O que fazer com uma chinchila?
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado nov 12, 2011 9:49 pm
boa dumerili
blue beauty
18 chinchilas
2 ratz

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
GSfanatic Escreveu:Então cala-te!adoptablue Escreveu:eu n gosto nada nada de chinchilas![]()
ass: Golyas![]()

já que neste tópico se fala sobre os cuidados a ter com chinchilas (para novatos) gostava de saber o que se pode fazer para solucionar os problemas de prisão de ventre de 1 chinchila(4,5 meses) que ñ gosta de uvas passas nem parece apreciar mt o feno?
-
- Membro Veterano
Antes de mais, devo dizer que não é normal uma chinchila não gostar de uva passa. Se a sua chinchila não faz cocós e não come feno ou ração, leve-a de imediato a um vet.flordelua Escreveu:já que neste tópico se fala sobre os cuidados a ter com chinchilas (para novatos) gostava de saber o que se pode fazer para solucionar os problemas de prisão de ventre de 1 chinchila(4,5 meses) que ñ gosta de uvas passas nem parece apreciar mt o feno?
Se a sua chinchila não gosta de uva passa pode colocar algumas coisas em prática. Em 1º lugar, come ração e bebe água? Se não comer ração leve-a a um vet com urgência.
Tem feito cocós? São normais? Deixou de comer feno ou nunca comeu muito feno? A marca sempre foi a mesma ou mudou de marca? Há quanto tempo a tem? Verificou se o bebedouro está a funcionar bem ou não?
O meu conselho para hoje é que a deixe passear bastante num local seguro. Antes do passeio, tente dar-lhe massagens suaves na zona das costas e barriga. Se ela se queixar é porque está com problemas intestinais. Massage-a durante bastante tempo (o ideal era até ela fazer um cocó. Depois disso, veja se ela faz cocós e come uma uva passa e feno.
ATENÇÃO: Se a sua chinchila deixou de fazer cocó e de comer não perca tempo com o que eu lhe disse e esqueça o passeio. Leve-a já a um vet.
chinchilavis Escreveu:Antes de mais, devo dizer que não é normal uma chinchila não gostar de uva passa. Se a sua chinchila não faz cocós e não come feno ou ração, leve-a de imediato a um vet.flordelua Escreveu:já que neste tópico se fala sobre os cuidados a ter com chinchilas (para novatos) gostava de saber o que se pode fazer para solucionar os problemas de prisão de ventre de 1 chinchila(4,5 meses) que ñ gosta de uvas passas nem parece apreciar mt o feno?
Se a sua chinchila não gosta de uva passa pode colocar algumas coisas em prática. Em 1º lugar, come ração e bebe água? Se não comer ração leve-a a um vet com urgência.
Tem feito cocós? São normais? Deixou de comer feno ou nunca comeu muito feno? A marca sempre foi a mesma ou mudou de marca? Há quanto tempo a tem? Verificou se o bebedouro está a funcionar bem ou não?
O meu conselho para hoje é que a deixe passear bastante num local seguro. Antes do passeio, tente dar-lhe massagens suaves na zona das costas e barriga. Se ela se queixar é porque está com problemas intestinais. Massage-a durante bastante tempo (o ideal era até ela fazer um cocó. Depois disso, veja se ela faz cocós e come uma uva passa e feno.
ATENÇÃO: Se a sua chinchila deixou de fazer cocó e de comer não perca tempo com o que eu lhe disse e esqueça o passeio. Leve-a já a um vet.
tenho a minha chinchila na 2 meses +- ela nunca gostou pegou mt de passas e regei-ta-as quase sempre o feno(a marca smp a mesma comprei 1 sacão dela na loja de animais e ainda ñ deu fim) também come relativamente pouco (a pessoa que me a deu raramente dá passas às dela e feno nunca deu eu comecei a dar a minha pela vasta pesquisa que efectuei antes de a ter mas mesmo assim ela é esquisita com isso). A ração ela come bem e bebe cerca de 25 a 30 ml água por dia (th andado a fazer o controlo porque nos primeiros 15 dias tive problemas com o bebedouro). quanto a quantidade de fezes reparei ontem que ela diminuiu a quantidade e o tamanho também não é o normal são fezes mais pequenas e parecem mais secas

