(urgente) Gerbos a matarem se

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
armindonext
Registado: segunda nov 21, 2011 4:57 pm

segunda nov 21, 2011 5:07 pm

boa tarde

comprei 2 gerbos
pedi a pessoa para me dar 1 femea e um macho
quando cheguei a casa e pesquisei no vosso forum reparei que eram 2 machos
pedi entao a bricomarche que foi onde comprei para me darem a femea, e como foi oferta aceitei.
ficando assim com 3 gerbos
2 machos e 1 femea
estavam se a dar lindamente ate que:
recentemente a femea teve crias, como reparei que 1 dos machos tinha morto uma cria que n era dele, entao separei o do "casal"
foi a primeira ninhada de 6 gerbos e nao subreviveu nenhum e apenas 2 alcancaram 2 semanas de vida ate alguem os comer.
nao tendo mais bebes na gaiola eu juntei de novo o gerbo que estava numa gaiola a parte,
reparei entao hoje a tarde que estavam os 2 machos em sague, com algumas arranhadelas e mordidas, sendo o macho que estava de parte o mais ferido e o que provoca as birras (corre atras do outro macho e enfrenta o cara a cara)
separei o macho de novo, n sei o que fazer.

peço entao se alguem me poder ajudar o que devo fazer?
obrigado desde ja e desculpem a minha burrice
tenho tambem hamsters e nunca tive problema com eles nem com ninhadas, sempre separei o macho e voltei a colocar mais tarde, com medo que ele estrague as crias.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

segunda nov 21, 2011 6:01 pm

Se for como as chinchilas e penso que é, a 1ª regra e nunca meter dois machos e uma fêmea. A luta para ver quem fica com a fêmea...Duas fêmeas e um macho ainda pode ser.
armindonext

segunda nov 21, 2011 6:16 pm

obrigado pela ajuda, vou arranjar uma femea para ele, acho que é o melhor a fazer.
se tiverem mais algumas sugestoes postem aqui
obrigado
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

segunda nov 21, 2011 6:40 pm

nao são como as chinchilas nao, nos gerbos existe hierarquia, a femea é quem manda, e quem nao pertence ao grupo é expulso ou morto, a femea tem de aceitar o seu parceiro e a partir dai quem nasce dentro desse grupo passa a ser do mesmo, quem vem de fora é corrido num instante
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda nov 21, 2011 6:43 pm

Os gerbos vivem em colonias fechadas, quando é seprado um elemento do resto da colonia, é dificil voltar a junta-lo mais tarde pois a colonia não o aceita, e tambem é dificil juntar gerbos depois dos 3 meses de idade...
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda nov 21, 2011 8:59 pm

Boa noite,

Em primeiro lugar, devia saber mais sobre a espécie, antes de se aventurar na criação! Os animais não são brinquedos, criar por criar é de um egoísmo extremo, perdoe-me a sinceridade! Criar animais deve ter por base o melhoramento da espécie, se não há esse objectivo, não o deveria fazer. Isto tanto nos gerbos como nos hamsters (que também não sabe o que está a fazer), como em qualquer animal. Se nem sabe distinguir o sexo, nem conhece o comportamento destes animais, como pretende que a criação seja bem sucedida? Antes de mais pesquise e informe-se bem sobre as espécies!

Vou adiantar-lhe algumas respostas, mediante as informações que faculta.
armindonext Escreveu: pedi entao a bricomarche que foi onde comprei para me darem a femea, e como foi oferta aceitei. - Já aqui, teve uma péssima conduta, lá porque é oferecida, não quer dizer que tenha condições (e neste caso falo em relação a conhecimentos), para adquirir 3 gerbos! deveria ter exigido a troca, e não mais um!

2 machos e 1 fêmea - Não sei como funcionam as chins, mas os gerbos vão lutar pela fêmea sim, pêlo menos cá por casa isso acontece, se eu deixo por exemplo uma fêmea com o pai e cria macho demasiado tempo juntos, chega a determinada altura em que o filho tenta acasalar com a mãe e é posto no seu devido lugar pêlo pai, a mãe "não manda nada", tem um comportamento passivo. O problema é que as vezes os filhos não querem saber da "exigência" do pai, e dá origem a lutas.

