Apresentação do Timon :D

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Redondo46
Registado: domingo nov 16, 2003 12:35 am

segunda fev 20, 2012 6:59 pm

Boa tarde,

Apresento-vos o Timon;
É uma chinchila macho com 5 meses e veio hoje cá para casa.

Imagem

Imagem

Ainda se está a habituar à casa nova, tal como os donos se estão a habituar a ter uma chinchila. Neste momento ainda nos estamos a conhecer e as dúvidas são mais do que muitas.

Esta é a casa nova dele:

Imagem

Aqui começam as primeiras dúvidas. Comprámos esta por ser alta e ter algumas plataformas, mas no fundo vinha com uma grade e o tabuleiro ficava por debaixo da grade. Como não me pareceu muito confortável e poderia prender uma patinha optei por retirar a grade. Fiz bem em retirar ou pode ficar sem problemas?
As rampas já vi em alguns sitios que se podem retirar, deixo ficar ou retiro?

Como não encontrámos nenhuma cama para ele colocámos um quadrado de manta polar na toca dele... apesar de quando não anda a explorar ficar sempre por cima da toca e nunca dentro dela. É normal por ainda ser tudo novo?

Por fim temos algumas dúvidas quando à alimentação. Em alguns sites falam em dar fruta fresca como maças e cenoura, enquanto que noutros sítios dizem que não se deve dar cenoura. Que fruta afinal podem comer?

As chinchilas têm brinquedos? Já vi em alguns sitios tuneis e umas rodas que parecem uns pratos, algumas sugestões são bem vindas :oops:.

Agora está na altura do primeiro banho cá em casa :).

Cumprimentos,
Ricardo Martins
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda fev 20, 2012 7:25 pm

Parabéns pelo seu amiguito! :D

Vou tentar responder às suas perguntas mas antes devo dizer que o problema da gaiola é ter as prateleiras em plástico. As chins gostam de roer tudo e o seu pequenote vai deitar o dente. O ideal é reparar a situação com prateleiras feitas de pinho não tratado. Eles não precisam de rampas pois pulam de um lado para o outro. Quanto ao fundo, tudo o que possa prender as patinhas deve ser retirado. Tem só um tabuleiro liso com aparas por cima?

Quanto à casa, retire a manta polar. É perigoso ter qualquer tecido numa gaiola de chins. Ele não vai para a gaiola porque está no R/ch da gaiola. Se conseguir pendurá-la na parte mais alta da gaiola, vai ver que ele salta logo para a casota (o meu é assim). Pode colocar (de acordo com a última foto) no canto superior esquerdo da gaiola. A casota é de pinho não tratado? Brilha tanto que parece ter verniz ou ser de plástico... Se for o caso, tem de arranjar outra com urgência. Os materiais que pode usar na gaiola só podem ser o inox, metal e o pinho não tratado. Madeira tratada, jornais, rolos de papel higiénico, plásticos e outros não podem ser usados numa gaiola de chins.
Não dê nunca fruta fresca ao seu chin. Só pode comer feno (sempre à disposição), ração própria para chins e de boa qualidade, um cubito de alfafa 3 vezes por semana, uma uva-passa (no máximo duas, por semana). A água deve ser mudada dia sim dia não. A areia deve ser de boa qualidade e ter antifungos, no inverno. As portas devem ser bem trancadas (são peritas em fugir). O local do passeio não pode ter fios ou buracos e nunca o deixe sozinho durante o passeio.
Sim, há rodas próprias para elas. A melhor é a tal espécie de prato. Mas como é cara, deixe-a dar um passeio à noite todos os dias e fique ao pé dela durante o passeio (pode ser no corredor). É o melhor exercício e pode interagir com o seu chin.
Reforço a ideia de não dar fruta fresca à sua chin. Se a ração for boa, tem fruta desidratada, que é o que elas podem comer.
Qualquer dúvida dê um pulo à minha assinatura. :wink:
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

terça fev 21, 2012 12:38 pm

chinchilavis Escreveu:Parabéns pelo seu amiguito! :D

Vou tentar responder às suas perguntas mas antes devo dizer que o problema da gaiola é ter as prateleiras em plástico. As chins gostam de roer tudo e o seu pequenote vai deitar o dente. O ideal é reparar a situação com prateleiras feitas de pinho não tratado. Eles não precisam de rampas pois pulam de um lado para o outro. Quanto ao fundo, tudo o que possa prender as patinhas deve ser retirado. Tem só um tabuleiro liso com aparas por cima?

