Gerbos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Sinistress
Membro Júnior
Registado: segunda mar 05, 2012 6:26 pm

quinta mar 08, 2012 11:55 am

Olá ^^
Em Agosto do ano passado decidi adoptar 2 gerbos e fui a 1 loja e pedi 2 do mesmo sexo pois n tinha intenção de fazer criação.
Há coisa de 4 dias percebi q afinal em vez de 2 femeas tinha 1 casal pois tiveram 1 ninhada de 8 gerbinhos ^^
Qdo vi os bichinhos quase q entrei em panico pq para alem de n estar a contar n me sentia nada preparada para ser avó :p lol
Entretanto levei a famila a uma consulta no hospital de medicina veterinaria na Ajuda e disseram-me q aparentemente estavam todos de boa saude ^^
Nos ultimos dias corri varios sites a tentar aprender o maximo sobre gerbos mas tenho algumas duvidas e decidi partilha-las convosco na esperança de me poderem ajudar.
Visto continuar a n querer fazer criação, agendei a castração do macho para o proximo dia 23 mas disseram-me q até lá eles ainda podem acasalar :( Mas tb li q enquanto a femea tem crias n entra no cio, e q o macho ajuda a femea a cuidar dos pequenotes.
Pelo sim pelo não separei-os mas deixo o macho fazer algumas visitas por dias à femea e aos pequenotes sob minha supervisão para n fazerem traquinices ^^'
A minha grande duvida neste momento é se devo mante-los separados ou se os juntar novamente poderei ter nova ninhada dentro de 1 mês, pois eles têm 1 periodos de gestação de 28 dias mais ou menos.
Custa-me manter a familia separada mas n tenho disponibilidade nem de tempo nem de espaço para ter uma familia tão grande de gerbos cmg :(

Desde já o meu mto obrigada ^^
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta mar 08, 2012 2:37 pm

Geralmente quando se separam gerbos, depois quando se juntam a femea mata o macho...é basico, e algo que se encontra em quase todos os sites com informação sobre a especie....
Sinistress
Membro Júnior

quinta mar 08, 2012 3:20 pm

Nenhum nos sites q consultei dizia tal coisa :o
Eles estão separados apenas há dia e meio. Acham q se os juntar novamente ela vai ser agressiva com ele? Ainda hoje os juntei por 1 bocadinho e eles pareciam lindamente os 2 juntos.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo mar 11, 2012 3:05 pm

Se o macho está junto com a fêmea o mais certo é vir aí outra ninhada.
Quando os babys estiverem desmamados, ou melhor antes da outra ninhada nascer, separe os machos e junte-os com o pai e deixe as fêmeas com a mãe, as fêmeas ajudam a criar a outra ninhada.

Os gerbos são animais que vivem em grandes grupos familiares, se se separa um do grupo mesmo por 1 ou 2 dias, dificilmente se conseguem voltar a juntar tal como o Bondage lhe disse.
Vou dar-lhe um exemplo, há uns anos levei vários dos meus gerbos para uma exposição de exóticos, separei, num sábado, um macho da fêmea com crias e levei o macho, no domingo quando tentei juntá-los novamente a fêmea deu-lhe uma tareia tão grande que o ía matando.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Sinistress
Membro Júnior

domingo mar 11, 2012 6:03 pm

Mto obrigada pelas respostas ^^
Confesso q n sabia nada sobre criar gerbos e os pequenotes apanharam-me mm de surpresa, mas acho q está tudo a correr bem.
Como dei com os pequenotes já eles deviam ter 2 dias, já sei q daqui a umas semanas vou ser avó novamente lol
Neste momento a minha prioridade é o bem estar dos pequenos e dos seus papás ^^
A gaiola q era espaçosa para 2, daqui a umas semanas vai ser pequena para tanta pequenada por isso estou à procura de pessoas que lhes possam proporcionar 1 bom lar, mas n tem sido facil por isso n ponho de parte a possibilidade de ficar com todos.
Tenho andado a ver nas lojas aqui perto de minha casa assim como nos hipermercados gaiolas grandinhas para poder acomodar os machos separados das femeas. Mas as gaiolas q tenho visto são demasiado pequenas para 6/7 gerbos e as maiores têm as grades demasido espaçadas podendo os bichinhos passar por entre elas :( Infelizmente os aquarios suficientemente grandes tornam-se demasiado caros para comprar 2 :(
Será q me podiam recomendar alguma loja onde eu pudesse comprar 2 gaiolas suficientemente grandes?
De 2 passei a 10 gerbos e com a proxima ninhada vou mm precisar de compar gaiolas novas.

Desde já o meu mto obrigada ^^

Deixo-vos com 1 foto da pequenada de há uns 2 dias atras ;)

Imagem
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo mar 11, 2012 8:29 pm

Essa fibra não é nada aconselhável, é muito perigoso...pode enrolar-se algum fio numa patita, impede o sangue de passar e amputa a patita...usa tiras de papel de cozinha no ninho que é mais seguro ;)
Quanto a aquario, vê se na tua zona existem feiras de velharias, que geralmente consguem encontrar-se aquarios, muitas vezes sem tampa e muitos até completos por preços muito baixos...mas sem tampa ou com pequenos defeitos ainda dá para pedinchar mais, pois nao precisa de se dizer que é para gerbos, pode-se sempre dizer que é para peixes e duvidar se vedam ou não e tal ;)
Sinistress
Membro Júnior

domingo mar 11, 2012 8:40 pm

Esta foi 1 foto q tirei no dia a seguir de os ter encontrado e na altura só tinha este algodão. Na altura mudei para 1 algodão novo para estar limpinho mas depois de ir ler os sites já mudei ;) Agora já têm o ninho feito de feno e papel higienico ;)

Tento mexer o menos possivel neles. Apenas vejo de manhã e à noite para me certificar q estão todos bem assim bem rapidinho e com as mãos lavadas para deixar o minimo cheiro meu possivel neles.
A ver se 1 dia destes preparo a maquina antes de lhes mexer para vos mostrar como eles cresceram em poucos dias ;)
São tão lindos os meus bichinhos \o/ lol
Sinistress
Membro Júnior

domingo mar 11, 2012 8:42 pm

Ah! E mto obrigada pela dica das feiras ;) o/ * *
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo mar 11, 2012 9:12 pm

De que cor são os pais?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Sinistress
Membro Júnior

domingo mar 11, 2012 10:04 pm

Responder

Voltar para “Exóticos”