Dúvida Chinchila (Viveiro Exterior)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Tarax
Membro Júnior
Registado: segunda fev 13, 2012 12:42 pm

quarta mar 14, 2012 10:32 pm

chinchilavis Escreveu:
Totalmente de acordo.
Mas há pessoas que pensam que as chins para peles têm todos os cuidados de saúde que têm os chins pets... :roll:
Daqui já não se aprende nada.

Da minha parte está encerrado o tópico.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta mar 14, 2012 10:59 pm

Tarax Escreveu:
GSfanatic Escreveu:A simpatia vai-se quando se vê que estamos a falar para o boneco.

Eu não pedi que colocasse aqui a informação. Você é que o fez e depois, é claro, pedi o link, porque é isso que deve ser feito quando se copia um texto.

Uma coisa é mostrar opiniões diferentes de modo a haver discussão. Outra coisa é teimar em mostrar que opiniões contrárias, não ligando ao facto de que está a colocar aqui links com informação mais do que incorrecta, e mesmo após dizermos que está incorrecto, continua a teimar. É o que tem feito desde o início.

Paciência tem limites, desculpe lá.
Se acha que está a falar para o boneco porque é que ainda está a falar??

Coloquei a informação para mostrar o que estava escrito, simplesmente isso.

MAIS UMA VEZ DIGO QUE NÃO ESTAVA A SER TEIMOSO, só divulguei a informação que tinha.
Para quê? E porque continuou a mostrar essa informação, mesmo após dizermos que estava errada? Para ficarmos a saber que existe informação contraditória? Isso já nós sabemos há muito tempo!

Assim que expliquei o porquê dessa informação estar incorrecta, seria de se esperar que deixasse de incluir isso na sua pesquisa. Mas continuou a aceitar o que estava escrito nesses links, apesar de virem de locais duvidosos.

O mesmo aconteceu com a rede. Alguém deu motivos válidos para não utilizar rede e você foi buscar um post de 2007 que diz que pode ser utilizada. Para quê? É isso que não entendo.

Nós não podemos dizer mais do que aquilo que já dissemos. Demos as nossas opiniões e agora é você que tem de ler o que escrevemos e aquilo que encontrou na sua pesquisa e retirar as suas próprias conclusões.

No entanto admito que fui brusca nas minhas últimas intervenções (estive a reler). Peço desculpa. Fiquei irritada e realmente era desnecessário. Se der uma nova oportunidade ao tópico prometo tentar não ser tão brusca. Talvez dormir um pouco antes de escrever :P.
Tarax
Membro Júnior

quarta mar 14, 2012 11:38 pm

[/quote]
Para quê? E porque continuou a mostrar essa informação, mesmo após dizermos que estava errada? Para ficarmos a saber que existe informação contraditória? Isso já nós sabemos há muito tempo!

Assim que expliquei o porquê dessa informação estar incorrecta, seria de se esperar que deixasse de incluir isso na sua pesquisa. Mas continuou a aceitar o que estava escrito nesses links, apesar de virem de locais duvidosos.

O mesmo aconteceu com a rede. Alguém deu motivos válidos para não utilizar rede e você foi buscar um post de 2007 que diz que pode ser utilizada. Para quê? É isso que não entendo.

Nós não podemos dizer mais do que aquilo que já dissemos. Demos as nossas opiniões e agora é você que tem de ler o que escrevemos e aquilo que encontrou na sua pesquisa e retirar as suas próprias conclusões.

No entanto admito que fui brusca nas minhas últimas intervenções (estive a reler). Peço desculpa. Fiquei irritada e realmente era desnecessário. Se der uma nova oportunidade ao tópico prometo tentar não ser tão brusca. Talvez dormir um pouco antes de escrever :P.[/quote]

Apenas mostrei inicialmente e mostrei porque acreditava que sim.
Ao longo do tópico foram-me mostrando que não estava correcto.

Postando a informação é que fez com que me fizesse ver várias vertentes que ainda não me tinha apercebido. Desta forma aprendi...... :wink:

Já reli o tópico e sim dá para aprender, tirei bastante partido dos posts.

Quanto ao ser brusca foi um bocado... Acredito que possa ficar irritada porque afinal estamos a falar de animais, mas tem que compreender que ninguém nasce ensinado. E eu gosto muito dos meus querendo o melhor para eles.
Caso contrário não estaria aqui a escrever.

Obrigado pelas observações e inclusive as criticas.

Cumprimentos
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta mar 14, 2012 11:45 pm

Ora bem...a falar é que "agente" se entende...para melhor de todos e principalmente dos que estão á nossa responsabilidade ;)
Bem haja...

....e estes topicos nunca se devem fechar...quem passa lê e possivelmente aprende ;)
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta mar 14, 2012 11:47 pm

Eu sei que gosta dos seus animais. Nota-se isso :).