Quanto à casa, retire a manta polar. É perigoso ter qualquer tecido numa gaiola de chins. Ele não vai para a gaiola porque está no R/ch da gaiola. Se conseguir pendurá-la na parte mais alta da gaiola, vai ver que ele salta logo para a casota (o meu é assim). Pode colocar (de acordo com a última foto) no canto superior esquerdo da gaiola. A casota é de pinho não tratado? Brilha tanto que parece ter verniz ou ser de plástico... Se for o caso, tem de arranjar outra com urgência. Os materiais que pode usar na gaiola só podem ser o inox, metal e o pinho não tratado. Madeira tratada, jornais, rolos de papel higiénico, plásticos e outros não podem ser usados numa gaiola de chins.
Não dê nunca fruta fresca ao seu chin. Só pode comer feno (sempre à disposição), ração própria para chins e de boa qualidade, um cubito de alfafa 3 vezes por semana, uma uva-passa (no máximo duas, por semana). A água deve ser mudada dia sim dia não. A areia deve ser de boa qualidade e ter antifungos, no inverno. As portas devem ser bem trancadas (são peritas em fugir). O local do passeio não pode ter fios ou buracos e nunca o deixe sozinho durante o passeio.
Sim, há rodas próprias para elas. A melhor é a tal espécie de prato. Mas como é cara, deixe-a dar um passeio à noite todos os dias e fique ao pé dela durante o passeio (pode ser no corredor). É o melhor exercício e pode interagir com o seu chin.
Reforço a ideia de não dar fruta fresca à sua chin. Se a ração for boa, tem fruta desidratada, que é o que elas podem comer.
Qualquer dúvida dê um pulo à minha assinatura. :wink:
O que entendem por fruta desidratada? É tipo banana dos frutos secos? ainda não percebi isso :? Quanto à alfafa, vou ver se vou hoje comprar para a minha e vou ao AKI ver se encontro a tábua de pinho para fazer a casita nova para a minha. Chinchilavis, podes me mandar pm a fizer o tal sítio onde compraste a tábua ou onde se compra (eu não tenho a certeza que o aki tenha) e o anti fungico?

Quanto à chinchila, parece-me ter condições bastante boas, claro que é o aspeto que o chinchilavis referiu, as prateleiras... Mas é linda hehe. Parabéns pela aquisição.

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
chinchilavis
Membro Veterano

terça fev 21, 2012 2:27 pm

Quanto à tábua de pinho, tem mesmo de ser pinho não tratado. Há aí. :lol:

A fruta desidratada que dou é aquela que vem incluída na ração (Chinchila Nature da VL). Só dou essa e apenas essa. Além de outras coisas, traz alguns pedaços de cenoura, maçã e banana desidratadas. Nunca comprei mais nada (a não ser os sticks) para ele pois a ração traz tudo e é segura. :wink:

Quanto ao Timon, tem uma bela casa! :D Tirando aqueles aspectos que referi. :wink:

