ajuda com hamster - trigo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
maryn
Membro Júnior
Registado: quinta ago 04, 2011 5:55 pm

quinta nov 17, 2011 8:45 pm

bom já que os sub-foruns não são muito visitados venho colocar outra vez uma questão

Olá meninos e meninas. Sou uma novata ainda na matéria de hamsters e preocupa-me uma coisa. A minha "chica" não gosta das sementinhas que vêem na ração (sementes de trigo) e não consigo fazer com que goste. Já evitei dar ração todos os dias, deixando a com o trigo que ainda não comeu para que ela se vá ambientando com as sementes, mas não gosta muito. alguém tem soluções?

Que cuidados especiais devemos ter no inverno? Alem das obvias claro(cuidado com o frio por ex)

O que usar para o desgaste dos dentes? Quando comprei a hamster deram-me umas rodas brancas, mas ela não gosta daquilo e por vezes começa a roer a gaiola. Já lhe dei alguns rolos de papel (a parte do cartão que é mais rija) e ela desfaz em pouco tempo

Obrigado
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado nov 19, 2011 10:27 am

Olá.

Em relação ao trigo, eu tenho um problema semelhante. A minha apenas come sementes e parece que não lhe agradam muito aqueles granulados verdes. Já reparei que ela não gosta da comida sem ser fresca, pelo que apenas coloco a dose diária e espero que a coma num dia. Mas os granulados continuam no comedouro.

Os cuidados a ter no Inverno são basicamente ter cuidado com o frio e correntes de ar e fornecer materiais para a hamster fazer o ninho e se abrigar ( aconselho feno e cartão dos rolos de papel higiénico ).

Para desgastar os dentes, existem várias formas.
Pode comprar sticks próprios para hamsters. Estes sticks estão à venda em vários sabores. Colocam-se nas grades da gaiola e ela vai roê-los. A minha também roi as grades da gaiola, bem como o resto dos objectos ( patamares, roda, comedouro, bebedouro, etc. :wink: ), mas sem dúvida que roer as grades é o que ela mais gosta.

Boa sorte.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado nov 19, 2011 10:00 pm

maryn Escreveu:bom já que os sub-foruns não são muito visitados venho colocar outra vez uma questão

Olá meninos e meninas. Sou uma novata ainda na matéria de hamsters e preocupa-me uma coisa. A minha "chica" não gosta das sementinhas que vêem na ração (sementes de trigo) e não consigo fazer com que goste. Já evitei dar ração todos os dias, deixando a com o trigo que ainda não comeu para que ela se vá ambientando com as sementes, mas não gosta muito. alguém tem soluções? - As sementes de trigo não são algo de muito importante na alimentação desde que sejam substituídas por outras com o mesmo valor nutricional, e na ração (ou pelo menos nas boas rações) há sementes equivalentes. Se ele não gosta, nada a fazer, não é grave.

Que cuidados especiais devemos ter no inverno? Alem das obvias claro(cuidado com o frio por ex) - É apenas isso, cuidados com o frio. Uma das maiores causas de morte em hamsters é a hipotermia, chegam até a hibernar, mas o estado de hibernação deles é muito curto (escassas horas), pois acabam por morrer se não forem rapidamente aquecidos. Ele deve estar num lugar com uma boa temperatura, entre 17º a 25º. Alem disso, pode fornecer para o ninho, papel higiénico ou de cozinha, sem cores e sem cheiros.

O que usar para o desgaste dos dentes? Quando comprei a hamster deram-me umas rodas brancas, mas ela não gosta daquilo e por vezes começa a roer a gaiola. Já lhe dei alguns rolos de papel (a parte do cartão que é mais rija) e ela desfaz em pouco tempo. - Eles normalmente não ligam muito a essas rodas e blocos que nas lojas de animais vendem como "blocos de calcio"... passam-lhes ao lado. Esse comportamento de roer a gaiola é um vicio que alguns ganham e difícil de perder. Os dentes não crescem assim tanto para se ter de meter materiais para esse efeito, isso é forma de lojas ganharem dinheiro. Basta uma boa ração que tenha já granulados para esse efeito. Há excepções como é óbvio, em que os dentes têm um crescimento mais acelerado, mas nesses casos basta cortar os dentes (na medida certa), com um corta-unhas por exemplo, mas se não sabe fazer, procure um veterinário para o ensinar.
De qualquer forma pode sim dar coisas para ele roer, mas não se trata tanto de "gastar dentes", mas mais por entretenimento. Qual é o roedor que não gosta de roer? :wink: O cartão é uma boa opção. Tostas ou pão seco também. É raro eles roerem porque só porque sim. Para roerem, tem sempre um objectivo.

Eles roem cartão porque no fim fazem ninho com ele. roem tostas porque as comem, roem a gaiola porque têm a "esperança", digamos, que aquilo quebre e consigam dar umas voltas la fora.. enfim, blocos de cálcio ou pauzinhos/tronquinhos, cubinhos de madeira, e outras mariquices que se vendem em lojas de animais, raramente resultam. Imagino eles a pensarem "quê? Não me digas que isso era para eu roer??" :lol:

Obrigado
mariota2000
Membro
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

segunda dez 19, 2011 7:22 pm

Os hamster nuca comem essas sementes, mas se lees não gostam acho que não vale a pena insistir. :D
Responder

Voltar para “Exóticos”