Novamente peço desculpa pelas respostas bruscas (acho que a irritação deveu-se mais àquilo que li nos links) e bom... recomecemos do zero (mantendo o que já se aprendeu, claro) ;).
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta mar 14, 2012 11:48 pm

Bondage2010 Escreveu:Ora bem...a falar é que "agente" se entende...para melhor de todos e principalmente dos que estão á nossa responsabilidade ;)
Bem haja...

....e estes topicos nunca se devem fechar...quem passa lê e possivelmente aprende ;)
Mais uma vez estamos em sintonia. :wink:
chinchilavis
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 11:50 pm

GSfanatic Escreveu:Eu sei que gosta dos seus animais. Nota-se isso :).

Novamente peço desculpa pelas respostas bruscas (acho que a irritação deveu-se mais àquilo que li nos links) e bom... recomecemos do zero (mantendo o que já se aprendeu, claro) ;).
Conhecendo-te como te conheço GS, aposto que o sangue te fervia nas veias ao ler alguns links. E se há algo que te tira do sério são os animais. :)

Para quem tem estes patudinhos como pet, é angustiante imaginar no que lhes fazem quando não se destinam a pets... :(
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quinta mar 15, 2012 11:07 am

chinchilavis Escreveu:

Conhecendo-te como te conheço GS, aposto que o sangue te fervia nas veias ao ler alguns links. E se há algo que te tira do sério são os animais. :)

Para quem tem estes patudinhos como pet, é angustiante imaginar no que lhes fazem quando não se destinam a pets... :(
mesmo, a primeira vez que li que eram precisas cerca de 200 chins para fazer um casaco passei-me da marmita! :evil: :evil:

O importanto é o bem-estar, qualidade de vida, amor e tudo do melhor que podemos dar aos nossos animais. Assim como a chinsdalinha se "irritou" pelo meu descuido que aconteceu com a minha chin :oops: mas estamos sempre a aprender e se ela ficou irritada imaginem eu, o meu "tamborzinho" :roll:

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
Tarax
Membro Júnior

quinta mar 15, 2012 12:35 pm

Não há problema :wink:

O que aprendemos (aprendi): (Corrijam-me se estiver incorrecto)

A chinchila não suporta o nosso clima devido as temperaturas altas e o clima húmido. Desta forma não pode de maneira nenhuma estar no exterior.

Deve-se sempre separar o macho quando a fêmea estiver para ter o parto, afim de evitar que se magoem, inclusive os filhotes.

Deve-se manter o macho afastado durante 5 dias de forma a que a fêmea não engravide novamente, pois existe um grande desgaste no parto e a fêmea ainda está com cio.

Criações para peles e criações para pets são totalmente diferentes onde existem condições e objectivos diferentes.
Peles: Muitas e produção rápida.
Pets: Poucos mas saudáveis

É necessário ter em conta a informação que aparece ao navegar tal como avaliar a sua credibilidade.

Está resumido, mas penso que é isto.

Se alguém tiver algo a acrescentar força...

Mais uma vez muito obrigado pelo tempo "perdido" que não foi "perdido", pois vou estar mais bem preparado para os meus animais.

Cumprimentos a todos
chinchilavis
Membro Veterano

quinta mar 15, 2012 7:16 pm

Quanto ao clima, eles suportam o clima mas não podem estar no exterior pois se é complicado controlar o calor e a humidade no interior no exterior ainda pior. Isto sem falar nas correntes de ar que podem resultar em pneumonias fatais.

Durante o inverno não há grandes problemas a não ser com a humidade (não podem estar em divisões húmidas). No verão (ou quando estão acima de 24º, a situação complica-se pois as chins são muito sensíveis aos calor. No verão não há passeios para o meu chin pois a temperatura aqui sobe demasiado. banho de areia dia sim dia não e dentro da gaiola durante 5 minutos.

Quanto ao macho e à fêmea, não sou criadora por isso é melhor aguardar que um criador lhe diga quantas ninhadas são aconselháveis a uma fêmea, num ano. Quanto mais vezes for mãe mais desgastada fica. Separe o macho quando não quer filhotes. Mas aguarde a opinião de criadores (daqueles de confiança conheço 2 neste fórum: acorchins e chinsdalinha. Eles têm em conta o bem-estar dos animais. Isto porque criadeiros andam aí aos "pontapés" :roll: ).

De resto acho que está tudo certo. :)
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

sexta mar 16, 2012 4:07 pm

apenas um á parte
eu separo o macho da femea o tempo todo da amamentação desta, apenas junto de novo quando as crias foram desmamadas.
faço isso por varias razoes:
1º- trabalho com trios, o que significa que cada macho tem 2 femeas, por isso na minha opiniao é melhor a mae e os filhotes estarem sozinhos para estarem sossegados.
2º- se o macho for introduzido os tais 5 dias apos o parto e portanto apos o cio, significa que o mes a seguir irá engravidar a femea no cio seguinte, uma femea que ainda está a recuperar do desgaste do parto e a amamentar durante ainda pelo menos mes e meio (mesmo que as crias comecem já a comer ração continuam a mamar)

por estas razoes eu apenas junto o macho depois do desmame e por vezes até dou mais um mes de descanso á femea antes de os juntar de novo.

