Ora aqui está uma pergunta difícil de responder
Tenho de começar por dizer que não sou uma criadora experiente. Apesar de ter ratz há alguns anos, fiz apenas UMA ninhada até agora. Do que aprendi no processo, aqui fica.
Conhecer bem a espécie antes de pensar em criar:
- Pesquisar o mais possível sobre o animal. Experimentar coisas diferentes até escolher o que melhor se adequa aos meus gostos e às necessidades das ratazanas em termos de alimentação, alojamento e cuidados variados. Tirar novas conclusões a partir da experiência pessoal. Manter contacto com outros apreciadores da espécie para poder aprender com os seus erros e sucessos. Errar e aprender.
Definir padrões de qualidade:
- Continuar a oferecer a mesma qualidade de vida às minhas ratazanas.
A decisão de criar, e portanto de ter forçosamente mais animais, não pode implicar uma redução da qualidade da ração oferecida, nem significar que as ratazanas passam a viver em caixas de plástico em vez de gaiolas, têm menos contacto humano ou perdem o acesso a tratamento veterinário.
- Assegurar que todos os bebés para adopção vão para uma boa casa. Estar disponível para os receber de volta, em qualquer momento das suas vidas, caso necessário.
- Informar quaisquer interessados pela ratazana em geral, através da internet, através de blogs, sites, mas também alertando para as condições em lojas etc. Encaminhar interessados para outros criadores de confiança.
Estabelecer prioridades:
(no meu caso são estas)
- Temperamento.
Não cruzar um exemplar agressivo, arisco ou de algum modo instável.
Entre um rato bonito e um meigo, escolher sempre o meigo.
- Tipo.
O tipo refere-se à formação do corpo do animal. Um corpo saudável e bem constituído é muito mais importante que uma cor rara ou bonitinha.
- Cor e marcação.
Procurar obter exemplares agradáveis e que se aproximem do standard definido. Ter esta em conta como a última das prioridades.
Depois de ter estas prioridades bem assentes, definir o projecto (por exemplo, conseguir criar hairless com marcação capped, ou então por exemplo, rex fawn), escolher os exemplares certos e lançar mãos à obra, uma ninhada de cada vez.
Em resumo, parece-me ser isto... em extenso, implica coisas como códigos genéticos, faixas brancas em barrigas cor-de-rosa de recém nascidos, registo de doenças que o animal teve ao longo da vida e de mais mil e uma coisas, viagens, gastos, desmaios no vet, uma secção de arrumos só pros ratos, horas de pesquisa e leitura... e depois claro, os momentos que fazem valer a pena
Saber que o nosso bebé praticamente não precisou de tempo para se adaptar ao novo dono porque já ia bem socializado, que é bem tratado, vê-lo crescido e a fazer alguém feliz.
Saber que há pessoas a interessar-se o suficiente pela ratazana doméstica para criar tópicos como este!! E mesmo depois de sofrer um desgosto, persistir na paixão por este bichinho.
E fazer amigos à conta desta paixão!... De quatro patas, duas e quiça oito
Já agora, uns links sobre o assunto:
http://www.rmca.org/Articles/breeding.htm
http://www.afrma.org/rminfo7b.htm