As minhas primeiras Ratz!!! <3

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
alvespaula
Membro Júnior
Registado: sexta nov 05, 2010 6:19 pm

sexta set 09, 2011 10:07 pm

wolfwoman Escreveu:marianamar :o acho que os chineses daqui não têm nada de gaiolas... nunca reparei, tenho de ir ver!!!! Isto de ter aqui a rede não dá com nada, é uma trabalheira para abrir a portinhola que eu fico é a vê-las do lado de fora (e mal).
Ainda não experimentei o que disseste sobre o iogurte nem o queijo fresco, mas tirei notas.
Debaixo daquela cómoda onde ela se foi enfiar há muito pó e agora tenho medo que ela fique mesmo doente, ou pior... esta pergunta é um bocado cretina mas sabes se eu levar as duas à consulta terei que pagar a consulta de cada uma? :P
Mais de 80eur agora não pode mesmo ser...
na universidade uma consulta de ratazanas custava em março deste ano 20.50 €. levei lá 6 ratz e cobraram consulta para 4.
wolfwoman
Membro
Registado: quarta ago 31, 2011 12:44 am

sábado set 10, 2011 12:35 am

A de Medic. Vet. da Ajuda né? Os meus gatos pagam 40 eur se não estou em engano, daí ter falado nos 80eur. Quando ligar a marcar confirmo. Obrigada !
alvespaula
Membro Júnior

sábado set 10, 2011 2:18 pm

wolfwoman Escreveu:A de Medic. Vet. da Ajuda n�? Os meus gatos pagam 40 eur se n�o estou em engano, da� ter falado nos 80eur. Quando ligar a marcar confirmo. Obrigada !
sim, fui confirmar o preço na factura e a consulta de roedores é 20.50€.
mas telefona antes de ir para confirmar o preço, não vá ter aumentado.
alvespaula
Membro Júnior

sábado set 10, 2011 2:36 pm

veela Escreveu:a minha kali vai fazer agora dois meses, ainda é bebé. há vezes que ela vem muito devagarinho de boca aberta para mordiscar mas outras vem mesmo toda lançada para morder. nunca mordeu a sério porque sempre tirei a mão a tempo.
agora tenho posto a gaiola no chão e abro a porta, a gaia sai logo e mete-se a andar dum lado para o outro e a trepar tudo mas a kali nem uma pata mete fora da gaiola com medo.
esta gaiola que tenho (que parece ser igual ou bem parecida a essa das fotos) comprei por 50€ no olx, mas pelos vistos ainda vou ter que esperar mais uns tempinhos antes de as mudar para lá.
quando fui ao veterinário com as minhas duas chinchilas só paguei uma consulta.
tenta o seguinte que foi o que fiz com as minhas apesar de serem adultas não manuseadas: deixa que ela te morda...

eu também fazia o mesmo que tu e, claro, não conseguia qualquer tipo de aproximação porque vivia com o terror de ser mordida (e fui várias vezes). quando ela vem para te morder em vez de afastares a mão pressiona-a na direcção da boca dela. se for como as minhas ficará confusa e não vai gostar porque não é fixe ter um bocado de mão ou dedo dentro da boca.
fiz isto várias vezes ás minhas e agora, quase 1 ano depois, já dou festinhas na texuga, já me lambe as mãos, vem ter comigo sem medo e posso lhe pegar sem que me ataque (apesar de não gostar de ser pegada, guincha até ao desespero). já a nina, como era mais velha, não lhe consigo pegar (quando é necessário tenho de fazê-lo com uma toalha) mas vem ter comigo, come na minha mão e se lhe tento dar uma festa ela empurra-me os dedos com as mãos dela mas se a arrelio muito mordisca mas sem fazer sangue.

é tudo uma questão de paciência porque ela sabe muito bem que ao tentar morder-te não lhe tocas. tens de contrariar essa ideia que ela tem: morde à vontade que não tiro a mão.

na verdade como a tua ratz é novinha acredito que ela mude o comportamento com o tempo. tens é de ter paciência...

boa sorte,
paula
wolfwoman
Membro

sábado set 10, 2011 2:59 pm

:)
lentini7
Registado: domingo set 04, 2011 2:11 pm

sábado set 10, 2011 4:15 pm

veela Escreveu: tenta o seguinte que foi o que fiz com as minhas apesar de serem adultas não manuseadas: deixa que ela te morda...
Deixa que morda?! 8D
Mas não vos dói as trincas?
Eu tenho hamsters que ainda não consegui amansar e além de fazer sangue dói!
Chiça, vocês devem ter dedos de ferro! :p
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado set 10, 2011 7:19 pm

lentini7 Escreveu:
veela Escreveu: tenta o seguinte que foi o que fiz com as minhas apesar de serem adultas não manuseadas: deixa que ela te morda...
Deixa que morda?! 8D
Mas não vos dói as trincas?
Eu tenho hamsters que ainda não consegui amansar e além de fazer sangue dói!
Chiça, vocês devem ter dedos de ferro! :p

Eu tive hamsters e eles mordiam por tudo e por nada, à parva.

