Posso cruzar um hamster macho de 2 anos + ou - ?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Raafah
Registado: quarta jan 04, 2012 1:42 am

quarta jan 04, 2012 2:18 am

Gente eu tenho um hamster sirio de 2 anos mais ou menos, ele é bem ativo e não tem nenhuma doença, porem é virgem, mas gostaria de tentar!
Sera que vai dar certo? a fêmea tem uns 4 a 5 meses!
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

quarta jan 04, 2012 6:17 pm

Raafah Escreveu:Gente eu tenho um hamster sirio de 2 anos mais ou menos, ele é bem ativo e não tem nenhuma doença, porem é virgem, mas gostaria de tentar!

os hamsters geralmente têm mais de 6 crias, caso não encontre donos pode ficar com eles todos?
os hamsters sírios têm de ficar, obrigatoriamente, um em cada gaiola, têm possiblidades para esses hamsters todos?
eu acho que o hamster não se importa de continuar virgem, desde que ele tenha uma boa alimentação, que tenha uma gaiola limpa e se acontecer algo de errado vá ao vet. ele viverá feliz.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta jan 05, 2012 11:22 am

pacoo Escreveu:
Raafah Escreveu:Gente eu tenho um hamster sirio de 2 anos mais ou menos, ele é bem ativo e não tem nenhuma doença, porem é virgem, mas gostaria de tentar!

os hamsters geralmente têm mais de 6 crias, caso não encontre donos pode ficar com eles todos?
os hamsters sírios têm de ficar, obrigatoriamente, um em cada gaiola, têm possiblidades para esses hamsters todos?
eu acho que o hamster não se importa de continuar virgem, desde que ele tenha uma boa alimentação, que tenha uma gaiola limpa e se acontecer algo de errado vá ao vet. ele viverá feliz.
Isto ;)
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta jan 05, 2012 12:25 pm

:o
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
mariota2000
Membro
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

sexta jan 06, 2012 11:09 pm

Eu n ao aconselho... Mas faca o que quiser!,!
diogocunha07
Membro Veterano
Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am

sexta jan 06, 2012 11:37 pm

Se quiser pode criar eu fico com eles todos ;D
Diogo Cunha
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

terça fev 14, 2012 10:45 pm

Olá! Não sei o que entretanto aconteceu com o teu hamster, mas o conselho que todos os criadores e veterinários dão é cruzar, pela primeira vez, os hamsters entre os 3 e os 4 meses, senão ficam demasiado velhos para terem a primeira ninhada!
Nas fêmeas a idade é um factor a ter mais em conta, pois são elas que carregam os filhotes. O macho já pode ser mais velho que a fêmeas poucos meses. Agora na tua situação não sei que fazer, talvez não seria o mais aconselhável, mas experimenta visitar sites de criadores bem experiente e perguntar-lhes por e-mail. Em geral eles não se importam!
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quarta fev 15, 2012 6:11 pm

Não vejo qualquer motivo para o cruzamento, além do que o usuário pacoo disse, cruzar dois Hamsters não é só juntá-los e vê-los a acasalar, para quê fazer mais uma ninhada de Hamsters sem razões ou objectivos? Os veterinários dizem todos o mesmo, não é só no caso dos Hamsters, farta deles já eu estou, pelo que procurei por uma que me dissesse o contrário e essa é agora a minha veterinária de eleição, só abdico dela quando os meus animais ficam doentes aos feriados ou Domingos, uma vez que estão fechados, não faço ideia de que criador iria aconselhar isso a alguém que não entende nada sobre os pontos de reprodução, com certeza não seria um criador honesto e cuidadoso, provavelmente um criadeiro, acredite que a maior parte dos meus clientes são aqueles que querem cruzar porque é giro e porque pensam que os Hamsters não dão despesas, mentira, já gastei quase 200€ num só dia com uma Hamster, simplesmente não os vendo a estes clientes, é difícil controlar todos, mas o maior número que conseguir, melhor!

