Comportamento normal??? - Coelho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
NikasCM
Registado: quarta mar 28, 2012 9:49 am

quarta abr 04, 2012 9:25 am

Olás..

Tenho o meu pequeno/a desde domingo, e a gaiola tem uma espécie de toca (podem ver nas fotos).
É normal ele/a dormir em cima da toca? Porque não dorme lá dentro?

Também tenho reparado que não bebe muita água..
Tento sempre dar-lhe e ele/a bebe, mas nunca o vi a ir beber ao bebedouro... Ele/a sabe onde está, já lá foi cheirar e parece que bebeu uma gotita, mas tenho medo que fique desidratado..
Quanto à ração, também não pegou muito.. Vou mudar para ver se come melhor.

Obrigada
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta abr 04, 2012 1:17 pm

bem eu de coelhos n percebo muito...vamos la ver se n digo asneira.

a ração é apenas um complemento.
ele deve ter sempre feno a disposição e deve incluir na alimentação dele vegetais.
ele pode beber agua sem a senhora se aperceber e se lhe der os vegetais ele nao vai beber muita agua pois estes ja contêm muita agua.
eu optava por um bebedouro mais pequenino para controlar melhor a agua que ele bebe.

quanto a dormir em cima da toca ja nao sei mas tente por tiras de papel higiénico a ver se ele acha a toca mais confortável.
Koltier
Membro Júnior
Registado: sexta mar 23, 2012 11:53 pm

quarta abr 04, 2012 7:09 pm

Os coelhos com ou sem legumes bebem muita água ao contrário do que pensa a utilizadora anterior... O problema é que ele ainda não conhece o seu espaço, é um local estranho e por isso ele ainda está com algum medo e a ambientar-se, é natural em todos os animais... Alguns levam poucas horas, dias, outros mais algum tempo a ambientar-se o que é normal.
Quanto a ração se o comprou numa loja de animais devia ter perguntado qual era a marca que lhe davam para fazer uma mudança gradual, mas como referi provavelmente ele ainda está assustado logo é normal que ainda não tenha bebido nem comido muito. Mas para o habituar melhor ao lar tente então fornecer-lhe feno, alguns vegetais moderadamente ( Não todos os dias ) por exemplo algo que eles adoram ( quase todos ) é salsa ou coentros... Lava-os bem, seque-os e dê-lhes num recipiente próprio. Também poderá dar maçã numa quantidade pequena... Muitos dizem que dar fruta é péssimo pois contem muito açúcar, mas eu não sou da mesma opinião porque todos os alimentos tem açúcar já que tudo o que seja gordura, lipidos, etc se transforma em açúcar no nosso organismo. Os coelhos são nocturnos, gostam muito de fazer barulho e de estar activos a noite e não durante o dia, não quer dizer que durante o dia não sejam activos, mas é menos frequente.
Eu tenho um coelho que dorme em todo o lado, desde que não haja barulho, ele tolera a claridade... tenho outra que odeia a claridade e se mete dentro da toca que tem... São gostos...
Logo o meu conselho é alguma paciência com o seu novo animal, interaja com ele mas sem impor-lhe as coisas... com calma, quando ele deixar fazer uma festa faça, se fugir, tente mais tarde... Outra coisa importante os coelhos odeiam barulhos muito altos, não gostam de gritos... E são muito sensíveis e choramingões... Já agora compre-lhe um corta unhas apropriado, já que terá de lhe cortar as unhas... E compre também uns sticks q há nas lojas de animais até nos supermercados próprios p eles... alguns contem legumes, outros fruta, outros mel... e por fim e não menos importante deve também comprar uma pedra de cálcio para ele desgastar os dentes... E depois disto aproveite bem a companhia dele, que quando nos deixam e nos toleram são muito amorosos e quase inseparáveis...
Floop
Membro Júnior
Registado: terça mar 27, 2012 7:04 pm

quinta abr 05, 2012 9:13 am

NikasCM Escreveu:Olás..

Tenho o meu pequeno/a desde domingo, e a gaiola tem uma espécie de toca (podem ver nas fotos).
É normal ele/a dormir em cima da toca? Porque não dorme lá dentro?

Também tenho reparado que não bebe muita água..
Tento sempre dar-lhe e ele/a bebe, mas nunca o vi a ir beber ao bebedouro... Ele/a sabe onde está, já lá foi cheirar e parece que bebeu uma gotita, mas tenho medo que fique desidratado..
Quanto à ração, também não pegou muito.. Vou mudar para ver se come melhor.

Obrigada
Olá.

Mas como o tens desde à pouco tempo, ele pode ainda não estar habituado, dai comer/beber pouco.

Quanto à casa, penso que não seja nada de anormal, ele se calhar sente-se mais confortável fora da toca...

PS: tem um coelho muito bonito ;)
NikasCM
Registado: quarta mar 28, 2012 9:49 am

terça abr 10, 2012 1:29 pm

Obrigada a todas :)

Entretanto já fui à vet com ela, está muito bem, tem 390gr :p
Já se ambientou e come que se farta lol, relva fresca então ui, desaparece com uma pinta :P

Beijinhos
Responder

Voltar para “Exóticos”