Só agora vi a parte dos brinquedos :oops: . Quanto a isso, há vários em lojas de animais mas duram pouco tempo (uma noite). Têm de ser pinho não tratado ou feitos especificamente para roedores. Há uns cilindros de madeira com um guizo que duram...uma noite (depois tem de se tirar o guizo).
Reparei agora que não tem uma esfera onde colocar o feno. São baratas e higiénicas. Além disso, não estragam tanto feno e enquanto o puxam acabam por brincar. Trazem um sininho que aconselho a tirar :P .
Deve comprar uma pedra de cálcio para ele desgastar os dentes. Há umas da Trixie muito boas. Ultimamente tenho comprado umas em forma de gelado que se penduram na gaiola. Ele gosta mas duram 1 ou 2 semanas, no máximo :P . Poderá optar por construir brinquedos de madeira. Se substituir as prateleiras de plástico por umas de pinho não tratado, pode aproveitar as sobras para lhes fazer brinquedos. O importante é eles roerem. :wink:
Redondo46
Registado: domingo nov 16, 2003 12:35 am

terça fev 21, 2012 4:01 pm

Muito obrigado pelas respostas :D.

Ontem o Timon ainda estava muito timido, e parece que vai demorar um pouco até se sentir à vontade.

Tentámos deixá-lo um pouco à vontade para não se assustar muito connosco.. mas de vez em quando lá tivemos de o chatear um pouco.
Na hora do banho pouco ligou à areia, apenas deu umas 3 voltas e pouco mais... e isso só quando colocámos a areia dentro da gaiola pq fora nem quis saber.

Cá fora andava feito corajoso... ou então não :lol:... ia devagarinho até meio da cozinha e assim que nos mexiamos ou ouvia um barulho saia disparado para a gaiola :p.

Suponho que demore umas 2 ou 3 semanas até começar a se aproximar de nós por sua vontade, ou costumam demorar menos tempo?
chinchilavis Escreveu: Vou tentar responder às suas perguntas mas antes devo dizer que o problema da gaiola é ter as prateleiras em plástico.
Assim que possível, espero ter tempo este fim de semana, vou comprar pinho não tratado e substituir as prateleiras :o
chinchilavis Escreveu: Quanto ao fundo, tudo o que possa prender as patinhas deve ser retirado. Tem só um tabuleiro liso com aparas por cima?
Sim agora tem apenas o tabuleiro com as aparas. Não sei qual foi a ideia de quem desenhou a gaiola em colocar um fundo em arame.
chinchilavis Escreveu: Ele não vai para a gaiola porque está no R/ch da gaiola. Se conseguir pendurá-la na parte mais alta da gaiola, vai ver que ele salta logo para a casota (o meu é assim).
Tinha toda a razão, coloquei a casota na última prateleira e ele foi logo para lá. Hoje de manhã quando o fui ver estava todo contente dentro casota a expreitar cá para fora.
chinchilavis Escreveu: A casota é de pinho não tratado? Brilha tanto que parece ter verniz ou ser de plástico... Se for o caso, tem de arranjar outra com urgência.
O brilho foi das fotos, quando à madeira espero que seja mesmo de pinho não tratado... pelo menos é o que dizia na embalagem.
chinchilavis Escreveu: Reparei agora que não tem uma esfera onde colocar o feno. São baratas e higiénicas.
Tenho de ver se encontro uma, realmente ele espalha o feno todo... mas também fica espalhada pouco tempo que gosta mesmo de comer daquilo :lol:
chinchilavis
Membro Veterano

terça fev 21, 2012 5:42 pm

Não tem de agradecer. :wink:
Os chins não gostam do r/ch :lol: a não ser para fazer xixi. Tem um bebedouro de esfera? Tem de ver se a casota é mesmo de pinho não tratado e não tem verniz.
Já sabe que há tábuas de pinho não tratado muito baratas e que pode pedir para cortar à medida. Pode optar por segurar as prateleiras com uma ranhura na tábua ou de outra forma (bricolage não é o meu forte :oops: :lol: ).
Qualquer loja de animais tem dessas esferas. Também as pode encontrar em lojas de venda de produtos agrícolas ou de bricolage. O seu come o feno do chão mas à medida que crescem ficam mais esquisitos. Se lhe fizerem xixi de cima não comem mesmo. Se sobrar algum feno ou ração à noite, antes de colocar novo feno e ração, retire as sobras e deite para o lixo. Qualquer transição de feno ou ração tem de ser feita progressivamente.
Qual a areia que usa? Uso da VL. Há outras marcas mas não são famosas :roll: .
Sim, ter o tabuleiro e os rolinhos de madeira que tem é bom. O ideal é colocar uma camada fina de aparas por cima dos rolinhos para não magoarem as patinhas.

