana, que nos primeiros dois/três dias não comeu nem bebeu. Eu lá fui mostrando o comedouro e dava-lhe comida entre as grades para ela se habituar ao novo alimento bem mais balanceado e saudável do que o que ela estava habituada na loja ( que era praticamente só sementes de girassol ). Em relação ao bebedouro eu ía carregando nele para sair alguma água pelo tubinho onde eles bebem para ela entender que era ali que a água estava.
E pronto, agora ela come e bebe sem problemas!
Por isso, acho que não há nenhum problema com o seu PDI.
Caso o problema persistir por mais de uma semana então aí consulte um veterinário, porque pode estar com alguma doença.
Boa sorte para o seu porquinho da Índia.
Embora não tenha experiência com porquinhos da Índia, acredito que o comportamento de habituação à nova casa seja semelhante com outros roedores.
Posso dar o exemplo da minha hamster siberiana, que nos primeiros dois/três dias não comeu nem bebeu. Eu lá fui mostrando o comedouro e dava-lhe comida entre as grades para ela se habituar ao novo alimento bem mais balanceado e saudável do que o que ela estava habituada na loja ( que era praticamente só sementes de girassol ). Em relação ao bebedouro eu ía carregando nele para sair alguma água pelo tubinho onde eles bebem para ela entender que era ali que a água estava.
E pronto, agora ela come e bebe sem problemas!
Por isso, acho que não há nenhum problema com o seu PDI.
Caso o problema persistir por mais de uma semana então aí consulte um veterinário, porque pode estar com alguma doença.
Boa sorte para o seu porquinho da Índia.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP
http://capi-portugal.com/capi_site_pics ... 0india.jpg
Fica aqui uma pirâmide alimentar com os alimentos que lhe pode dar. Espero que ajude!
É normal ele estar assustado nos primeiros dias.
carolinas, não convém exagerar na alface!
Fica aqui uma pirâmide alimentar com os alimentos que lhe pode dar. Espero que ajude!

É normal ele estar assustado nos primeiros dias.
carolinas, não convém exagerar na alface!

-
Muito obrigado a todos!
Já fiquei mais descansada!
Espero que seja mesmo a habituação a casa nova !

Espero que seja mesmo a habituação a casa nova !
-
Bem parece que dar pessego resultou... Mas só come quando eu nao estou a olhar 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
- Contacto:
Nao dar sequer alface!! Nem pouco nem mais ou menos.
E cuidado com a fruta. Tente os vegetais primeiro, nao o habitue mal.
E cuidado com a fruta. Tente os vegetais primeiro, nao o habitue mal.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
- Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)
Olá Petrraa,
Os Porquinhos não reagem todos da mesma maneira.Um dos meus também não comeu, não bebeu, nem fez cócós e xixis no 1º dia.Também fiquei preocupada, pois sabia que ele é um mijão.Afinal, depois de uma noite de descanso e privacidade (acima de tudo) lá retomou a rotina.
A ambientação é muito importante para os ajudar a ultrapassar a natural timidez.
Boa sorte com o rapaz e venha apresentá-lo!
Os Porquinhos não reagem todos da mesma maneira.Um dos meus também não comeu, não bebeu, nem fez cócós e xixis no 1º dia.Também fiquei preocupada, pois sabia que ele é um mijão.Afinal, depois de uma noite de descanso e privacidade (acima de tudo) lá retomou a rotina.

A ambientação é muito importante para os ajudar a ultrapassar a natural timidez.
Boa sorte com o rapaz e venha apresentá-lo!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
Eu não quero discordar das vossas opiniões, mas a verdade é que antes nunca dava alface à minha PDI, por causa das coisas que lia e do que me diziam, contudo a minha mãe de vez em quando dá-lhe e nunca lhe fez mal e ela adora, acho que é o que ela gosta mais. Cá para mim é mais um mito! Daqui alguém já deu alface a um porquinho e que lhe tivesse feito mal?

Agora é raro dar alface a eles, mas antigamente dava com frequência e nunca tive problemas. Nunca em doses exageradas claro, pois por vezes as diarreias acontecem quando se abusa na dose dada.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
Pois, foi o que pensei... É que, por vezes, alguns foristas caiem no exagero e daí surgem mitos! Dizem logo para "nunca" dar e que provoca diarreia e tal... Acho que se deve dar tudo, mas com conta, peso e medida! A minha já tem 3 anos e farta-se de comer vegetais, às vezes nem toca na ração, ela gosta é de vegetais.miklos Escreveu:Agora é raro dar alface a eles, mas antigamente dava com frequência e nunca tive problemas. Nunca em doses exageradas claro, pois por vezes as diarreias acontecem quando se abusa na dose dada.

Por exemplo, na pirâmide alimentar dos PDI referem que se deve dar alface, mas em pouca quantidade, não dizem para nunca dar, por ser tóxico, como os figos, por exemplo.
Se existem outros legumes, que eu sei que posso dar, sem problemas, porque raio hei-de dar alface, sabendo que pode (e sim, pode, mesmo que não tenha acontecido com os vossos) provocar diarreia? Não vejo onde é que isso "atrapalha" ou porque é considerado "cair em exageros". Cair em exagero seria dizer "a alface mata os porquinhos". Isso sim, é um mito. Agora que a alface pode provocar diarreia (e a diarreia leva a desnutrição, que pode levar à morte, mas esqueçamos esse pormenor), pode sim senhora.
Mas pronto, façam como quiserem. Eu não dou, nunca dei e nunca hei-de dar. E tenho 5 porquinhas de 3 anos, bem de saúde (nunca tiveram problemas)e bem alimentadas. Mesmo que não tenham o "prazer" de comer alface. Elas ficam contentes com aquilo que lhes dou.
Eu confio plenamente no veterinário dos meus animais e ele disse-me para não dar alface, que não vale a pena (mesmo em termos de nutrição, que é algo que a alface tem pouco) e pode levar a problemas (diarreia) que em animais como os porquinhos podem ser graves. Confio muito mais nele do que em pessoas que dizem que alface não faz mal "porque eu dou e nunca aconteceu nada".
Mas pronto, façam como quiserem. Eu não dou, nunca dei e nunca hei-de dar. E tenho 5 porquinhas de 3 anos, bem de saúde (nunca tiveram problemas)e bem alimentadas. Mesmo que não tenham o "prazer" de comer alface. Elas ficam contentes com aquilo que lhes dou.
Eu confio plenamente no veterinário dos meus animais e ele disse-me para não dar alface, que não vale a pena (mesmo em termos de nutrição, que é algo que a alface tem pouco) e pode levar a problemas (diarreia) que em animais como os porquinhos podem ser graves. Confio muito mais nele do que em pessoas que dizem que alface não faz mal "porque eu dou e nunca aconteceu nada".