CristinaFrr Escreveu:Tudo bem, opáh, eu meto já as minhas 13 fêmeas grávidas, porque é primavera, até mesmo as que acabaram de dar à luz há um mês ou dois atrás, quero lá saber do resto. (Sei que foi ironia, ou pelo menos pareceu, mas esta resposta também o é, nada directo para quem respondeu "porque é primavera", isto para não haver mal entendidos.)
Tirando os coelhos, de onde vieram os seus Hamsters? Sabe algo sobre genética, morfologia, etc? Criar só porque se quer ficar com uns putos da ninhada não é de forma alguma correcto. (Sim, eu uso a palavra putos para os meus Hamsters, já é mania.)
Desculpem, mas isto já começa a ser revoltante, anda uma pessoa a estudar sobre um determinado animal e quando digo estudar não digo saber como proceder numa amamentação, mas sim em termos de genética, morfologia e companhia, anda uma pessoa a matar a cabeça para traçar um objectivo e por consequência criar um plano genético para assegurar a melhoria de alguma característica do animal em questão e vem aqui esta gente que cria os animais sem qualquer estudo, o básico qualquer um sabe, é dar comida e ter a gaiola confortável, mas e o que as pessoas geralmente não sabem? O fundo por de trás disto tudo, era de facto bom que tudo fosse assim, comida, água e ninho, mas não o é.
É por estas e por outras que as mentalidades neste país em relação aos criadores responsáveis estão como estão, a cada dia que passa existem mais de 300 Hamsters a nascer em Portugal sem qualquer tipo de condições ou objectivo, às vezes até as duas coisas juntas, o que é de lamentar, a cada dia que passa por esse mesmo motivo, a desvalorização ao Hamster aumenta, o que acontece com qualquer outro animal na mesma *situação em que o Hamster está.
Sabe o que é estar na minha pele? Não ter sequer um dono para dar aos meus Hamsters porque os mesmos preferem comprar o Hamster bonitinho do anúncio ao lado que por acaso são quase sempre frutos de uma reprodução caseira irresponsável, sem qualquer objectivo, Hamsters extremamente frágeis em saúde pois a maioria é resultado de inbreeding excessivo, ou por vezes, simplesmente Hamsters que a acrescentar a isso tudo, são tratados como lixo em gaiolas de 30cm que são limpas uma vez por mês? Gostava que estivesse na minha pele e na pele de todos os outros criadores que pelo menos se esforçam para dar uma vida melhor aos seus exemplares e traçam objectivos, perdendo horas da sua vida por cada plano, não é fácil, garanto-lhe. (As condições miseráveis foi apenas um exemplo, porque ambos sabemos que nem todas as pessoas têm os seus animais em boas condições.)
Se quer fazer a sua contribuição para uma mudança benéfica, compre ou adopte os que já cá estão à procura de donos, a criação por dinheiro ou simplesmente porque se quer ficar com mais animais, não é responsável, é lamentável.
É bom lembrar que responsabilidade não é tudo quando estamos a falar de reprodução de animais.
Peço desculpa a todos os outros, pelo maldito desabafo.
isto tudo!!
parabens por ter conseguido escrever o que eu há anos penso e me canso de tentar explicar.