objectivos dos criadores de ratz

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Filipa_lpg
Membro
Registado: domingo jun 05, 2005 9:02 pm
Duas ratazanas:
a Violeta e a Dora
No céu:
Salema (hamster sirio) Luna, Ch

quarta fev 29, 2012 11:48 pm

Esta é uma thread mais por curiosidade que outra coisa :P

Gostava de saber quais os objetivos e preocupações dos criadores de ratz em Portugal - não faço ideia de quantos há e não tive grande sucesso na minha busca pela net, de modo que também gostava de ter uma ideia da "dimensão" da coisa :)

Portanto aqui fica:

Criadores de Ratz portugueses, quais são os vossos objetivos e preocupações com cada ninhada que "fazem"?
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta mar 01, 2012 12:45 am

Ora aqui está uma pergunta difícil de responder :D

Tenho de começar por dizer que não sou uma criadora experiente. Apesar de ter ratz há alguns anos, fiz apenas UMA ninhada até agora. Do que aprendi no processo, aqui fica.

Conhecer bem a espécie antes de pensar em criar:

- Pesquisar o mais possível sobre o animal. Experimentar coisas diferentes até escolher o que melhor se adequa aos meus gostos e às necessidades das ratazanas em termos de alimentação, alojamento e cuidados variados. Tirar novas conclusões a partir da experiência pessoal. Manter contacto com outros apreciadores da espécie para poder aprender com os seus erros e sucessos. Errar e aprender.

Definir padrões de qualidade:

- Continuar a oferecer a mesma qualidade de vida às minhas ratazanas.
A decisão de criar, e portanto de ter forçosamente mais animais, não pode implicar uma redução da qualidade da ração oferecida, nem significar que as ratazanas passam a viver em caixas de plástico em vez de gaiolas, têm menos contacto humano ou perdem o acesso a tratamento veterinário.

- Assegurar que todos os bebés para adopção vão para uma boa casa. Estar disponível para os receber de volta, em qualquer momento das suas vidas, caso necessário.

- Informar quaisquer interessados pela ratazana em geral, através da internet, através de blogs, sites, mas também alertando para as condições em lojas etc. Encaminhar interessados para outros criadores de confiança.

Estabelecer prioridades:
(no meu caso são estas)

- Temperamento.
Não cruzar um exemplar agressivo, arisco ou de algum modo instável.
Entre um rato bonito e um meigo, escolher sempre o meigo.

- Tipo.
O tipo refere-se à formação do corpo do animal. Um corpo saudável e bem constituído é muito mais importante que uma cor rara ou bonitinha.

- Cor e marcação.
Procurar obter exemplares agradáveis e que se aproximem do standard definido. Ter esta em conta como a última das prioridades.

Depois de ter estas prioridades bem assentes, definir o projecto (por exemplo, conseguir criar hairless com marcação capped, ou então por exemplo, rex fawn), escolher os exemplares certos e lançar mãos à obra, uma ninhada de cada vez.

Em resumo, parece-me ser isto... em extenso, implica coisas como códigos genéticos, faixas brancas em barrigas cor-de-rosa de recém nascidos, registo de doenças que o animal teve ao longo da vida e de mais mil e uma coisas, viagens, gastos, desmaios no vet, uma secção de arrumos só pros ratos, horas de pesquisa e leitura... e depois claro, os momentos que fazem valer a pena :)

Saber que o nosso bebé praticamente não precisou de tempo para se adaptar ao novo dono porque já ia bem socializado, que é bem tratado, vê-lo crescido e a fazer alguém feliz.

Saber que há pessoas a interessar-se o suficiente pela ratazana doméstica para criar tópicos como este!! E mesmo depois de sofrer um desgosto, persistir na paixão por este bichinho.

E fazer amigos à conta desta paixão!... De quatro patas, duas e quiça oito :P

Já agora, uns links sobre o assunto:
http://www.rmca.org/Articles/breeding.htm

http://www.afrma.org/rminfo7b.htm
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta mar 01, 2012 2:07 am

marianamar Escreveu:Ora aqui está uma pergunta difícil de responder :D

Tenho de começar por dizer que não sou uma criadora experiente. Apesar de ter ratz há alguns anos, fiz apenas UMA ninhada até agora. Do que aprendi no processo, aqui fica.

Conhecer bem a espécie antes de pensar em criar:

- Pesquisar o mais possível sobre o animal. Experimentar coisas diferentes até escolher o que melhor se adequa aos meus gostos e às necessidades das ratazanas em termos de alimentação, alojamento e cuidados variados. Tirar novas conclusões a partir da experiência pessoal. Manter contacto com outros apreciadores da espécie para poder aprender com os seus erros e sucessos. Errar e aprender.

Definir padrões de qualidade:

- Continuar a oferecer a mesma qualidade de vida às minhas ratazanas.
A decisão de criar, e portanto de ter forçosamente mais animais, não pode implicar uma redução da qualidade da ração oferecida, nem significar que as ratazanas passam a viver em caixas de plástico em vez de gaiolas, têm menos contacto humano ou perdem o acesso a tratamento veterinário.

- Assegurar que todos os bebés para adopção vão para uma boa casa. Estar disponível para os receber de volta, em qualquer momento das suas vidas, caso necessário.

- Informar quaisquer interessados pela ratazana em geral, através da internet, através de blogs, sites, mas também alertando para as condições em lojas etc. Encaminhar interessados para outros criadores de confiança.

Estabelecer prioridades:
(no meu caso são estas)

- Temperamento.
Não cruzar um exemplar agressivo, arisco ou de algum modo instável.
Entre um rato bonito e um meigo, escolher sempre o meigo.