Quanto à timidez, depende. Há chins que perdem a timidez passado uns dias, outros demoram mais tempo. Depende do animal e das atitudes do dono. Aconselho-o a falar/conversar com o seu chin várias vezes num tom de voz calmo. Quando o deixar passear à noite, não faça movimentos bruscos. Pode até sentar-se no chão ou num banco e com o tempo o chin vai perder a vergonha e saltar para o seu colo. Cuidado com os rodapés (excelentes locais de destruição chin :P ). Muito cuidado com os fios eléctricos e buracos.
Arranjou um amigalhaço! Com o tempo vai descobrir como eles podem ser muito malucos e muito meigos. :wink:
Vigie os cocós e veja se todos os dias faz mais ou menos a mesma quantidade. :wink:
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

terça fev 21, 2012 6:08 pm

Off topic: Eu uso tudo ou quase tudo da VL incluindo ração e areia. Quanto aos paozinhos que eu falei que tinha comprado para eles, não são de pinho, são de salgueiro da loja dos animais, se quiseres eu mando te o nome.

Chinchilavis, as minhas chins não ligam à pedra de cálcio :o tenho há dois meses e nem a meio vai :o O que devo fazer? tenho medo que elas não desgastem os dentes apesar de roerem bem os pauzinhos de salgueiro.

Quanto à bola de feno, 3-4 € e tens uma hehe, barato e prático.

SlbTelmo no Youtube
chinchilavis
Membro Veterano

terça fev 21, 2012 6:11 pm

Omlet24 Escreveu:Off topic: Eu uso tudo ou quase tudo da VL incluindo ração e areia. Quanto aos paozinhos que eu falei que tinha comprado para eles, não são de pinho, são de salgueiro da loja dos animais, se quiseres eu mando te o nome.

Chinchilavis, as minhas chins não ligam à pedra de cálcio :o tenho há dois meses e nem a meio vai :o O que devo fazer? tenho medo que elas não desgastem os dentes apesar de roerem bem os pauzinhos de salgueiro.

Quanto à bola de feno, 3-4 € e tens uma hehe, barato e prático.
É da Trixie? Tenta pendurá-la. Eles não gostam muito de roer a pedra quando está no chão. Podes arranjar umas em forma de gelado, mais pequenas. Essas duram menos tempo. :wink:
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

terça fev 21, 2012 6:16 pm

não sei se é da trixie, mas é um gelado e está no 1ç andar ao pé do feno. Podes por uma foto de como tu penduras o teu? :s

SlbTelmo no Youtube
chinchilavis
Membro Veterano

terça fev 21, 2012 6:34 pm

Omlet24 Escreveu:não sei se é da trixie, mas é um gelado e está no 1ç andar ao pé do feno. Podes por uma foto de como tu penduras o teu? :s
Se é rectangular tem umas pegas para colocares a prender. Se é um gelado, deve ter um boraco ao meio, onde metes um arame a prender para pendurar.
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

terça fev 21, 2012 8:24 pm

chinchilavis Escreveu:
Omlet24 Escreveu:não sei se é da trixie, mas é um gelado e está no 1ç andar ao pé do feno. Podes por uma foto de como tu penduras o teu? :s
Se é rectangular tem umas pegas para colocares a prender. Se é um gelado, deve ter um boraco ao meio, onde metes um arame a prender para pendurar.
exato, fi assim que fiz, com fio de cobre...

SlbTelmo no Youtube
Responder

Voltar para “Exóticos”