ontem mesmo ela rejeitando vezes sem conta ofereci-lhe uvas passas e la não quiz e deixei-a a passear umas 2:30 a ver se ela fazia alguma coisa como é costume durante o passeio, mas desta vez ela fez poucos cerca da 10 a 15 por isso estou a ficar mais preocupada

se ela continuar assim amanhã de manhã vou ao vet
Última edição por flordelua em sexta nov 18, 2011 9:13 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Leve a sua chin ao vet. Pelo que diz no último post a situação pode ser grave e ninguém melhor que um vet para a esclarecer. Poderá precisar de ser desparasitada ou pode ser outro problema.
Não perca tempo pois a situação está a agravar-se e se já experimentou o passeio e nem assim... Vá ao vet amanhã, sem falta. Hoje tente dar-lhe massagens. Mas vá ao vet. Se come pouco feno pode ter problemas ao nível dos dentes... Várias coisas podem estar a acontecer...
Não perca tempo pois a situação está a agravar-se e se já experimentou o passeio e nem assim... Vá ao vet amanhã, sem falta. Hoje tente dar-lhe massagens. Mas vá ao vet. Se come pouco feno pode ter problemas ao nível dos dentes... Várias coisas podem estar a acontecer...
-
- Membro Júnior
boa dumerili
blue beauty
18 chinchilas
2 ratz
dê-lhe um bocado de maçã reineta do tamanho de uma unha de polegar que ajuda na prisão de ventre. se deixar de fazer cocos por completo tem de ir urgentemente ao vet.. enquanto forem apenas pequenos e mais duros isso pode ser apenas uma fase.. porventura se durar mais de 4 dias tem de ir ao vet
boa sorte
boa sorte
Obrigado pelas dicas. A minha chinchila ontem após 1 longo passeio e varias massagens à barriga melhorou a situação da prisão de ventre. No entanto hoje de manhã dei 1 pulo ao vet para ficar mais descansada,e não era nada de mais (foi apenas 1 susto derivado à alteração de rotinas desta semana pk tive testes e ela teve 2 dias com menos tempo de passeio e atenção e como ainda é bebé pode ter sido disso diz a vet e receitou 1s gotas para por na agua caso ela não normalize totalmente a situação ate ao fim do dia de hoje.) ela será desparasitada para o mês que vem. Quanto ás passas a vet aconselhou-me a retirar a ração da gaiola durante o dia para ela a noite ter fome e antes de eu lhe oferecer a ração devo oferecer-lhe 1 a 2 passas e durante o dia ter sempre feno disponível (tenho de fazer isto por 1s dias para ela se habituar as passas) porque segundo a médica pode ser 1 fase de mania que é frequente nestes animais...
enfim fiquei mais aliviada, foi a nossa 1º ida ao vet de exóticos fiquei satisfeita e a vet era muito simpática.
enfim fiquei mais aliviada, foi a nossa 1º ida ao vet de exóticos fiquei satisfeita e a vet era muito simpática.
-
- Membro Júnior
boa dumerili
blue beauty
18 chinchilas
2 ratz
ainda bem q correu tudo bem =)
as melhoras à marota
as melhoras à marota

-
- Membro Veterano
Fez muito bem levar a pequenota à vet pois com os nossos patudos todos os cuidados são poucos.
Elas sentem imenso qualquer mudança na rotina e por vezes pregam sustos valentes. Mantenha-se atenta e siga as indicações da vet.
As melhoras para a sua pequenota.

Elas sentem imenso qualquer mudança na rotina e por vezes pregam sustos valentes. Mantenha-se atenta e siga as indicações da vet.

As melhoras para a sua pequenota.