News do Tambor

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta mar 14, 2012 3:59 pm

Anioska, se puderes partilhar o link de uma foto de uma gaiola dessas, acho que podia prevenir desastres futuros!...
Lamento pelo teu chin :(
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta mar 14, 2012 4:02 pm

anioska Escreveu:Eu não me distraí, apenas não estive à altura.

Nunca pensei que uma chinchila tivesse capacidade para tanto.Fiquei chocada, espantada, sei lá.
E sim, comprei a gaiola, de uma marca que contrói gaiolas e acessórios para chinchilas, custou uma pequena fortuna, e no fim não era própria para chinchilas :evil:
Não estiveste à altura? Isso não é verdade aposto. Tu tiveste azar, tenho a certeza que davas tudo o que podias à tua chinchila

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta mar 14, 2012 4:45 pm

anioska Escreveu:Eu não me distraí, apenas não estive à altura.

Nunca pensei que uma chinchila tivesse capacidade para tanto.Fiquei chocada, espantada, sei lá.
E sim, comprei a gaiola, de uma marca que contrói gaiolas e acessórios para chinchilas, custou uma pequena fortuna, e no fim não era própria para chinchilas :evil:
Lamento a sua perda. :(

Quanto à gaiola, como já lhe pediu a marianamar, se pudesse colocar uma foto da maldita poderia prevenir acidentes no futuro. Infelizmente, há marcas que dizem que têm gaiolas próprias para chins e quando vemos melhor reparamos que são verdadeiras armadilhas.

Relembro que qualquer gaiola para chins deve ter o fundo plano e sem rede no fundo. As prateleiras devem ser lisas, nunca em rede ou grade. Não precisam de escadas. Nada de plásticos dentro da gaiola.

A gaiola do meu chin não foi cara mas tem servido muito bem (tenho 2 iguais). As prateleiras são de metal o que facilita a limpeza. No dia em que comprei uma delas, não vi que tinha 2 grades mal soldadas. Quando não vi o chins na gaiola apanhei um susto de morte. Fechei portas e janelas e comecei a procurá-lo. Felizmente foi durante o dia e fui dar com ele a dormir atrás do sofá. :D

As portas da gaiola também podem ser perigosas. Aquelas que sobem e descem devem ser presas com 2 arames (ou braçadeiras de plástico). O meu chin quase conseguiu fugir pela porta. O que me valeu foi dar conta. Desde então, sempre arame na porta (virado para fora).

E sim, eles são muito inteligentes e reclamam quando não gostam. Por exemplo, quando o meu chin acha que a gaiola está a ficar suja (mudo uma vez por semana mas como ele deita o feno que não quer para o chão suja mais) puxa as aparas todas para um lado. Fora as vezes em que deita o comedouro abaixo, torce o bebedouro, atira com a bola do feno... :D

Depois também há aquelas alturas em que basta um olhar para ver que ele não está bem. Ainda há uns dias estive meia hora a fazer-lhe massagens pois estava com problemas em fazer cocós. Eu aflita da minha asma mas sempre a fazer massagens ao pequenote. Quando o coloquei na gaiola e ele atacou a comida ainda fiquei a fazer-lhe mimos. Depois tive de ir tomar a medicação.

São amigos fantásticos! E quando recebem mimos debaixo do pescoço derretem-se todos. :wink:
Última edição por chinchilavis em quarta mar 14, 2012 5:26 pm, editado 1 vez no total.
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quarta mar 14, 2012 5:02 pm

chinchilavis, não sou grande entendida em chinchilas, mas presumo que quis dizer "Relembro que qualquer gaiola para chins deve ter o fundo plano e [/b]sem rede no fundo."

É que já há outros tópicos onde se debate essa questão.

