Chinchilas - condições e acessorios

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
kokspb
Membro Júnior
Registado: terça nov 08, 2011 5:06 pm

terça abr 24, 2012 11:15 am

Bom dia, para a semana vou adquirir a minha primeira chinchila. Para tal preciso de ajuda para saber se fiz a escolha correcta dos materiais, tal como gaiola, acessorios, comida, etc. Agradeço. desde ja a vossa disponibilidade.

Gaiola 65x54x103

Imagem

Bebedouro - anti gotejo

Imagem

Comedouro - inox

Imagem

Banho

Imagem

Ração - própria. para chinchilas

Toca - aquela de madeira usada para passaros, mas de tamanho desejado e apropriado para a chin...

estas sao as coisas que ja possuo. agora precisava de saber qual o material para por no fundo da gaiola, que tipo de rodas usar visto que as que encontrei sao demasiado pequenas e por fim uma pequena duvida dou feno ou alfafa?

Espero que nao me falte nada para receber a pequena...

Cumprimentos Carlos Araújo

[/img]

''Os animais ensinam-nos aquilo que Homens não conseguem''

veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

terça abr 24, 2012 12:20 pm

Sim, acho que tudo o que tem aí é o mais apropriado para uma chinchila. ara pôr no fundo da gaiola compre cats best, que são tipo uns rolinhos de madeira prensada, e depois por cima espalha um pouco de aparas de madeira para ela não magoar as patinhas.
Quanto às rodas não posso ajudar porque nunca comprei uma. Aproveitei que uma amiga foi aos EUA e pedi-lhe para me trazer um flying saucer de plástico e é isso que uso.
kokspb
Membro Júnior

terça abr 24, 2012 1:51 pm

veela Escreveu:Sim, acho que tudo o que tem aí é o mais apropriado para uma chinchila. ara pôr no fundo da gaiola compre cats best, que são tipo uns rolinhos de madeira prensada, e depois por cima espalha um pouco de aparas de madeira para ela não magoar as patinhas.
Quanto às rodas não posso ajudar porque nunca comprei uma. Aproveitei que uma amiga foi aos EUA e pedi-lhe para me trazer um flying saucer de plástico e é isso que uso.

obrigado, pelo esclarecimento! assim sei que estou preparado para a recepcao da minha chinchila!

diga me so uma coisa. relativamente à gaiola, sera espaçosa o suficiente para 2 chinchilas?

veela
Membro
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

terça abr 24, 2012 4:35 pm

Eu acho que sim. As minhas gaiolas têm estas dimensões 80 x 48.5 x 104 cm e numa delas tenho um casal e a outra em breve também vai alojar duas meninas. A diferença de tamanhos não é muita, por isso acho que dá perfeitamente. Tem é que pôr mais prateleiras nessa gaiola para elas poderem saltar.
kokspb
Membro Júnior

terça abr 24, 2012 5:03 pm

veela Escreveu:Eu acho que sim. As minhas gaiolas têm estas dimensões 80 x 48.5 x 104 cm e numa delas tenho um casal e a outra em breve também vai alojar duas meninas. A diferença de tamanhos não é muita, por isso acho que dá perfeitamente. Tem é que pôr mais prateleiras nessa gaiola para elas poderem saltar.
As prateleiras podem ser feitas de madeira? que tipo de madeira?

Cumps

GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça abr 24, 2012 7:16 pm

Pinho não tratado. É o melhor.

Rodas, se não me engano têm de ser de 40cm de diâmetro. A melhor é mesmo a flying saucer, mas isso não se encontra em Portugal. No entanto desde que tenham os seus passeios diários (nunca no Verão, pois é perigoso) e uma gaiola espaçosa onde possam saltar não é necessário terem roda. Se quiser mesmo comprar, não se esqueça que no Verão deve sempre retirar a roda, para que elas não sofram golpes de calor devido ao exercício físico.

Alfafa ou feno... ambos. Feno deve ser dado todos os dias e alfafa 2 ou 3 vezes por semana.
kokspb
Membro Júnior

terça abr 24, 2012 7:39 pm

GSfanatic Escreveu:Pinho não tratado. É o melhor.

Rodas, se não me engano têm de ser de 40cm de diâmetro. A melhor é mesmo a flying saucer, mas isso não se encontra em Portugal. No entanto desde que tenham os seus passeios diários (nunca no Verão, pois é perigoso) e uma gaiola espaçosa onde possam saltar não é necessário terem roda. Se quiser mesmo comprar, não se esqueça que no Verão deve sempre retirar a roda, para que elas não sofram golpes de calor devido ao exercício físico.

