Ajuda para roedores

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Jazzmatazz
Registado: sábado nov 03, 2007 8:10 pm

quarta mar 07, 2012 2:41 pm

Olá amigos,
Eu a a minha mais que tudo somos verdadeiros amantes dos animais e apesar da nossa casinha pequena, conseguimos dar um lar a uma chin (o Óscar), ao Mogli e ao Simba (dois porquinhos da India), 4 peixes e uma cadela (a famosa Patuskinha).
Na verdade, estamos ainda a considerar comprar uma chin para fazer companhia ao Óscar.

Gostaria de tirar algumas dúvidas importantes para mim, mas que considero poderem ser importantes para outros membros do forum:

Um dos porquinhos da india, esta neste momento com um problema no pelo, sendo que já perdeu uma grande quantidade e apresenta pequenas crostas, nomeadamente em torno do olhito. Penso que sejam fungos, mas a hipótese de sarna não está afastada. Está ja marcada uma visita a um Vet para ver o que se passa.
O outro já tinha passado pelo mesmo há uns meses, o que me leva a questionar muita coisa acerca da higiene que tenho providenciado aos nossos amiguinhos.

O Óscar (chin), adora fazer visitas à gaiola dos porquinhos e interagir com eles...será isto prejudicial?? Será que o problema que tem afectado o Simba pode passar para o Oscar?

Tenho pensado imenso sobre o melhor fundo para uma gaiola, seja dos porquinhos, seja da chin. Tenho apostado nas aparas de madeira no caso dos porquinhos e numa palha da vitacraft para a Chin. Por baixo das aparas e da palha colocava jornal, mas já vi que não é boa ideia. A areia de gato para a chin é uma boa solução???

Outra questão tem que ver com as rações. O que acham das rações que tem no continente?? A chin parece não comer muito, e não gostar muito dos pelets que tem a ração (contudo os pelets da ração é a única alfafa que lhe tenho facultado). Contudo ele tem feito as suas necessidades e as fezes parecem saudáveis.
Agradeço um bom conselho em termos de ração.

Existem também umas barritas do continente que dizem "roedores" e não especificam espécies. Eu costumo dar aos porquinhos mas a chin vai lá e adora aquilo, será que isto está a ser prejudicial??

Agradeço a vossa ajuda!
Abraço
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta mar 07, 2012 2:57 pm

Bem caro/a amigo/a, eu ainda não sou um grande entendido em roedores mas vou tentar ajudar-lhe no que sei.

Em relação ao pdi você deve consultar o vet o mais rápido possível, pois só ele poderá confirmar se é sarna ou algum fungo.

Sim, o Óscar pode ficar contaminado se for alguma doença, não deixe o óscar visitar os pdi pelo menos enquanto não souber o que eles têm. As chinchilas são animais bastante curiosos e irrequietos, por isso tente brincar mais com ela.

Em relação à ração do continente... Eu usei, um mês e "não gostei", o meu tambor deitava mais fora do que comia. Comprei Versele Laga e misturava aos poucos com a do continente, até fazer a transição completa...

Quanto à higiene. Pdi's não percebo muito, mas o jornal realmente não é uma boa ideia. Meta aparas de pinho não tratado se quiser utilizar as aparas. Para chinchilas eu uso o mesmo que você, Um saco tipo com palhas de 12,5 L, mas junto com uns rolos que se compram no pingo por 5€. Dura-me 4-5 semanas mudando 2x por mês. Troca água dia sim, dia não? Se não, deve começar a faze-lo. Areia para o Oscar tomar banho, tem? Se não tem, compre da Versele Laga também, 2 litros 7€ (+/-), deve disponibilizar a areia cerca de 30 minutos diários após o passeio.

Alfafa, infelizmente também ainda não consegui encontrar mas deve disponibilizar 3x por semana à sua chinchila...

Outro aspeto importante, pelo menos na chinchila: Tem feno sempre disponível? É essencial o feno estar sempre disponível na gaiola da chinchila.

