Hamster comum

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta set 09, 2011 3:04 pm

Sim, são siberianos, essa não é a questão... os siberianos não se dividem em dois tipos: winter white e campbells?
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

sexta set 09, 2011 4:17 pm

eu como nao sei diferenciar sou honesto para mim são todos hamsters russos, o que interessa é que informo as pessoas que so se deve ter 1 por gaiola
Eu nem gosto de cobras, pá!
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sexta set 09, 2011 4:19 pm

marianamar Escreveu:Sim, são siberianos, essa não é a questão... os siberianos não se dividem em dois tipos: winter white e campbells?
Siberiano é um nome comum, não é uma designação "oficial". O que aqui é "hamster siberiano" na sibéria é "hamster comum".

"Siberiano" é igual a "Russo" e são ambos termos incorrectos dado (tal como "hamster normal" aos sírios) a ambos winter-white e campbell.

Idealmente dever-se-iam utilizar apenas os termos "hamster winter-white" e "hamster campbell", podendo no máximo inserir o "anão" ou "anão russo" no nome, "hamster anão winter-white" e "hamster anão campbell", "hamster anão russo winter-white" e "hamster anão russo campbell".

Não sei se consegui resolver a dúvida, mas também estou a ficar sem argumentos :lol:
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
marianamar
Membro Veterano

sexta set 09, 2011 4:34 pm

Acho que estamos a tentar dizer o mesmo :)
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sexta set 09, 2011 4:51 pm

tekillaa Escreveu:eu como nao sei diferenciar sou honesto para mim são todos hamsters russos, o que interessa é que informo as pessoas que so se deve ter 1 por gaiola
No caso dos Hamsters Siberianos pode-se ter dois desde que estejam juntos desde pequenos... :) Já tive um casal e sempre viveram bem, nunca houve "guerra" e ele fazia tudo por ela, era muito engraçado de ver. Ela ficava no "ninho" e ele ia buscar coisas. Por incrivel que pareça nunca procriaram.
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sexta set 09, 2011 5:28 pm

Aqui as coisas já não foram assim VanesIsa, já tive todas as espécies de Hamster domésticas, tirando o Chinês e nunca as consegui manter juntas, aliás, nem quero, não quero de forma alguma ir contra a natureza da espécie, quero um animal que viva bem psicologicamente, prefiro.

Marianamar, eu penso que entendi o seu ponto, no entanto para esclarecer mais facilmente as coisas, Siberiano é um nome usado para designar os Winter-White também, ou seja, são exactamente a mesma espécie, dentro da mesma há padrões e cores e penso que é a essas mutações que se refere, mas o nome da espécie não muda de forma alguma.

Atenção que me refiro apenas ao Winter-White, visto que o Campbell já é outra história.
VanesIsa
Membro Veterano

sexta set 09, 2011 5:40 pm

CristinaFrr Escreveu:Aqui as coisas já não foram assim VanesIsa, já tive todas as espécies de Hamster domésticas, tirando o Chinês e nunca as consegui manter juntas, aliás, nem quero, não quero de forma alguma ir contra a natureza da espécie, quero um animal que viva bem psicologicamente, prefiro.

Marianamar, eu penso que entendi o seu ponto, no entanto para esclarecer mais facilmente as coisas, Siberiano é um nome usado para designar os Winter-White também, ou seja, são exactamente a mesma espécie, dentro da mesma há padrões e cores e penso que é a essas mutações que se refere, mas o nome da espécie não muda de forma alguma.
Compreendo, também já tive Sírios e Roborovski e todos eles isolados, mas os meus Siberianos já viviam juntos desde pequenos e estavam juntos na loja onde os fui buscar, eram o casal usado para criação e já não eram novos, na altura só ia buscar um, mas a Sra. também só vendia os dois juntos por ter pena dos separar e eu fiquei toda derretida com eles, eram mesmo fofinhos...
Pelo que tenho lido os Siberianos podem viver juntos desde que estejam juntos desde pequenos, o que foi o caso dos meus. Tive imensa pena quando partiram, pois era mesmo gira a maneira como interagiam.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

sexta set 09, 2011 9:15 pm

VanesIsa Escreveu:
tekillaa Escreveu:eu como nao sei diferenciar sou honesto para mim são todos hamsters russos, o que interessa é que informo as pessoas que so se deve ter 1 por gaiola
No caso dos Hamsters Siberianos pode-se ter dois desde que estejam juntos desde pequenos... :) Já tive um casal e sempre viveram bem, nunca houve "guerra" e ele fazia tudo por ela, era muito engraçado de ver. Ela ficava no "ninho" e ele ia buscar coisas. Por incrivel que pareça nunca procriaram.
mesmo assim nao gosto de dizer isso, tenho varios casos e conheço outros mais que entre irmaos existe a morte de alguns
Eu nem gosto de cobras, pá!
VanesIsa
Membro Veterano

sexta set 09, 2011 9:31 pm

tekillaa Escreveu:
VanesIsa Escreveu:
mesmo assim nao gosto de dizer isso, tenho varios casos e conheço outros mais que entre irmaos existe a morte de alguns
Bem... Pelos vistos, tive imensa sorte com os meus! :)
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sexta set 09, 2011 10:17 pm

marianamar Escreveu:
tekillaa Escreveu:off topic: não generalizar as lojas e quem nelas trabalha :wink:
Se conheceres uma na zona Aveiro/Coimbra diz-me!
Colibri :wink:
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado set 10, 2011 9:55 am

