furao femea em cio

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
tanitasss
Membro Júnior
Registado: segunda ago 16, 2010 4:47 pm

sexta jan 20, 2012 12:05 am

Boa noite...Tenho uma linda furanita que entrou em cio...
Arranjei-lhe um companheiro para aumentar a familia...eles dão-se lindamente mas apenas os vi uma vez a acasalarem á cerca de duas semanas. Dá-me a impressão que o macho nao tem muito interesse. a menina continua com a vulva bastante aumentada. Alguem já teve alguma experiencia identica?A menina ja tinha entrado em cio uma vez e tentei cruza-la com um outro macho e vi-os a acasalarem muitas vezes, infelizmente nao chegou a ter a ninhada existe a possibilidade de ter sido uma gravidez psicologica ou a possibilidade do feto nao se ter salvo e ter sido reabsorvido.. Temo que o cio não pare o que representa um grande perigo. portanto tenho que arranjar soluçoes....tive conhecimento de um implante para a fêmea nao entrar em cio, alguem sabe algo mais especifico acerca deste assunto? Receio que ela possa ter problemas em engravidar e que nao seja o mais correcto tentar cruza-la.
obrigada
Quanto mais conheço as pessoas mais amo os animais ;)
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta jan 20, 2012 12:18 am

Enfim...sem palavras... :roll:
tanitasss
Membro Júnior

sexta jan 20, 2012 1:38 am

chinchilavis Escreveu:Enfim...sem palavras... :roll:
Penso que o objectivo do forum seja trocar ideias e ajudar... quando nao se tem vontade de fazer nenhuma das duas opçoes nao se fazes comentários desnecessários :!: :!: :!:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta jan 20, 2012 12:30 pm

Tanitass, não tenho conhecimento de implante nenhum, mas podes sempre fazer o seguinte... esterilizá-la!!!

"Fêmea - É fisicamente mais pequena que o macho, e o focinho é mais pontiagudo.
Normalmente entra no período de cio no início da Primavera e se não for cruzada, pode ficar assim durante todo o período de cio, ou seja, cerca de seis meses. Durante este tempo, pode tornar-se imprevisível, com mau temperamento, e difícil de lidar.
Durante o cio, está presente no seu corpo, grandes quantidades de estrogénio, a hormona sexual da fêmea. Pode ser perigoso deixá-la ter o cio sem ser cruzada, pois pode tornar-se anémica, e com o tempo, desenvolver leucemia e morrer.
Por isso, se não pensa em fazer criação de furões, é aconselhável esterilizar a fêmea ou cruzá-la com um furão vasectomizado.
Nota: a esterilização da fêmea é mais dispendiosa que a do macho."

http://reinodosfuroes.no.sapo.pt/animalestimacao.html
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

sexta jan 20, 2012 1:35 pm

ja ouvi grandes vets falarem no implante, pessoalmente não acredito, não ha nada melhor que a esterilização
porque pelo valor do implante que tem a duraçao de uns 2 anos, acho eu, fica mais barato a esterilização
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta jan 20, 2012 2:14 pm

tanitasss Escreveu:
chinchilavis Escreveu:Enfim...sem palavras... :roll:
Penso que o objectivo do forum seja trocar ideias e ajudar... quando nao se tem vontade de fazer nenhuma das duas opçoes nao se fazes comentários desnecessários :!: :!: :!:
Sim, é trocar ideias. Mas se ler o seu post repara que há coisas que já deviam ter sido questionadas a quem de direito: vet.

Pelo que sei, a fêmea pode ter problemas gravíssimos com o cio. E como já disseram, é um pouco dispendiosa a esterilização.

Quanto mais tempo esperar mais se pode agravar a situação da fêmea, daí o meu comentário. Se não dá para acasalar, paciência. A vida da fêmea (e também do macho) deve estar acima de qualquer coisa.
zitapets

sexta jan 20, 2012 4:01 pm

Questões relacionadas com as saúde do animal devem ser colocadas a um médico veterinário. O fórum não deve ser utilizado para esse fim.

Melhores cumprimentos,
tanitasss
Membro Júnior

sexta jan 20, 2012 6:54 pm

Deeaadman e marianamar obrigada pelos conselhos, penso que vou optar pela esterilização, vou ver o que o vet aconselha... quando der para confirmar se esta ou gestante, no caso de nao estar irei tratar do assunto, se estiver obviamente que so o poderei fazer depois de ter as crias independentes. cumprimentos
tanitasss
Membro Júnior

sexta jan 20, 2012 7:03 pm

Chinchilavis o vet disse para a juntar com o macho, inclusive foi ele que falou com um outro cliente para que o seu furao podesse aqui passar uns dias com a minha menina. achei estranho nao os ver a acasalar e foi isso que me levou a escrever este tópico para perceber se alguem ja tinha passado por esta situção....e recolher opinioes para posteriormente a femea nao voltar a entrar em cio claro! cumprimentos
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

sexta jan 20, 2012 9:16 pm

os machos para acasalarem têm de estar no cio tambem
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta jan 20, 2012 9:21 pm

Esse vet parece ser um expert em furões...
Responder

Voltar para “Exóticos”