Cá em casa, fomos nós que construímos a gaiola (quem tiver curiosidade, veja os petsites do Simão ou do Ernesto, de momento não tenho hipótese de compartilhar fotos). Motivos:
1- Preço de uma gaiola supostamente para chinchilas, muito cara e achámos pequena, dado que decidimos, logo de início, arranjar dois machos, para fazerem companhia um ao outro;´
2- Materiais utilizados, pois elas roem os arames, que se encontram revistidos de tinta, tóxica se for ingerida;
3- Modéstia à parte, achámos que fariamos melhor :)
Chiii
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 5:03 pm

Bolas, a usar o negrito só fiz asneira. :?

Leia-se: presumo que quis dizer "Relembro que qualquer gaiola para chins deve ter o fundo plano e SEM rede no fundo."

:oops:
chinchilavis
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 5:26 pm

Chiii Escreveu:Bolas, a usar o negrito só fiz asneira. :?

Leia-se: presumo que quis dizer "Relembro que qualquer gaiola para chins deve ter o fundo plano e SEM rede no fundo."

:oops:
Tem razão. Fugiu-me a letra... :oops: Já editei. Obrigada. :wink:
chinchilavis
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 5:31 pm

Chiii, a sua gaiola é uma mansão! :wink:

Só tirava uma coisa: aquele rolo de papel. Não lhes faz bem nenhum. Eles preferem artes dentidecorativas, como sabe. :P

Não sei como é que ainda tem as portas da casota com o formato rectangular. Eles vão transformar essas esquinas em redondos :P .

Usa daqueles rolinhos de madeira no fundo? Pode colocar uma camada suave de aparas por cima deles, só para os chins não magoarem as patinhas. :wink:
Chiii
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 5:51 pm

Deu trabalho, mas ficou mais em conta 8)

Os rolos de papel costumava dar, mas já li por aqui que não é o correcto :oops: costumo dar cubos de alfafa e igualmente uma pedra de cálcio, que o Simão não descansa enquanto não dá cabo daquilo.

De resto, também se entretêem a roer a gaiola toda, que não tem qualquer tratamento nem envernizamento.

Por uma vez, comprei cartão prensado, mas não gostei muito do resultado além de que sai mais caro, mesmo que seja mais absorvente. Uso no fundo aparas de madeira.

Não sei se reparou, mas a mansão teve de ser dividida ao meio, porque os meninos começaram a dar-se mal :( o Ernesto tentava pôr-se em cima do Simão e este desatava a morder aquele. Numa foto dá para ver. Mas penso que, mesmo assim, continuam com bastante espaço, têm prateleiras para saltar, madeiras para roer e tocas, que curiosamente, raramente usam.

Esta gaiola eles não a abrem, mas já reparei que o Ernesto se aleijou uma vez num dedo da patinha, porque ele usa a rede como ricochete, quando anda nos seus devaneios. Mas nesse ponto, não sei como haveremos de substituir. :|
chinchilavis
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 11:58 pm

Chiii, se experimentar colocar as casotas da soneca o mais alto possível, vai ver que eles as usam mais. :wink:

Quanto ao mau feitio :lol: dos meninos, há casos assim. Começam a dar-se muito bem, depois andam às turras, e depois voltam a juntar-se como se nunca tivessem estado separados pelo mau feitio. Conheci um caso assim, com 2 chins fantásticos e ternurentos.

Os cubos de alfafa devem ser dados 3 vezes por semana. A pedra de cálcio podem ter sempre. Ele destruiu daquelas pedras grandes? A gaiola, mesmo dividida, parece-me espaçosa. E como é alta...

Use as sobras da gaiola para lhes fazer brinquedos. Já vi que tem jeito para a bricolage (confesso que eu não tenho, logo, não sei como pode resolver o problema da rede). Falando nisso, só comprando daquela rede grossa só com arames grossos na horizontal, a imitar as grades da gaiola... Acho que já vi a vender. :wink:

Omlet24, peço desculpa pelo desvio do assunto do teu tópico. :wink:
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta mar 15, 2012 10:47 am

[Link Editado - Por favor publique a imagem e não o link]

Estava aqui a tentar encontrar o link e a tentar copiá-lo, e não estava fácil :oops:
Mas acho que consegui!

Então, a gaiola é exactamente esta.Alguém conhece?
Já foi há 4 anos...

