chinchila com lágrima nos olhinhos e falta de apetite

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
vivinha
Membro Júnior
Registado: sábado jan 24, 2009 12:33 pm

sexta abr 06, 2012 11:21 am

peço a todos que tenham este tipo de problema com os seus chinchilas para quando vão ao vet pedirem e insistirem para lhes fazerem raiox o meu desde de outubro do ano passado começou assim e os medicamentos que a vet lhe passou apenas disfarçaram os sintomas um raiox não é muito caro e é um exame fundamental na detecção da má onclusão dos dentes molares ele de 850gr agora pesa 500 gr e eu não desisto dele dou-lhe a ração triturada na bimby misturo o pó com água e dou-lhe em papinha por uma seringa a ver se ganha um pouco mais de peso para lhe serem desgatos os dentes é necessário ser anestesiado e pra isso precisa de ficar mais forte a ver se ele se aguenta.
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

sábado abr 07, 2012 1:14 am

Excelente testemunho... Emocionei-me porque já passei por uma situação parecida com o meu querido coelhinho... Não desista nunca, continue a lutar, demore o tempo que demorar, mas tem que ajudar a sua companheira... eles precisam de nós...

O meu coelhinho esteve mesmo às portas da morte, com um problema no aparelho digestivo... eu ajudei-o até mesmo quando não podia. A vet receitou injecções, e eu tive que lhe dar 2 injecções duas vezes por dia, todos os dias, durante 2 meses... Sempre a comer ração triturada e misturada com água e vitaminas À boca por seringa. E infelizmente foi tanto tempo porque a vet não agiu bem... Tratei do meu menino, custou-me tanto ve-lo daquela maneira, sem andar, sem reagir... enrrola-lo em mantas, para não sucumbir ao frio e à morte, e nem por nada aquecia. E fazer-me massagens na barriguinha para a comida não parar no intestino... Dormi muitas noites com ele ao colo... Fiz tudo, cada coisa com muito amor e muita delicação. Não desistimos e juntos, eu e o meu coelhinho conseguimos, e hoje ele já está saudável...

Os animais estão cá para nós nos nossos bons e maus momentos, e nós temos que estar com eles e cuidar deles quando eles estão bem, e estar com eles e cuidar cada segundo quando eles estão doentes...

Um dos amores mais bonitos do mundo, o amor que um dono e o seu animal sentem um pelo outro. Não desistam dos vossos animais, lutem até ao fim por eles.

Obrigada vivinha pelo testemunho, e por me fazeres recordar este acontecimento que apesar de trágico, acabou em bem, fez com que eu reforçasse ainda mais os laços com os meus animais, e que me fez perceber ainda mais que defenderei os meus animais até ao fim...

As melhoras para a tua chinchila, e que corra tudo bem... e ela fique bem novamente. Vai dando noticias...
vivinha
Membro Júnior

sábado abr 07, 2012 10:33 pm

eu prometo ir dando noticias... acho que ele está melhor já não fazia cócós pois não se alimentava agora já faz mas come-os logo de seguida. de barriguinha cheia já pesa 580grs tá magrinho mas há-de recuperar
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado abr 07, 2012 11:45 pm

Vivinha espero que o seu pequenote recupere. Os problemas dos dentes são dos mais graves nas chins. Podem ter várias origens. Uma delas pode ser a consanguinidade. Também pode ser um problema genético.

Com muito mimo (que parece não faltar) o seu pequeno vai recuperar. Normalmente comem os cocós para regular os intestinos ou encontrar neles nutrientes que têm em falta. Todos os dias vejo mais ou menos quantos cocós fez o meu chin. Se há um dia em que o vejo diferente, faço-lhe massagens na barriga e se ele se queixa é porque está com uma ligeira obstipação (por vezes acontece com os cubos de alfafa).