Foi a primeira ninhada de 6 gerbos e nao subreviveu nenhum e apenas 2 alcancaram 2 semanas de vida ate alguem os comer. - Se viu que os bebes estavam a morrer, devia ter separado logo o macho, provavelmente os dois que alcançaram as 2 semanas, ainda hoje estariam vivos. Mas não... esperou para "ver no que dava", como é óbvio deu asneira. Até a mãe os pode ter comido com todo o stress que os dois machos provocaram e posteriormente o macho que ficou. Se ela tivesse ficado sozinha, todo o processo teria sido bem mais tranquilo para ela, que já tinha sofrido uma perda.

nao tendo mais bebes na gaiola eu juntei de novo o gerbo que estava numa gaiola a parte, reparei entao hoje a tarde que estavam os 2 machos em sague, com algumas arranhadelas e mordidas, sendo o macho que estava de parte o mais ferido e o que provoca as birras (corre atras do outro macho e enfrenta o cara a cara) - Se os separou, é normal que ao voltar a juntar, e tendo la no meio uma fêmea, eles vão lutar, tanto pela fêmea como pelo território.

separei o macho de novo, n sei o que fazer. - Devolver o macho que separou do casal! Não há mais nada a fazer. Tentar junta-los será impossível, posso lhe assegurar. A minha bolinha de cristal nunca se engana nestas coisas, é o que faz a experiência e a pesquisa (algo que o armindonext não levou em conta quando decidiu criar). Arranjar uma fêmea para o macho que está sozinho?? Impensável, primeiro nem sequer devia criar para já com um casal (devia primeiro conhecer bem a espécie), quanto mais dois!

peço entao se alguem me poder ajudar o que devo fazer?
obrigado desde ja e desculpem a minha burrice - Não é burrice, é falta de conhecimentos e de sensatez. Mas ainda vai a tempo de mudar isso.

tenho tambem hamsters e nunca tive problema com eles nem com ninhadas, sempre separei o macho e voltei a colocar mais tarde, com medo que ele estrague as crias. - Estrague? Mas estamos a falar de coisas ou de vidas? :roll: Só espero que não sejam sírios!!! :?
armindonext

terça nov 22, 2011 10:30 am

tenho tambem hamsters e nunca tive problema com eles nem com ninhadas, sempre separei o macho e voltei a colocar mais tarde, com medo que ele estrague as crias. - Estrague? Mas estamos a falar de coisas ou de vidas? Só espero que não sejam sírios!!! sao hamster roborovski, e n tenho tido problemas com eles.

eu fiz varias pesquisas mais a minha namorada sobre tudo de gerbos em varios sites e livros, vou tambem aplicar as dicas que refere.
é a primeira vez que tenho Gerbos.

separei o macho de novo, n sei o que fazer. - Devolver o macho que separou do casal! Não há mais nada a fazer. Tentar junta-los será impossível, posso lhe assegurar. A minha bolinha de cristal nunca se engana nestas coisas, é o que faz a experiência e a pesquisa (algo que o armindonext não levou em conta quando decidiu criar). Arranjar uma fêmea para o macho que está sozinho?? Impensável, primeiro nem sequer devia criar para já com um casal (devia primeiro conhecer bem a espécie), quanto mais dois! eu li em alguns sites que se misturar os cheiros ao troca los de gaiola varias vezes, acabam por se abituar, vou tentar tambem fazer isso

Foi a primeira ninhada de 6 gerbos e nao subreviveu nenhum e apenas 2 alcancaram 2 semanas de vida ate alguem os comer. - Se viu que os bebes estavam a morrer, devia ter separado logo o macho, provavelmente os dois que alcançaram as 2 semanas, ainda hoje estariam vivos. Mas não... esperou para "ver no que dava", como é óbvio deu asneira. Até a mãe os pode ter comido com todo o stress que os dois machos provocaram e posteriormente o macho que ficou. Se ela tivesse ficado sozinha, todo o processo teria sido bem mais tranquilo para ela, que já tinha sofrido uma perda. eu separei assim que vi a ninhada de 6 com 1 morto, mas so separei o macho que n fazia parte porque li que o macho "pai" ajuda a fazer o ninho =/ pelos vistos fiz mal
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