Não sei se conseguem ver, mas o comedouro é inserido na gaiola através de uma portinhola, tipo as das gaiolas dos passarinhos.A portinhola abre para fora, e o comedouro é afixado na grade através de uma peçinha, também de plástico.
Essa peçinha acabou comida, e acabei por ter que "abraçar" o comedouro à gaiola com um arame.Sempre com as pontas viradas para fora, claro
:wink:

só que ele acabou por conseguir fazer o impensável, levantou o comedouro ...e saiu :(

Quanto às portas, fechavam com aquelas pecinhas de plástico azuis.São tipo umas trancas.Ele foi roendo, diga-se de passagem que o plástico até é bastante macio, pelo que não foi preciso muito tempo para acabar com elas :evil:

Foi nas portas que começei por usar o arame.
Chiii
Membro Veterano

quinta mar 15, 2012 12:35 pm

chinchilavis, nunca vi à venda arames grossos só na vertical, mas quando vir, e caso não sejam pintados, é mesmo o ideal para substituir aquela rede :)

Nas próximas alterações à gaiola, havemos de colocar as tocas nos sítios mais altos. Apesar de que o Ernesto dorme na prateleira mais em baixo, não percebo muito bem porquê. Talvez queira a companhia do Simão?

Deram-se tão bem ao início, dormiam juntinhos, comiam juntos e agora, quando os tento juntar durante o passeio, até pêlos chegaram a arrancar :cry:

As pedras de cálcio são pequenas e ainda cortamos ao meio, para dar metade a cada um. Mas o Simão adora lol, agarra-se àquilo com as patitas e ali fica até se fartar. Fez a pergunta por achar que ele sente necessidade de roer? Não sei, ele rói a gaiola, já devorou um grande pedaço de uma prateleira lol hei-de tirar fotos e colocar no petsite.

O macho alfa cá da casa é que tem jeitinho para a coisa :) mas recentemente anda triste, porque fez um pau de arranhar para a gata, mas ela não liga nenhuma àquilo :lol:

Omlet24, realmente, desculpa pela mudança de assunto, mas sabes que as conversas são como as cerejas... :)

Vai dando notícias do Tambor!
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

quinta mar 15, 2012 2:04 pm

Bem, não importa, até porque é algo "educativo", paticipativo, interessante tanto para os mais novatos como para os mais veteranos :).

Quanto ao Tambor, eu ontem não o vi, estive de serviço nos bombeiros e não fui a casa, mas como é óbvio liguei para a minha mãe a perguntar como ele está. Ela disse que está traquina e esperto, e que só quer sair da gaiola. Mas eu já sei como é, quando chegar a casa vou-me passar, porque a minha mãe nunca limpa a gaiola, e eu todos os dias tento sempre manter o mais limpo possível, então quando passo um dia fora é comida espalhada por todo o lado, feno no chão, blá blá! Mas faz parte, eu já lhe quis ensinar, mas ela gosta muito dos "bichinhos" mas nunca faz nada na gaiola LOL

SlbTelmo no Youtube
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

segunda mar 26, 2012 9:38 am

Venho aqui dar um feedback :)

Está tudo bem com ambas as minhas chinchilas 8) Ô tambor está bastante traquina e só quer andar à solta, mas às vezes não deixo para não ficarem mal habituados :lol: A candy agora anda a dar-nos umas trincazinhas de amor quando a vamos chatear hehe +.+.

Estou a mudar a ração de chinchila Nature VL para Chinchila e Degu Pro da VL também.

Se alguns se lembram eu estava a pensar comprar aquela banheira para chinchilas... Sim comprei, e é bastante útil... Não se perde tanta areia e tem bastante espaço para as chinchilas.

Agora tenho uma pergunta:
- Se pode-se dar passas de uva "com moderação", isto é, 1x p/semana, também posso dar banana seca daquelas que se compram nos supermercados? É que na chinchila nature da VL vem. Se sim, quantidades?

SlbTelmo no Youtube
Responder

Voltar para “Exóticos”