Dúvida (morte das crias)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Gubaidulina
Membro
Registado: quarta set 02, 2009 8:36 pm

sábado fev 25, 2012 8:34 pm

Sim, de uma maneira ou de outra parece que estamos todos mais ou menos de acordo.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo fev 26, 2012 5:49 pm

Esta discussão veio transportada de outro lado e quer-me parecer que a questão não foi bem colocada.

A questão, na minha opinião deveria ser: Enquanto Criador se lhe nascesse numa ninhada (fosse do que fosse) um animal com uma deficiência grave abatia?

Eu respondo já, que se a minha unica cadela que criou, tivesse parido um cachorro com uma deficiência grave que fosse detectada à nascença, mandaria eutanasiar sim.

Há uns anos ofereceram-me um cachorro duma determinada raça, de porte grande, que tinha um problema que na altura não se conseguiu identificar a origem. O cachorro tinha 5 semanas e não conseguia andar a direito nem manter-se de pé muito tempo.
Eu trouxe o cachorro na esperança que recuperasse, não recuperou, quando o levei ao vet das minhas cadelas a opinião dele foi pô-lo a dormir, porque enquanto era fácil segurar um cachorro com 3 ou 4 kg para fazer as necessidades, comer ou beber água, quando ele tivesse 30 kg era para mim fisicamente impossível fazê-lo. E foi eutanaziado.
Não lhe faltava membro nenhum e era lindissimo, mas ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
mikasilva
Membro Júnior
Registado: sexta mar 09, 2012 12:47 pm
Localização: 1 cão (Pipoca) e 5 chinchilas (Xiva, Remi, Bolinha, Capitão Gancho e Floquinho).

terça mar 20, 2012 10:01 am

Concordo com a maior parte dos utilizadores que responderam a este tópico. Quero só partilhar que tenho um chinchila, com cerca de um ano, que quando com ele recém-nascido tinha uma pata partida, sangue noutra e um olho fechado. Na altura questionei-me com o que era melhor com este chinchila e decidi dar tempo ao tempo; não quis abatê-lo logo sem lhe dar uma chance para me provar que conseguia sobreviver. Hoje não tem uma das patas traseiras e 2 dedos numa das patas dianteiras. O olho que estava fechado acabou por abrir e em termos de tamanho parece um chinchila pigmeu, pois é bem mais pequeno que os outros. Consegue saltar como os outros, apenas não corre tão depressa em chão. Mas acho-o super engraçado e costumo-lhe a chamar de capitão gancho! :P
Ainda bem que não o abati, é a minha mascote porque é único!
A ver se um dia destes ponho fotos dele.
Tarax
Membro Júnior
Registado: segunda fev 13, 2012 12:42 pm

terça mar 20, 2012 10:56 am

kittten Escreveu:Esta discussão veio transportada de outro lado e quer-me parecer que a questão não foi bem colocada.

A questão, na minha opinião deveria ser: Enquanto Criador se lhe nascesse numa ninhada (fosse do que fosse) um animal com uma deficiência grave abatia?

Eu respondo já, que se a minha unica cadela que criou, tivesse parido um cachorro com uma deficiência grave que fosse detectada à nascença, mandaria eutanasiar sim.

Há uns anos ofereceram-me um cachorro duma determinada raça, de porte grande, que tinha um problema que na altura não se conseguiu identificar a origem. O cachorro tinha 5 semanas e não conseguia andar a direito nem manter-se de pé muito tempo.
Eu trouxe o cachorro na esperança que recuperasse, não recuperou, quando o levei ao vet das minhas cadelas a opinião dele foi pô-lo a dormir, porque enquanto era fácil segurar um cachorro com 3 ou 4 kg para fazer as necessidades, comer ou beber água, quando ele tivesse 30 kg era para mim fisicamente impossível fazê-lo. E foi eutanaziado.
Não lhe faltava membro nenhum e era lindissimo, mas ...
Eu abatia.... Podia custar, mas ver um animal sofrer, nós a querer ajudar e a não poder..
Vai sofrer o bicho e nós..... :( :( :(
MBittar
Registado: segunda mar 12, 2012 4:41 am

segunda mar 26, 2012 12:08 am

Sou contra a eutanásia para animais com deficiências que podem ser resolvidas ou que o animal se adapte. Abater por surdez,cegueira,falta de um membro.. pelo amor de Deus neh gente ! Não tem lógica. Se fosse assim,mataríamos qualquer surdo-mudo ou cadeirante que encontrarmos na rua !? :? totalmente sem sentido! Só praticaria eutanásia em animais,quando não houvesse mais recursos e este,estaria sofrendo.Como por exemplo,em um cão acidentado,onde houve graves fraturas( NÃO estou falando de uma pata quebrada!!) que o animal não se recuperaria.
DATK
Membro
Registado: sábado abr 07, 2012 1:34 am

terça abr 10, 2012 3:06 am

Pessoalmente não me passaria pela cabeça abater um cão porque nasceu sem uma patinha... acredito mesmo que ele poderia ser feliz na mesma... ate cães que nascem com as 4 e perdem uma nalgum acidente se adaptam, mais fácil será quando nascem com 3... mas isto e a minha opinião, a minha forma de ver as coisas...
No caso que a kitten relatou parece-me óbvio que não havia grande coisa a fazer pelo bicho e que não fazia sentido prolongar-lhe o sofrimento...
Mas isto depende dos casos... se o animal pode ter uma vida feliz, acho que lhe devemos dar uma chance... se esta condenado a sofrer... isso e outra historia...
Os humanos também nascem com deficiências (ou ganham-nas por algum motivo) e ninguém pensa manda-los abater... (o que nalguns casos discordo... em determinadas situações sou a favor da eutanásia... )
peixada
Membro Júnior
Registado: sexta nov 04, 2011 8:37 pm

quarta abr 11, 2012 10:17 am

Já tive canários que, ao reproduzirem, o filhote era muita pequeno, mesmo deficiente. No entanto, viveu feliz uns 2 anos, depois morreu. Foi um pouco precoce a morte mas enfim. . .
Responder

Voltar para “Exóticos”