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

quarta mar 07, 2012 4:10 pm

como costumo dizer cada macaco no seu galho, tenho cada especie de animal (chins, coelha,ratz,cobras) num sitio diferente de maneira a nao poderem interagir. Tanto fungo como sarna sao contagiosos, assim como parasitas e outras inumeros doenças. Não deixe a chinchila aproximar se da gaiola dos outros roedores. Não use nada que nao seja para chins para a sua chin. esqueça a areia de gato, se é de gato é para gato entendido? use apenas aparas no fundo da gaiola e vá limpando semanalmente a totalidade da gaiola. em relação á comida nao acho q a do continente seja adequeda. arranje numa loja de animais comida propria da versele laga nature, duo ou complete. cumps
Jazzmatazz

quinta mar 08, 2012 2:22 am

Antes de mais agradeço a disponibilidade para darem o vosso contributo.
No que respeita a brincadeira, o Óscar não se pode queixar, brinca tanto que até já toma a iniciativa de me encaminhar para a gaiola para lhe dar a areia, comer e beber água.

No que respeita ao contacto com os porquinhos da india é algo dificil de evitar e não deixa de ser curioso ve-los interagir...penso que ambos são originários dos Andes, portanto ja devem estar apresentados :P mas, claro que sim, tenho que evitar esse contacto, a ver se o Óscar não apanha nada.

Infelizmente, não tenho nem feno, nem alfafa, nem a dita pedra de cálcio, terei que ter a preocupação de lhe fornecer isso e também um patamar para a gaiola.

O Óscar é muito feliz e quero o ideal para ele. Todos os conselhos são mais que benvindos para que não lhe falta nada.

O que acham de colocar na gaiola um pouco daquela casca de pinheiro? Ele parece gostar imenso de brincar e roer essas cascas...

Cumprimentos
chinsdalinha
Membro Veterano
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

quinta mar 08, 2012 5:23 am

o feno é mesmo muito importante, até no continente arranja feno. tem de estar sempre sempre á disposição para a chinchila desgastar os molares... duas semanas sem feno pode levar a um crescimento de 2mm dos molares o que pode impedir uma boa mastigaçao e levar a um circulo vicioso em que a chin nao consegue comer bem, emagrece, os dentes crescem mais, nao consegue comer etc etc... babam- se levam as patas á boca, rangem os dentes e depois só mesmo indo ao vet para limar os dentes, e isso tem de ser com anestesia... por isso é imperativo que forneça costantemente feno á sua chinchila
chinsdalinha
Membro Veterano

quinta mar 08, 2012 5:24 am

a madeira, cascas, pedras apenas desgastam os incisivos. A ração é mole e apenas serve de alimento. O feno é importante nao só pelas fibras mas sobretudo pelo desgaste dos molares!
Jazzmatazz

quinta mar 08, 2012 6:17 am

:) Agradeço o conselho precioso...vou ter sempre atenção a isso
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quinta mar 08, 2012 10:19 am

Jazzmatazz Escreveu::) Agradeço o conselho precioso...vou ter sempre atenção a isso
o feno compras a 2.48€ acho eu no continente da vitakraft. Eu comprei logo duas para ter em casa, uma aberta e outra fechada... Convém teres sempre, e digo isto na minha opinião, não sei se as chins da linha concorda ou não, por exemplo um saco de ração a mais e um saco de feno a mais, é o que tenho sempre em casa, pois se por algum motivo acontecer alguma coisa que condicione a sua deslicação, tem sempre a mais.

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
aqutier
Registado: sábado mar 10, 2012 7:07 am

sábado mar 10, 2012 7:13 am

As chinchilas são animais bastante curiosos e irrequietos, por isso tente brincar mais com ela. Imagem
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo mar 11, 2012 9:39 pm

mentio Escreveu:Eu comprei logo duas para ter em casa, uma aberta e outra fechada... [img]http://www.bosin.info/g.gif[/img]
mas que raio de link é esse que tem nas suas mensagens todas?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo mar 11, 2012 10:11 pm

kittten Escreveu:
mentio Escreveu:Eu comprei logo duas para ter em casa, uma aberta e outra fechada... [img]http://www.bosin.info/g.gif[/img]

mas que raio de link é esse que tem nas suas mensagens todas?
Omlet24 Escreveu:(...)
o feno compras a 2.48€ acho eu no continente da vitakraft. Eu comprei logo duas para ter em casa, uma aberta e outra fechada... Convém teres sempre,(...).
É um boot, repete apenas uma parte de um comentario de um usuario desse topico, é criado aos fins de semana, hoje são dois, esse "mentio" e este "ajexu" são praga...
Responder

Voltar para “Exóticos”