Olá!
Tenho três chinchilas: a Mia, a Six e o Dexter.
A Mia e a Six foram companheiras de gaiola durante mais de um ano e nunca houve problemas entre elas, só ao princípio é que foi difícil juntá-las mas depois não houve mais brigas.
Em Maio resolvi experimentar juntar a Mia com o Dexter para ver se tinham uma ninhada, para poder ficar com um macho. Assim ficava com dois machos numa gaiola e duas fêmeas noutra e ninguém ficava triste por estar sozinho. Eles deram-se bem e não houve qualquer problema.
Em Junho, como a Six já estava sozinha na gaiola há um mês, juntei-a outra vez com a Mia durante uns 15 dias para matarem saudades e depois voltei a juntar a Mia com o Dexter.
Desde essa altura até há uns dias atrás que a Mia e o Dexter tiveram na mesma gaiola, sem problemas entre eles, mas sempre que solto os três juntos, como sempre fiz, a Mia agora ataca a Six. Vai mesmo atrás dela e começa a atacá-la e voa montes de pêlo. A Six tenta esconder-se e não ataca de volta, mas a Mia vai atrás dela e ataca.
Gostava de as voltar a juntar, para não ter um casal sempre junto a procriar, mas pelos vistos vai ser difícil.
Em Maio antes de juntar a Mia com o Dexter ela pesava 494g e hoje voltei a pesá-la e está com 746g, por isso há a possibilidade de estar grávida.
Será por isso que está mais agressiva para a outra fêmea?
Espero que este texto gigante faça sentido e que alguém me possa responder. lol
Obrigada.
chinchila agressiva
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm
boas, eu sou do fórum aqui ao lado, o dos peixes.
ouvi dizer que as chinchilas muitas vezes têm carácter agressivo, e um amigo meu já teve problemas do jénero, a verdade é que nao sei bem como ele resolveu, mas se tentar dar-lhe menos comida ou uma pequena chapadinha com pouquinha força para não aleijar muito, pode resolver.
ouvi dizer que as chinchilas muitas vezes têm carácter agressivo, e um amigo meu já teve problemas do jénero, a verdade é que nao sei bem como ele resolveu, mas se tentar dar-lhe menos comida ou uma pequena chapadinha com pouquinha força para não aleijar muito, pode resolver.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
doctorbrinco Escreveu:boas, eu sou do fórum aqui ao lado, o dos peixes.

Bom, se a chinchila está grávida deixe-a esta onde ela quiser e não a junte. Se calhar não era má ideia voltar à forma em que ela não era agressiva ou fazer uma reaproximação. Mas se ela estiver grávida pode ser uma explicação. Aguarde mais opiniões.

Concordo com a chinchilavis.chinchilavis Escreveu:doctorbrinco Escreveu:boas, eu sou do fórum aqui ao lado, o dos peixes.
ouvi dizer que as chinchilas muitas vezes têm carácter agressivo, e um amigo meu já teve problemas do jénero, a verdade é que nao sei bem como ele resolveu, mas se tentar dar-lhe menos comida ou uma pequena chapadinha com pouquinha força para não aleijar muito, pode resolver.![]()
![]()
Chapadinha?
Cortar na comida?
![]()
Bom, se a chinchila está grávida deixe-a esta onde ela quiser e não a junte. Se calhar não era má ideia voltar à forma em que ela não era agressiva ou fazer uma reaproximação. Mas se ela estiver grávida pode ser uma explicação. Aguarde mais opiniões.
Cortar na comida? Dar uma chapadinha numa chinchila provavelmente grávida? É esperto, sem dúvida alguma. É que estes animais não stressam facilmente nem nada. Principalmente quando há uma gravidez (que só por acaso é a melhor altura para cortar na comida

Quando existe agressão entre duas chinchilas e por mais tentativas que se façam, elas não se entendem... separam-se e pronto. Vale mais ter duas chinchilas separadas do que uma morta e a outra gravemente ferida (ou pior). Isto não vai lá com chapadinhas.
No entanto eu acredito que neste caso é mesmo a gravidez que está a stressar a chinchila, fazendo com que ela não queira a outra por perto. Ou isso ou não quer que a outra lhe roube o macho

-
- Membro Veterano
Pois é GSfanatic, são umas ciumentas!GSfanatic Escreveu:Concordo com a chinchilavis.chinchilavis Escreveu:doctorbrinco Escreveu:boas, eu sou do fórum aqui ao lado, o dos peixes.
ouvi dizer que as chinchilas muitas vezes têm carácter agressivo, e um amigo meu já teve problemas do jénero, a verdade é que nao sei bem como ele resolveu, mas se tentar dar-lhe menos comida ou uma pequena chapadinha com pouquinha força para não aleijar muito, pode resolver.![]()
![]()
Chapadinha?
Cortar na comida?
![]()
Cortar na comida? Dar uma chapadinha numa chinchila provavelmente grávida? É esperto, sem dúvida alguma. É que estes animais não stressam facilmente nem nada. Principalmente quando há uma gravidez (que só por acaso é a melhor altura para cortar na comida).
Quando existe agressão entre duas chinchilas e por mais tentativas que se façam, elas não se entendem... separam-se e pronto. Vale mais ter duas chinchilas separadas do que uma morta e a outra gravemente ferida (ou pior). Isto não vai lá com chapadinhas.
No entanto eu acredito que neste caso é mesmo a gravidez que está a stressar a chinchila, fazendo com que ela não queira a outra por perto. Ou isso ou não quer que a outra lhe roube o macho

-
- Membro Veterano
Pois é GSfanatic, são umas ciumentas!GSfanatic Escreveu:Concordo com a chinchilavis.chinchilavis Escreveu:doctorbrinco Escreveu:boas, eu sou do fórum aqui ao lado, o dos peixes.
![]()
Chapadinha?
Cortar na comida?
![]()
Cortar na comida? Dar uma chapadinha numa chinchila provavelmente grávida? É esperto, sem dúvida alguma. É que estes animais não stressam facilmente nem nada. Principalmente quando há uma gravidez (que só por acaso é a melhor altura para cortar na comida).

Quase de certeza que a chinchila está prenhe, eu até sugeria que a ponha numa gaiola sozinha, pois se tiver com o macho e eventualmente se dê bem, após o parto vai logo acasalar. Se meter com a fêmea, as coisas podem correr bem, mas também há relatos de elas matarem a companheira antes do parto para proteger as crias. Eu já tive chinchilas que tiveram crias com outra fêmea na mesma gaiola sem problemas, mas se ela não a aceita dou-lhe mesmo por conselho a ter numa gaiola sozinha e sossegada. Boa sorte para o nascimento. Ah, isso não vai lá com chapadinhas.

-
- Membro
- Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
- Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)
Sim, ela agora já está sozinha na gaiola. Juntei o Dexter com a Six, e como a Mia possivelmente está grávida achei melhor que ela fica-se já sozinha precisamente por isso que disse acorchins. Não quero que ela fique logo grávida outra vez e assim a Six (que já estava sozinha há muito tempo) também tem companhia.
Se a Mia estiver realmente grávida, espero que corra tudo bem. Como vai ser a primeira ninhada tanto dela como "minha" espero que não haja problemas. Mesmo assim acho que vou entrar um bocadinho em freak out quando vir bebés a nasceram! lol
Se a Mia estiver realmente grávida, espero que corra tudo bem. Como vai ser a primeira ninhada tanto dela como "minha" espero que não haja problemas. Mesmo assim acho que vou entrar um bocadinho em freak out quando vir bebés a nasceram! lol