- Tipo.
O tipo refere-se à formação do corpo do animal. Um corpo saudável e bem constituído é muito mais importante que uma cor rara ou bonitinha.

- Cor e marcação.
Procurar obter exemplares agradáveis e que se aproximem do standard definido. Ter esta em conta como a última das prioridades.

Depois de ter estas prioridades bem assentes, definir o projecto (por exemplo, conseguir criar hairless com marcação capped, ou então por exemplo, rex fawn), escolher os exemplares certos e lançar mãos à obra, uma ninhada de cada vez.

Em resumo, parece-me ser isto... em extenso, implica coisas como códigos genéticos, faixas brancas em barrigas cor-de-rosa de recém nascidos, registo de doenças que o animal teve ao longo da vida e de mais mil e uma coisas, viagens, gastos, desmaios no vet, uma secção de arrumos só pros ratos, horas de pesquisa e leitura... e depois claro, os momentos que fazem valer a pena :)

Saber que o nosso bebé praticamente não precisou de tempo para se adaptar ao novo dono porque já ia bem socializado, que é bem tratado, vê-lo crescido e a fazer alguém feliz.

Saber que há pessoas a interessar-se o suficiente pela ratazana doméstica para criar tópicos como este!! E mesmo depois de sofrer um desgosto, persistir na paixão por este bichinho.

E fazer amigos à conta desta paixão!... De quatro patas, duas e quiça oito :P

Já agora, uns links sobre o assunto:
http://www.rmca.org/Articles/breeding.htm

http://www.afrma.org/rminfo7b.htm
Sim senhora! Muito bonito de ler! Parabéns :wink:
marianamar
Membro Veterano

quinta mar 01, 2012 2:25 am

Dani, acredito que criando hamsters, a resposta não seja muito diferente, pois não? :D
hperika
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mar 01, 2012 11:24 am

Concordo com a Mariana na parte de criação de animais como pet.
No entanto crio com outro objectivo também...
Alimento... E esta parte que por mais que nos custe é necessária a quem tem outro tipo de animais.
Por isso, animais mais pequenos da ninhada, com algum problema, ou simplesmente "excedente" serão para esse fim.
Quem tem cobras e no meu caso, que tenho tarântulas também (algumas a comer topolinos) tenho de dar resposta à alimentação destes animais sui generis. :wink:
Filipa_lpg
Membro
Registado: domingo jun 05, 2005 9:02 pm
Duas ratazanas:
a Violeta e a Dora
No céu:
Salema (hamster sirio) Luna, Ch

quinta mar 01, 2012 11:26 am

Obrigada pela resposta marianamar :)

Sendo aluna de Biologia, eu tenho uma paixão por tudo o que se mexe lol mas há uns bichos que chamam mais a atenção que outros e, embora não pense em fazer criação de ratz, estou a adorar aprender tudo o que consigo sobre elas!

Em princípio vou receber duas meninas da NiArCtAa's Ratz daqui a uns tempos e como ja tinha lido aqueles artigos sobre os criadores fiquei curiosa sobre os criadores portugueses e em que 'fase' vai a criação por cá :)

Existe alguma associação de criadores de ratz portugueses? Não sei ao certo quantos são, mas de certeza que uma associação (voluntária) de criadores ia ser uma grande ajuda para todos, tornando mais facil a troca de informação e de ninhadas entre criadores, ajudando os novos criadores a saberem o que procurar e os 'do and donts' da coisa. Até tornava mais facil os processos de adopção e até poderia servir de publicidade às ratz como animais de estimação no nosso país!
marianamar
Membro Veterano

quinta mar 01, 2012 12:01 pm

Sim hperika, mesmo criando só para pet, como ainda não há grande procura, existe sempre o problema do "excedente" :oops:

E criando para alimento há outras preocupações também, não é? Como garantir que as ratz recebem os nutrientes necessários à sua constituição, mas, ao mesmo tempo, que passarão os nutrientes certos ao réptil que se destinam a alimentar! É uma linha frágil.

Filipa_lpg, a ideia da associação ou de um clube paira por aí há uns tempos, mas é mais difícil de pôr em prática do que de projectar, principalmente por questões monetárias... o registo de um clube ou associação é dispendioso! E é preciso saber que seremos suficientes para o manter de pé, uma vez erguido.

Com o objectivo de iniciar essa discussão (no momento certo) e de ir medindo terreno foi criado este fórum: http://ratz.livreforum.com/

Informar, promover a comunicação entre donos de ratz e facilitar os processos de adopção... é essa a ideia. Agora falta-lhe gente para tornar isso possível :D
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta mar 01, 2012 9:04 pm

marianamar Escreveu:Dani, acredito que criando hamsters, a resposta não seja muito diferente, pois não? :D
Não mudaria nem uma letra =)
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

segunda mar 05, 2012 8:44 pm

apesar de criar para alimento, tenho sempre cuidado com as criaçoes, procuro animais grandes com bastante durabilidade e agressividade nula ou quase(falando apenas quando femeas amamentam crias)
tendo estes cuidados, não sei o que são doenças em ratz ou mordidelas, e as minhas mais velhas e nao parecendo ja contam 3 anos e meio, portanto acho que vou indo no bom caminho

marianamar sorry ainda nao me esqueci das pics 8)
marianamar
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 9:11 pm

Deeaadman Escreveu:marianamar sorry ainda nao me esqueci das pics 8)
Acho muito bem 8)
marianamar
Membro Veterano

sábado mar 10, 2012 1:18 am

Encontrei esta página de que gostei muito:
http://www.rattycorner.com/rats/breeding/what.shtml
Responder

Voltar para “Exóticos”