outro concelho: quando a femea tiver os bebes retire qualquer tipo de prateleira ou casa durante pelo menos as primeiras 2/3 semanas pois a mae pode por vezes tentar "fugir" aos bebes (estes tem dentes e por vezes elas queixam se pois eles mordem os mamilos) e poem se em cima das prateleiras ficando os filhotes sem poder mamar durante algum tempo. Para evitar isso eu retiro tudo o que está dentro da gaiola de maneira a que a mae só possa estar no chao com os bebes (amamentação forçada :twisted: )

em relação á rede, de todas as criaçoes que tenho visto e visitado (estrangeiro) apenas as que tem como objectivo as peles usam rede (para as chinchilas nao sujarem o pelo e nao estarem em contacto com os excrementos. O melhor para elas é mesmo um fundo fofinho do tipo aparas =)
espero ter ajudado
bom topico paea iniciantes lerem
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta mar 16, 2012 8:55 pm

Há coisas que eu não entendo, uma delas é fazer tanta conversa por uma coisa simples senão vejamos.

As chins NÃO PODEM viver no exterior. Nem é o inverno o mais preocupante mas sim o verão, por isso têm que viver em locais que sejam climatizados.

Os casais DEVEM ser separados ANTES das fêmeas parirem porque à semelhança dos outros roedores as fêmeas entram em cio imediatamente após o parto e para evitar gravidezes consecutivas deve separar-se sempre o macho.

As gaiolas NÃO PODEM ter fundos em rede, os chins enfiam as patas e podem fazer fracturas.

Entendeu Tarax?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Gubaidulina
Membro
Registado: quarta set 02, 2009 8:36 pm

sexta mar 16, 2012 9:16 pm

200 chinchilas para fazer um casaco?!?!?!?!
Credo!!

Eu acho os casacos de pelo absolutamente pavorosos mas para quem gosta... nunca ouviram falar em coisas sintéticas? Artificiais?
Não é preciso andar a matar os desgraçados dos bichos! :o

Como vêem não estou dentro do assunto mas não haverá já organizações credíveis a tentar acabar com esses massacres?
Tarax
Membro Júnior

segunda mar 19, 2012 10:40 pm

chinsdalinha Escreveu:apenas um á parte
eu separo o macho da femea o tempo todo da amamentação desta, apenas junto de novo quando as crias foram desmamadas.
faço isso por varias razoes:
1º- trabalho com trios, o que significa que cada macho tem 2 femeas, por isso na minha opiniao é melhor a mae e os filhotes estarem sozinhos para estarem sossegados.
2º- se o macho for introduzido os tais 5 dias apos o parto e portanto apos o cio, significa que o mes a seguir irá engravidar a femea no cio seguinte, uma femea que ainda está a recuperar do desgaste do parto e a amamentar durante ainda pelo menos mes e meio (mesmo que as crias comecem já a comer ração continuam a mamar)

por estas razoes eu apenas junto o macho depois do desmame e por vezes até dou mais um mes de descanso á femea antes de os juntar de novo.

outro concelho: quando a femea tiver os bebes retire qualquer tipo de prateleira ou casa durante pelo menos as primeiras 2/3 semanas pois a mae pode por vezes tentar "fugir" aos bebes (estes tem dentes e por vezes elas queixam se pois eles mordem os mamilos) e poem se em cima das prateleiras ficando os filhotes sem poder mamar durante algum tempo. Para evitar isso eu retiro tudo o que está dentro da gaiola de maneira a que a mae só possa estar no chao com os bebes (amamentação forçada :twisted: )

em relação á rede, de todas as criaçoes que tenho visto e visitado (estrangeiro) apenas as que tem como objectivo as peles usam rede (para as chinchilas nao sujarem o pelo e nao estarem em contacto com os excrementos. O melhor para elas é mesmo um fundo fofinho do tipo aparas =)
espero ter ajudado
bom topico paea iniciantes lerem
Obrigado Chinsdalinha........

Ajudou e foi bastante pormenorizada, inclusive não sabia que poderia haver a possibilidade de a mãe fugir as crias.
Tarax
Membro Júnior

segunda mar 19, 2012 10:49 pm

kittten Escreveu:Há coisas que eu não entendo, uma delas é fazer tanta conversa por uma coisa simples senão vejamos.

As chins NÃO PODEM viver no exterior. Nem é o inverno o mais preocupante mas sim o verão, por isso têm que viver em locais que sejam climatizados.

Os casais DEVEM ser separados ANTES das fêmeas parirem porque à semelhança dos outros roedores as fêmeas entram em cio imediatamente após o parto e para evitar gravidezes consecutivas deve separar-se sempre o macho.

As gaiolas NÃO PODEM ter fundos em rede, os chins enfiam as patas e podem fazer fracturas.

Entendeu Tarax?
Sim, já estava entendido kitten......

Mas obrigado na mesma....... :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”