Alfafa ou feno... ambos. Feno deve ser dado todos os dias e alfafa 2 ou 3 vezes por semana.
viva...

entao no verao devo evitar as saidas da gaiola é isso?

obrigado desde ja a sua ajuda..!

acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

terça abr 24, 2012 8:05 pm

Se a chinchila que comprou tem dois meses, quase que aposto que ela vai fugir, acho o espaço da malha da rede exterior um pouco larga para chinchilas pequenas. Eu teria muita atenção. De resto penso extar bom. Eu nunca usei roda nem o aconselho a ninguém, no entanto tenho 1 que me foi oferecida, mas nunca utilizei, basta ter prateleiras.
kokspb
Membro Júnior

terça abr 24, 2012 8:23 pm

acorchins Escreveu:Se a chinchila que comprou tem dois meses, quase que aposto que ela vai fugir, acho o espaço da malha da rede exterior um pouco larga para chinchilas pequenas. Eu teria muita atenção. De resto penso extar bom. Eu nunca usei roda nem o aconselho a ninguém, no entanto tenho 1 que me foi oferecida, mas nunca utilizei, basta ter prateleiras.
como ja referi, ainda nao a comprei mas n dificilmente passa pelo meio porque nem dois dedos de espaco tem entre cada grade..

GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça abr 24, 2012 9:04 pm

kokspb Escreveu:

viva...

Não, durante o Verão não é de evitar... é mesmo proibir! :P

Também, no Verão elas ficam mais paradinhas, porque têm muito calor. Preferem passar o tempo encostadinhas ao que quer que seja que colocamos na gaiola para refrescá-las (azulejos, garrafas de água congelada...)

As grades parecem ter o mesmo espaço que tem a gaiola que utilizei para 2 dos meus chins, que vieram cá para casa com 2 meses. Mas a imagem pode enganar, claro. As iludências aparudem :P.
kokspb
Membro Júnior

terça abr 24, 2012 9:22 pm

GSfanatic Escreveu:
kokspb Escreveu:

viva...

Não, durante o Verão não é de evitar... é mesmo proibir! :P

Também, no Verão elas ficam mais paradinhas, porque têm muito calor. Preferem passar o tempo encostadinhas ao que quer que seja que colocamos na gaiola para refrescá-las (azulejos, garrafas de água congelada...)

As grades parecem ter o mesmo espaço que tem a gaiola que utilizei para 2 dos meus chins, que vieram cá para casa com 2 meses. Mas a imagem pode enganar, claro. As iludências aparudem :P.
agradeco lhe imenso por esses conselhos.. espero dar o melhor para a minha chin.. quando a for buscar eu posto fotos...

cumps

veela
Membro

terça abr 24, 2012 10:03 pm

Tem mesmo que se ter cuidado com o espaço entre as grades. Quando nasceram os bebés cá em casa, logo no segundo dia a menina fugiu pelas grades e ficou aqui a andar no quarto até eu dar por isso. =/ Agora já tem um mês e meio e se me descuido também ainda consegue fugir.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

quarta abr 25, 2012 2:24 pm

Para chinchilas o gradeamento ideal é igual aos dos Canários, por impossível que pareça elas passam por espaços que não dá mesmo para prevenir. Eu no principio cheguei a ter 14 espalhadas pela casa :mrgreen:
Uma só apareceu ao 3º dia...
kokspb
Membro Júnior

quarta abr 25, 2012 7:46 pm

mas eu n desejo para ja ter crias!! por isso vou guardar esse conselho para dia futuros:)... mas obrigado pelos conselhos!!! sao sempre bem vindos...

veela
Membro

quarta abr 25, 2012 8:56 pm

Sim, e fazes muito bem. Se só agora vais ter a tua primeira chinchila, não te deves meter já em criações como muitos fazem. Mas as chinchilas com dois meses quando vão para casa dos novos donos ainda são pequenas, e se as grades da gaiola forem muito espaçadas há a possibilidade de ainda conseguirem passar por lá, por isso é que dissemos para ter atenção a isso. Elas parecem muito gordinhas mas depois vamos a ver e é só pelo.
Responder

Voltar para “Exóticos”