Sei que não vai desistir do seu pequenote e vai fazer tudo por ele. Cá estarei para ir sabendo novidades desse lutador! :wink:
costinha57
Registado: segunda jun 15, 2009 1:27 am

sábado abr 14, 2012 11:17 am

vivinha Escreveu:...de 850gr agora pesa 500 gr e eu não desisto dele dou-lhe a ração triturada na bimby misturo o pó com água e dou-lhe em papinha por uma seringa a ver se ganha um pouco mais de peso para lhe serem desgatos os dentes é necessário ser anestesiado e pra isso precisa de ficar mais forte a ver se ele se aguenta.
já fez o nivelamento dentário ? 500 gramas é mais que suficiente para poder ser anestesiado.
já tive uma femea que mesmo após o nivelamento, melhorou e depois voltou ao mesmo. ao segundo nivelamento, ficou com outro problema metabólico do qual já não foi possível fazer nada e acabou por falecer.

agora tenho dois machos com problemas de dentes. um fez o nivelamento, e deixou-se alimentar muito bem por seringa (com Critical Care), recuperou.
o outro está no processo de recuperação agora.
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

sábado abr 14, 2012 12:00 pm

por isso é muito importante comprar animais de qualidade com pedigree e a criadores a sério (nao estou a dizer que comprou as suas chins á toa, pois nao sei a quem comprou) animais com problemas de dentes nao devem criar pois esses problemas sao geneticos. é preciso sempre perguntar ao criador se os animais ja tiveram mal oclusao ou nao, acho q o papel de um criador antes de criar animais bonitos e de qualidade tem d criar animais saudaveis
SilvaDuarte
Membro
Registado: domingo abr 08, 2012 9:01 am

sábado abr 14, 2012 3:27 pm

Concordo a 110%
vivinha
Membro Júnior

segunda abr 16, 2012 11:47 pm

boas voltei para vos contar que o meu chinchila foi anestesiado e desgastaram-lhe os dentes só que está com obstipação não come por isso eu o alimento á seringa com ração triturada em papinha por uma seringa mas tem a barriga muito inchada e cheia de durões está muito dolorosa aquela barriga de resto parece-me bem de estado geral mas a vet desvaloriza o problema dos intestinos e já não sei mais o que lhe hei-de fazer tou -lhe a alimentar á seringa e não faz cócó á 1 semana! será que alguém me pode ajudar não sei mais onde a hei-de levar.... :(
chinchilavis
Membro Veterano

terça abr 17, 2012 12:24 am

Já experimentou massajar-lhe a barriga devagarinho e as costas também? Há 1 semana e a vet desvaloriza, sobretudo com os sintomas que tem o animal? :x
Ele come uva-passa? Se sim, dê-lhe uma. E massage a barriga. Costuma deixá-lo passear? Se não, deixe-o passear em segurança e sob vigilância pois ajuda a fazer cocós.

Tem mp.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça abr 17, 2012 1:33 am

Eu ia a outro vet, se essa "desvaloriza" a obstipação :?
chinchilavis
Membro Veterano

terça abr 17, 2012 1:15 pm

marianamar Escreveu:Eu ia a outro vet, se essa "desvaloriza" a obstipação :?
Exactamente marianamar, desvalorizar algo tão grave é estranho. Se o chin não comesse não podia fazer cocós mas se vai conseguindo comer tem de fazer cocós. Se com uma obstipação de um dia o meu chin já se queixa, imagino durante tanto tempo. Faça massagens circulares na barriga, devagarinho e deixe-o passear à noite num local seguro.

Vivinha, ligou para o local que lhe indiquei por mp? Se puder, tente encontrar outro vet perto de si que lhe indique como tratar essa obstipação.
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

terça abr 17, 2012 5:03 pm

tente dar uva passa assim como maçã golden! nao muito, do tamanho de uma unha! boa sorte
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

quarta abr 18, 2012 1:32 am

Não valoriza o problema de obstipação???? Será que ele sabe que as chinchilas podem morrer por causa disso? A maça neste caso não vai fazer nada...mas...
Eu iria a outro veterinário urgentemente e até nem sei se não irá tarde. Só perdi uma chinchila com obstipação há muitos anos atrás, mesmo por inexperiência. Solte-a e deixe-a andar que pode ajudar e sobretudo dê-lhe muitos liquidos. Mais não posso dizer, pois é para isso que os veterinários existem. Boa Sorte.
chinchilavis
Membro Veterano

quarta abr 25, 2012 11:17 pm

Vivinha, novidades?
Responder

Voltar para “Exóticos”