chinchila reacção após viagem

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
flordelua
Membro Júnior
Registado: terça nov 01, 2011 7:33 pm

segunda dez 19, 2011 11:16 pm

olá, a minha chinchila ta com 6 meses e pouco e já viajou quando ma deram, levei-a comigo para o norte onde estudo(ela tinha 3 meses e meio +-) e foi tudo tranquilo, agora com as férias de natal trouxe-a para o sul (Lisboa)no sábado ela durante a viagem esteve lindamente mas ontem e hoje ela tem comido menos e tem-se mexido pouco na gaiola e na hora do passeio só quer estar junto de mim ao meu colo a dormir e treme coisa que é muito estranha nela porque a hora do passeio é sempre 1 festa e nunca a tinha visto tremer, inicialmente pensei que era por estar a estranhar o ambiente mas eu solto-a sempre no mesmo horário que ela está habituada a ser solta a ver se ela se exercita e ela só quer estar ao colo e pede festas porque quando eu paro de lhe fazer festas ela começa a fazer barulhos e levanta ligeiramente a cabeça.... e não quer explorar o ambiente e todos os cantos como ela costuma fazer.

este comportamento é normal?
e o facto de ela tremer?
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda dez 19, 2011 11:31 pm

Se não fosse o facto de tremer, diria que ela estava a estranhar a mudança de ares.

Pelo que conta (diminuição de apetite, energia e o tremer muito) eu levava-a o mais rapidamente possível ao vet (aí há bons vets para ela).

Leve-a já amanhã, não perca tempo. Pode ter apanhado alguma corrente de ar ao entrar ou sair do transporte e estar com um problema grave. Aconteceu isso com o meu chinchila e se não fosse levá-lo à vet tinha-o perdido. Os sintomas eram semelhantes.

Mantenha-nos a par da evolução da pequenota mas amanhã, leve-a ao vet. Para bem da sua chinchila. Como diz uma amiga: mais vale prevenir do que remediar.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça dez 20, 2011 11:12 am

Eu também não arriscaria esperar mais e fazia tal como o chinchilavis disse, ou seja, leve-a ao veterinário urgentemente.

Boa sorte e as melhoras para a chinchila :wink: .
flordelua
Membro Júnior

terça dez 20, 2011 12:13 pm

obrigada. Vou aguardar que a minha mãe chegue do trabalho para a levar ao vet. ela hoje teve mais activa e já se mostrou disposta a explorar o quarto durante toda a manhã teve solta desde as 9h até as 11:45 andou a passear só ia a gaiola beber água e ainda comeu qualquer coisa. E foi 1 tormento para apanha-la ..... quanto ao tremer hoje está muito menos frequente. Em todo o caso vou passar no vet (ainda vou pesquisar sítios perto).

obrigada a todos pela ajuda
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça dez 20, 2011 9:26 pm

Flordelua, tem novidades sobre a sua chinchila?

Se ainda não foi ao veterinário, aconselho-a a ir à clínica AlcabidecheVet, ao Dr. Rui Patrício ou à VetOlaias, ao Dr. Hugo (não me lembro do último nome :oops: ). Já fui a estes dois vets com os meus animais e são 5 estrelas ;)

Espero que corra tudo bem ;)
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

terça dez 20, 2011 9:52 pm

GSfanatic Escreveu:Flordelua, tem novidades sobre a sua chinchila?

Se ainda não foi ao veterinário, aconselho-a a ir à clínica AlcabidecheVet, ao Dr. Rui Patrício ou à VetOlaias, ao Dr. Hugo (não me lembro do último nome :oops: ). Já fui a estes dois vets com os meus animais e são 5 estrelas ;)

Espero que corra tudo bem ;)

Também a aconselho a VetOlaias:(http://www.vetolaias.com/how_we_work.html)

Tenho ido lá com os meus animais e o Dr. Hugo Lopes tem sido excelente! :wink:

Boa sorte! :D
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
flordelua
Membro Júnior

terça dez 20, 2011 10:25 pm

obrigada a todos pela preocupação.
levei-a a clínica Vetalverca em Alverca fui atendida pela dr. Ana entendida em algumas espécies de exóticos e ela fez os procedimentos normais de analisar a lua (Ver febres, pelagem, olhos, etc) não tinha febre, não à sinal de fungos e ela diz que a partida que ela se está a ambientar e que está em stress e um bocado assustada daí os tremores mandou-me dar 1 calmante(em gotas) para por no bebedouro. e disse que o facto de ela não me largar é porque se sente mais segura e protegida ao pé de mim.
também me mandou logo a piada que a lua estava muito mimada( alerta para possíveis problemas comportamentais) mas como mimo nunca é demais....não me importo.

agora é fazer o tratamento 1 semana
e ver se ela acalma

cumpx :D
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça dez 20, 2011 10:58 pm

Óptimo. Folgo em saber que não é nada de grave ;).

As melhoras da sua menina e sim... dê-lhe muitos miminhos, que ela merece (todos os animais merecem). ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”