Olá.. Sou nova por aqui e gostava de ter a vossa ajuda porque tenho um peq. problema.
Tenho 4 chinchilas, um casal (Femea Branco Rosa, Macho Preto veludo) e duas respectivas crias)
Quando inicialmente juntei o casal (ha cerca de 1 ano), deram.se muito bem e acabaram por "procriar" dando origem as duas crias... ao inicio aconselharam-me a separar o macho da femea pois havia o risco de a femea engravidar logo de seguida, e como eu não queria mais chinchilas acabei por arranjar outra gaiola e colocar lado a lado para que o macho e a femea pudessem na mesma ver-se mas sem ter contacto (Passavam horas a namorar encostados as grades...) no entanto, passados prai 6 meses (já as crias cresciditas) reparei que a femea estava assim um pouco deprimida e passava muito tempo quieta e a dormir quando deveria estar acordada e a saltar de um lado para o outro. reparei os mesmos comportamentos no macho.. e acabei por junta.los outravez.... depois de ela lhe ter quase arrancado o pelo, deram-se novamente bem... e os comportamentos aparetemente depressivos desapareceram durante algum tempo.
no entanto.. como passo muito tempo com eles, tenho vindo a reparar de há umas semanas para cá, que a femea está sempre muito quieta e apática e emagreceu muito, a cauda já não tem a mesma vivacidade e os bigodes desapareceram (provavelmente é o macho que os roe).. o macho, quando eu me aproximo da gaiola, chega-se perto de mim.. e começa a chorar... (os olhos de secos começam a ficar bastante vidrados e com lágrima, e ele começa a fazer uns barulhos estranhos mas só quando eu estou por perto) a nivel de comportamento ele continua a brincar na roda que tem dentro da gaiola e a alimentação não alterou.
Já falei com o veterinário (mas como é complicado arranjar um que compreenda mesmo as chinchilas) ele disse-me que estava tudo bem porque não havia alterações nas fezes. Só que dá para ver que não está nada bem...
Alguem me pode ajudar??
Desculpem o testamento mas achei melhor tentar dar o máximo de informação possivel.
Chinchilas (Urgente)
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado nov 12, 2011 9:49 pm
boa dumerili
blue beauty
18 chinchilas
2 ratz
uma chinchila emagrecer é sempre sinal de doença.
as chinchilas não costumam mostrar muitos sintomas até já ser tarde demais... vá a um vet de exoticos de urgencia
as chinchilas não costumam mostrar muitos sintomas até já ser tarde demais... vá a um vet de exoticos de urgencia
aka Golyas