Olá!
Sobre a questão de poder ou não juntar dois hamsters.
Eu tive uma má experiência ao tentar isso, ou melhor, a ser obrigada a tentar isso...
Actualmente apenas tenho a minha Kitana ( hamster siberiana com a pelagem inteiramente branca ), mas já tive mais à cerca de dois anos e passo a contar:
Fui a uma loja onde habitualmente ía e quis comprar uma hamster siberiana ( adorei uma cinzenta clara que lá estava e trouxe-a ). Ficou com o nome de Lira. Mas o Sr. que me atendeu ( que já me conhecia à bastante tempo, uma vez que eu ía à loja praticamente todos os dias ) queria oferecer-me mais dois siberianos pela compra da Lira. Eu perguntei de imediato se tinham sido juntos desde bébés ( pois a informação que tenho e ainda hoje concordo com esta é que os hamsters apenas devem ser juntos desde que sejam irmãos ou que tenham convivido desde muito novos ) ao que a resposta foi sim e aceitei trazê-los, mas com eles trouxe também uma outra gaiola, pois tinha receio que se os fosse juntar com a Lira, isto desse barraca.
Duvidei que estes oferecidos tivessem estado juntos desde bébés com a Lira, uma vez que esta era adulta e o Hórus e o White ( nomes do dois bébés ) eram muito novos.
Coloquei os irmãos na gaiola e fui tentando uma aproximação dos dois com a Lira.
Depois de mais ou menos um mês de convívio por entre as grades ( em que pareciam dar-se bem, nunca lutaram ou se morderam, decidi juntar a o Hórus e o White á Lira. Pois, nunca devia ter feito tal coisa.
Nem me quero lembrar dos arrufos, a Lira mordia-os sem dó nem piedade, separei-os de imediato. Coloquei o Hórus e o White na sua gaiola e deixei a Lira sozinha.
O que aconteceu ? Os próprios irmãos começaram a lutar também. Separei o Hórus ( que ficou com várias cicatrizes e feridas mas felizmente todas sararam ) para uma caixa de cartão e deixei o White na gaiola.
E algumas noites passaram, os buracos na caixa de cartão eram cada vez mais e cada vez mais eram as vezes que eu ía buscar o Hórus à casa de banho, aos quartos, debaixo do sofá, etc.
Passados uns dias, o White ficou apático e eu levei-o à loja, onde ficaram com ele para tratá-lo ( pois a dona da loja era veterinária ). Disseram então que o tiveram de mandar para o criador, pois não sabiam do que se tratava e foi a última vez que o vi. Também não tinha condições de ter três hamsters em três gaiolas diferentes e no princípio sempre pensei que pudesse juntar os três ou então deixar os irmãos numa gaiola e a Lira na outra que sempre foi sua.
O Hórus passou assim para a sua gaiola onde antigamente partilhava o seu espaço com o irmão e a Lira ficou na sua.
O Hórus viveu cerca de 3 anos e a Lira 5 anos.

Nunca, mas nunca volto a juntar dois ou mais hamsters. Agora, como já disse tenho a minha Kitana e já tive a Tara ( que morreu á uns tempos ), mas sempre separados. Prefiro jogar pelo seguro, sei que são animais solitários e a minha falta de experiência à uns anos atrás fez-me ver que realmente ou os tenho sozinhos ou não os tenho.

Bem, desculpem o tamanho do texto, mas é para ficarem com esta história e para se informarem bem antes de juntar dois hamsters.

Se alguém aqui tiver hamsters que partilhem o mesmo espaço, boa sorte e espero que nunca aconteça o que aconteceu a mim.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado set 10, 2011 10:08 am

eh mariana que baralhação. independentemente dos nomes que lhes chamam só há dois desses: os winter (que ficam brancos) e os campbell (onde há muitas cores de pelagem). Infelizmente e porque para os demais são todos "russos", já se torna dificil achar qualquer um deles, pois misturaram as duas sub-espécies e o que há mais por aí são híbridos.

os hamsters anões são sociais, sempre mantive juntos ou em colónias desde os ww, aos campbell, robbie ou chinês. O que e esquecem de vez em quando é que o espaço disponível não lhes permite viver. Não podemos esperar criar vários numa gaiola de 35 cm.

Já os sírios são solitários.
VanesIsa
Membro Veterano

sábado set 10, 2011 11:31 am

Nitara, mas o seu caso foi diferente do meu, os meus sempre estiveram juntos e sempre se deram bem, no seu caso separou-os e só depois tentou juntar, é diferente... :)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado set 10, 2011 11:42 am

parece-me óbvio que separar e voltar a juntar é sempre difícil, para isso, quando nao queria crias, separava apenas com rede, de modo a dormirem juntos na mesma mas não conseguirem cruzar. Os outros grupos,os meus, eram sempre unissexuais, evitando ter de os separar.
marianamar
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 1:43 am

buzio Escreveu:eh mariana que baralhação. independentemente dos nomes que lhes chamam só há dois desses: os winter (que ficam brancos) e os campbell (onde há muitas cores de pelagem). Infelizmente e porque para os demais são todos "russos", já se torna dificil achar qualquer um deles, pois misturaram as duas sub-espécies e o que há mais por aí são híbridos.
Portanto, há dois tipos "dentro" dos russos. Exactamente o que estava a tentar dizer!!... x)

Dani, onde fica a loja Colibri? Tem site? :D
Responder

Voltar para “Exóticos”