Cria de chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
as2954446
Membro Júnior
Registado: domingo ago 14, 2005 8:55 pm

sexta abr 13, 2012 7:21 pm

Há uma semana descubri uma cria dos meu casal de chinchilas mas ando com vontade de pegar para saber se é macho ou femea.
Alguem me sabe dizer com quanto tempo podemos pegar nas crias?
Obridado.
DATK
Membro
Registado: sábado abr 07, 2012 1:34 am

sexta abr 13, 2012 8:13 pm

nas chins podes pegar logo quando nascem, não existe o perigo da mãe as rejeitar como noutros roedores (como os hamsters). Eu sempre peguei nas crias no momento em que nasciam e nunca houve qualquer problema...
as2954446
Membro Júnior

sexta abr 13, 2012 8:20 pm

Obrigada andava mesmo com vontade de pegar.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta abr 13, 2012 8:33 pm

Sugiro que leias muito mais sobre cuidados a ter com as chinchilas e a sua reprodução, se não sabias isto...
DATK
Membro

sexta abr 13, 2012 9:07 pm

marianamar Escreveu:Sugiro que leias muito mais sobre cuidados a ter com as chinchilas e a sua reprodução, se não sabias isto...
Sim, tenho que concordar... pesquisa um pouco sobre elas, pois a tua duvida e uma das coisas mais elementares e de conhecimento geral... Mas a tua atitude e de louvar... não tinhas a certeza se podias e não lhe tocaste... a maioria das pessoas teria sido "abelhuda"...
as2954446
Membro Júnior

sábado abr 14, 2012 8:06 pm

Eu andei a ler e até imprimi algumas folhas sobre a reprodução de cinchilas e filhotes esta é a segunda ninhada que me tira só que a primeira ninhada nunca lhe toquei só quando ja tinham 2 meses.
Gosto de estar infordama e tentar não fazer asneiras para não prejudicar os animais. Ja agora alguem me sabe dizer que madeiras usar para a contrução de um viveiro? será que posso usar paus de laranjeira e de limoeiro?
DATK
Membro

domingo abr 15, 2012 4:32 am

Agora não lhe consigo dizer se esses paus são permitidos, existe uma lista de madeiras que lhes são tóxicas... eu não arriscaria... posso-lhe dizer que a madeira mais aconselhável é o pinho (não tratado obviamente). No entanto, se lhes vai construir um viveiro, para a "caixa" poderá utilizar qualquer madeira, até mesmo tratada como o contraplacado, desde que a face seja completamente lisa e elas não tenham qualquer forma de a roer... Muita gente adapta antigos móveis e constrói viveiros incríveis, não há qualquer problema desde que elas não tenham como roer as madeiras tratadas. Para as prateleiras (que essas obviamente roem e roem muito) sempre pinho natural.
Se colocar paus no viveiro, lave-os sempre em água corrente, ferva-os e deixe-os secar ao sol.

Espero ter ajudado... se alguém tiver mais a acrescentar e lhe conseguir responder especificamente no caso das madeiras que referiu...
Responder

Voltar para “Exóticos”