Por de trás de cada cruzamento deve estar uma razão, um objectivo e a cima de tudo uma selecção, porque é que será que na maior parte das lojas de animais os Hamsters disponíveis são Hamsters com péssima morfologia? Péssimas cores e companhia?
São animais de fácil criação e isso leva as pessoas a cruzá-los entre si sem qualquer tipo de selecção, o dinheiro sabe-lhes melhor.
Temperamento, morfologia, saúde, genética, entre outras coisas, estude isso primeiro antes de qualquer acasalamento que faça e irá ver que não demora apenas 5 dias, muito tempo de estudo e experiência.
Agora imagine-se uma pessoa que nem sabe se vai dar certo a reprodução dos seus Hamsters, a reproduzir os seus Hamsters sem qualquer conhecimento portanto. :roll:
É claro que não aconselharia.
CristinaFrr
Membro Veterano

quinta fev 16, 2012 3:17 pm

Não propriamente, na verdade ter aos 5 meses seria o melhor, eu por norma cruzo aos 4 meses e meio para então ter aos 5 meses, sei de alguns criadores de fora muito bem conhecidos que também o fazem nesta idade, apesar delas aguentarem bem uma ninhada a partir dos 3 meses, é uma preferência minha deixar as minhas fêmeas desenvolverem-se a 100% antes de tentar algo, a minha Amber por exemplo só acabou o seu crescimento aos 5 meses.
Mas por exemplo, já não cruzaria uma fêmea com mais de 7/8 meses de idade, dependendo da fêmea e seu estado.
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quinta fev 16, 2012 6:17 pm

fines12 Escreveu:os hamsters entre os 3 e os 4 meses, senão ficam demasiado velhos para terem a primeira ninhada! Imagem
Pode indicar a fonte dessa informação?

Agradecia, cumprimentos
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
ShiroeAmigos
Membro Veterano

quinta fev 16, 2012 6:29 pm

http://hamster-friends.blogspot.com/200 ... roduo.html
este é exemplo de um dos muitos sites com essa informação.
Além de que disponho de e-mails da Sara do blog O mundo dos Hamsters com a mesma indicação em relação ao cruzamento dos meus hamsters.
A minha Shiro tem 2 meses e a Sara aconselhou que a sua primeira ninhada fosse em final de março, príncipios de Abril (entre os 3 e os 4meses).
Pode ir verificar, perguntado-lhe no blog dela http://omundodoshamsters.blogspot.com/
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
Pure
Membro Veterano

quinta fev 16, 2012 6:39 pm

ShiroeAmigos Escreveu:http://hamster-friends.blogspot.com/200 ... roduo.html
este é exemplo de um dos muitos sites com essa informação.
Além de que disponho de e-mails da Sara do blog O mundo dos Hamsters com a mesma indicação em relação ao cruzamento dos meus hamsters.
A minha Shiro tem 2 meses e a Sara aconselhou que a sua primeira ninhada fosse em final de março, príncipios de Abril (entre os 3 e os 4meses).
Pode ir verificar, perguntado-lhe no blog dela http://omundodoshamsters.blogspot.com/
O link que colocou indica informação errónea (ou pelo menos incompleta).
Não existe problema absolutamente nenhum em cruzar uma fêmea aos 3meses ou antes (de forma a que as crias nasçam sempre após os 3meses de idade, desde que se saiba o que se está a fazer e se conheça as linhagens, o tamanho da fêmea, o nº de crias da ninhada em que a mesma nasceu).

O link que colocou de blog da "Sara" não está funcional, já tivémos alguns problemas com ela com imagens roubadas do nosso site, possivelmente houve alguém que se chateou a sério. Relativamente à resposta da Sara, jogou pelo seguro, entre os 3 e os 4 meses não há problemas (por regra).

Cumprimentos
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
ShiroeAmigos
Membro Veterano

quinta fev 16, 2012 6:44 pm

http://sarah-omundodoshamsters.blogspot.com/
ora veja se assim está mais correcto...
Ainda bem que me diz isso, assim fico mais descansada. Sim, não se deve fazer criação sem se planear as coisas!
:) obrigada pela resposta!
Pure
Membro Veterano

quinta fev 16, 2012 6:55 pm

ShiroeAmigos Escreveu:http://sarah-omundodoshamsters.blogspot.com/
ora veja se assim está mais correcto...
Ainda bem que me diz isso, assim fico mais descansada. Sim, não se deve fazer criação sem se planear as coisas!
:) obrigada pela resposta!
O link já funciona :wink:
CristinaFrr
Membro Veterano

quinta fev 16, 2012 7:43 pm

Mas também depende um pouco de espécie para espécie, eu pelo menos com os Sírios faço dessa forma, mas como já disse a cima, é uma questão de preferência e estado da fêmea.
Como a maioria já deve ter reparado, eu passei a participar no blog da Sara, pois ela perguntou-me se não queria e eu pensei "Porque não?", no entanto já foi alertada dos erros que deu anteriormente, pelo que só ela pode apagar, uma vez que só dá para apagar se for na conta do Google dela, acredito que não tenha tempo devido aos estudos, é complicado. :?
Responder

Voltar para “Exóticos”