terça nov 22, 2011 2:03 pm

armindonext Escreveu:eu li em alguns sites que se misturar os cheiros ao troca los de gaiola varias vezes, acabam por se abituar, vou tentar tambem fazer isso - Garanto-lhe que isso não resulta e não vai conseguir juntar esses dois machos! E se porventura eles não se atacarem nos primeiros dias, hão de se atacar mais tarde, Os gerbos, apesar de sociais, são extremamente territoriais. E um gerbo de fora é e sempre será um intruso, é mesmo muito raro ser aceite na colónia, quanto mais um macho, para um grupo formado apenas por um casal, é ataque certo!
adoptablue
Membro Júnior
Registado: sábado nov 12, 2011 9:49 pm
boa dumerili
blue beauty
18 chinchilas
2 ratz

terça nov 22, 2011 9:04 pm

como a dani disse, a criação é algo de muito sério e deve somente ser feito para melhor determinadas características de uma espécie... e não porque é giro ter crias em casa, muito menos para ganhar dinheiro (não digo que é o seu caso).
diga-me lá, esses gerbos, tem qualidade? Foram seleccionados? e agora que selecção está a fazer para os cruzar? tamanho? cor? carácter?
porque o que me parece é que apenas os juntou porque sim e não porque havia uma característica que gostava de melhorar....
acorchins
Membro

terça nov 22, 2011 11:58 pm

Foi mesmo só juntar por juntar, mas a reproduçao dos Gerbos é muito elevada, se começar a ter sucesso depois nem sabe o que fazer a tantas crias. Há que ser prudente e fazer escolhas sensatas, agora criar porque é bonito...
adoptablue
Membro Júnior
boa dumerili
blue beauty
18 chinchilas
2 ratz

quarta nov 23, 2011 1:12 am

pode me dar as crias, eu sabia o q fzr com elas 8) :twisted:
acorchins
Membro

sábado nov 26, 2011 12:38 am

Pois, as tuas cobras iam adorar confraternizar com as crias :twisted: :twisted: :twisted:
adoptablue
Membro Júnior
boa dumerili
blue beauty
18 chinchilas
2 ratz

terça nov 29, 2011 9:23 pm

dormiam juntos e tudo :lol:
aka Golyas
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta nov 30, 2011 9:25 am

acorchins Escreveu:Foi mesmo só juntar por juntar, mas a reproduçao dos Gerbos é muito elevada, se começar a ter sucesso depois nem sabe o que fazer a tantas crias. Há que ser prudente e fazer escolhas sensatas, agora criar porque é bonito...
Não é verdade o que está a bold, os gerbos fazem pausas entre ninhadas, de qualquer modo se não sabe o que fazer aos pequenos mais vale não ter um casal.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta nov 30, 2011 9:29 am

__dani__ Escreveu:
armindonext Escreveu:eu li em alguns sites que se misturar os cheiros ao troca los de gaiola varias vezes, acabam por se abituar, vou tentar tambem fazer isso - Garanto-lhe que isso não resulta e não vai conseguir juntar esses dois machos! E se porventura eles não se atacarem nos primeiros dias, hão de se atacar mais tarde, Os gerbos, apesar de sociais, são extremamente territoriais. E um gerbo de fora é e sempre será um intruso, é mesmo muito raro ser aceite na colónia, quanto mais um macho, para um grupo formado apenas por um casal, é ataque certo!
Resulta sim dani, mas o problema maior aqui não são os machos e sim a fêmea, de qualquer modo mesmo que eventualmente se aceitem vai ser sempre uma complicação quando a fêmea estiver em cio.

Em toda este assunto houve uma coisa que me chamou à atenção e a quem ninguém ligou, o facto de um dos machos ter morto a cria e de terem morrido as crias todas.
Os gerbos são conhecidos exactamente por se ajudarem uns aos outros no que toca a criar os bebés, se isso aconteceu alguma coisa o provocou, talvez seja bom o(a) user ver em que condições os mantém.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”