As ratz que tenho, uma mordeu-me uma vez por engano, queria era a comida que eu tinha na mão. Outra mordeu a sério, e doeu, quando lhe estávamos a cortar um dedo no vet (teve um acidente e o dedo teve de ser cortado). Se me cortassem um dedo, eu também mordia...

De resto as trinquinhas que dão são mais um "provar" dos dedos, de curiosidade, que não aleija nem faz sangue. São cócegas.

Não dá pra comparar comportamentos de ratz e hamster :P
wolfwoman
Membro

domingo set 11, 2011 2:00 pm

Os meus hamsters normais mordiam às vezes quando punhamos o dedo entre as grades da gaiola... já os meus siberianos nunca me morderam. Um deles até me dava beijinhos :o
Mas confesso que eu também teria medo de meter a mão dentro da gaiola, não fosse a ratette ganhar o gostinho do sangue :twisted:

A minha irmã ontem a pegar na Patanisca disse que ela guinchou porque se calhar a aleijou, não sei, mas nem assim a bichinha a mordeu...
wolfwoman
Membro

terça set 13, 2011 6:24 pm

Pronto, as minhas ratz foram hoje ao médico lá no hospital da faculdade na ajuda... mas não estou muito descansada... a médica diz que ao auscultar não ouve nada e que elas parecem estar bastante saudáveis e medicar sem ter a certeza não é boa ideia sendo elas tão novinhas (nasceram a 1 de Agosto). Só mandou desparasitar... mas se os sons persistirem voltar lá. Até pode ser do stress da mudança...
Elas de facto parecem bem, brincam, comem, são activas, mas todos os dias a patanisca faz aquele barulhinho.
No entanto, o criador onde as fui buscar quase que garante que elas estão doentes e aconselha-me a esperar uma semana e se os chiados continuarem para ir a outra clínica... enfim... não saio disto :(
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça set 13, 2011 10:06 pm

Se a respiração é sonora, a Patanisca tem de ter algum problema. Simplesmente não é suposto a respiração fazer qualquer som. A vet auscultou-a?
wolfwoman
Membro

quarta set 14, 2011 5:13 pm

Marianamar sim, auscultou-a, e disse que não ouve nada! Em nenhuma das duas. Disse que elas parecem saudáveis.
A respiração delas nunca foi sonora, como naquele vídeo que me mandaste da ratita com a infecção, às vezes é que (mais a Patanisca do que a outra) elas dão aqueles tais saltinhos e fazem aquele som.
A criadora enviou-me esse mesmo vídeo que mostraste e disse que outras dela já tiveram aquilo, mas nunca ouvi as minhas fazer nada que se pareça.

Depois mostrou-me este vídeo e disse que se for assim em principio não deve ser preocupante, mas para continuar atenta...

http://www.youtube.com/watch?v=tC4VqABlq2w

...e é exactamente isto que elas fazem. Eu não posso passar a vida a gastar dinheiro em veterinários por rotina, mas também não ando descansada.
wolfwoman
Membro

sábado set 17, 2011 3:50 pm

Bom, hoje estive numa loja de animais onde vi duas ratz lindas siamesas já com aspecto adulto, mas com um ar muito infeliz, meti o dedo encostado à grade a ver a reacção duma delas e... ia levando uma trinca daquelas !!! A rata atirou-se toda à grade... já percebo o porquê dos cuidados em relação às ratz em lojas de animais, especialmente as siamesas.
marianamar, e eu que só penso no fofão do bowie... raisparta que ainda cometo uma loucura :D
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado set 17, 2011 4:07 pm

wolfwoman Escreveu:Bom, hoje estive numa loja de animais onde vi duas ratz lindas siamesas já com aspecto adulto, mas com um ar muito infeliz, meti o dedo encostado à grade a ver a reacção duma delas e... ia levando uma trinca daquelas !!! A rata atirou-se toda à grade... já percebo o porquê dos cuidados em relação às ratz em lojas de animais, especialmente as siamesas.
marianamar, e eu que só penso no fofão do bowie... raisparta que ainda cometo uma loucura :D
Porquê especialmente as siamesas??
wolfwoman
Membro

sábado set 17, 2011 4:38 pm

Antes de optar por ratz, tentei informar-me e consultei o site da associação das ratz.
E como recentemente surgiu uma oportunidade de adoptar uma siamesa, li especificamente sobre elas. Quando surgiram, por serem raras e novidade eram compradas por todo o tipo pessoal (menos experiente, tipo eu) e cruzaram-nas a torto e a direito. Isso provocou problemas de saúde e em muitos casos, temperamentos agressivos.
wolfwoman
Membro

sábado set 17, 2011 4:40 pm

(daí o porquê de ter o cuidado de adoptar em criadores e não em lojas de animais)
Responder

Voltar para “Exóticos”