Duvidas sobre uma chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quinta mai 24, 2012 2:41 pm

O unico sitio é o quarto, mas esconde-se eternamente debaixo da cama, e fica o meu quarto com pelo :S

Outra coisa:
Esta chinchila foi adoptada.. e quando comecei a tomar conta dela, ela tinha uma espécie de rolinhos no pelo.
Faço festas para ver se aquilo sai, mas só fico é com os dedos com pelos.
Imagem
Com um pente, passará?
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta mai 24, 2012 4:41 pm

Ainda bem que adoptou essa chin pois a ex-dona não percebe minimamente de como cuidar de um animal. Parabéns pelo seu gesto.

Poderá, com um pente largo e com muito cuidado, tentar "pentear" o pêlo da chin para ver se solta esses nós. Antes disso, eu tentava tirá-los com a mão, com cuidado, para ver se se soltam. Se por acaso vir que está a magoar a chin com o pente só há uma solução que é cortar o pêlo com nós (não rapar mas cortar só a zona dos nós).

Se a ex-dona lhe tivesse dado banho de areia de certeza que o animal não estava nesse estado.

A chin come a mesma ração que comia na casa anterior? Quanto ao feno, ela comia feno ou não? Se pudesse, não era má ideia ir com ela ao vet. É que, vendo a chin e imaginando as condições onde estava antes (se calhar nem feno comia) pode ter desenvolvido algum problema nos dentes. Compre cubos de alfafa com urgência e também pauzinhos de madeira próprios para eles roerem e desgastarem os dentes. Pode também comprar uma pedra de cálcio própria para roedores para desgastar os dentes.

Como já foi dito, não poupe na ração nem no feno pois são a base da alimentação.

Tenha ainda mais paciência com ela pois não sabe como é que ela era tratada e pode ter algum trauma. Muito mimo, cuidados e calma com ela. As alegrias que lhe dará compensam tudo pois é um animal fantástico. :wink:

Tenha cuidado com o calor e não a deixe passear se onde vive, à noite estiverem mais de 20º (há quem arrisque o passeio com 25º mas eu não arrisco).

Se precisar de mais alguma ajuda diga. Cá estamos para ajudar a tratar da sua pequenota.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

quinta mai 24, 2012 5:29 pm

A chinchilavis já disse tudo. Desde já a devo alertar que quase de certeza que terá de cortar o pêlo onde tem nós. Ela vai ficar um aspeto estranho, mas não se preocupe que o pêlo logo cresce, pois com esses nós não há banhos que retirem esses nós. Pode tentar tirar o pêlo puxando onde tem nòs, se sair melhor.
Adim
Membro

quinta mai 24, 2012 5:48 pm

chinchilavis Escreveu:Ainda bem que adoptou essa chin pois a ex-dona não percebe minimamente de como cuidar de um animal.
Eu também pouco percebo, mas gosto da sacana 8)
chinchilavis Escreveu:Antes disso, eu tentava tirá-los com a mão, com cuidado, para ver se se soltam.

Não são nós.. são tipo cabelos colados.. eu pensei que saisse com o banho.
Já fiz uma data de festas e n deu em nada... vou ter de cortar :S
chinchilavis Escreveu: A chin come a mesma ração que comia na casa anterior?
Sim
chinchilavis Escreveu:Quanto ao feno, ela comia feno ou não?
Não
chinchilavis Escreveu:Pode também comprar uma pedra de cálcio própria para roedores para desgastar os dentes.
É a única coisa que tenho. Não é suficiente?
De madeira também tenho uma espécie de bola para ela roer...pouco lhe toca.
chinchilavis Escreveu:Tenha ainda mais paciência com ela pois não sabe como é que ela era tratada e pode ter algum trauma.
É "um pouco" arisca.
chinchilavis Escreveu:As alegrias que lhe dará compensam tudo pois é um animal fantástico
Deus o oiça, colega :wink:
chinchilavis
Membro Veterano

quinta mai 24, 2012 8:48 pm

Deus o oiça, colega
Não é "o", é "a". :P

Se tem a pedra de cálcio e a bola de madeira é o suficiente. Por vezes são esquisitas e não pegam na pedra mas deixe-a lá. Ela não trinca a bola de madeira? É própria para animais, não é?

Quanto ao feno, se pudesse levá-la a um vet seria bom. É que como não comia feno pode ter problemas nos dentes.

Ela come bem? Tenha sempre feno na gaiola para ela comer. Além disso, 1 cubo de alfafa três vezes por semana. Que ração está a comer? É que pode ser uma ração de fraca qualidade (sobretudo se a ex-dona não lhe dava feno) e convém fazer a transição para uma ração melhor.

Como disse o acorchins, terá mesmo de cortar esses nós. Faça-o com muito cuidado para não magoar a chin.

São umas ternuras, se já gosta dela quando começar a perceber as maluquices dela vai ser fantástico. :D
Adim
Membro

quinta mai 24, 2012 10:53 pm

Não é "o", é "a"
Ops :D
Se tem a pedra de cálcio e a bola de madeira é o suficiente. Por vezes são esquisitas e não pegam na pedra mas deixe-a lá. Ela não trinca a bola de madeira? É própria para animais, não é?
Penso que sim. é pequena, e dura.
Sim, tem lá umas mordidelas, mas não a vejo pegar (tal como no ratito de calcio)
Que ração está a comer?
Continente :?
E ontem pus-lhe uma barra da lolo pets.
Como disse o acorchins, terá mesmo de cortar esses nós. Faça-o com muito cuidado para não magoar a chin.
Big chalenge :(
chinchilavis
Membro Veterano

quinta mai 24, 2012 11:09 pm

Pois, a ração não é aconselhável. Aconselho a transição para uma das melhores que conheço que é a Chinchila Nature da VL. Há quem use a Chinchila Complete mas a mais usada e com uma relação preço/qualidade excelente é a Chinchila Nature.Terá de ser uma transição gradual mas comece o quanto antes a fazê-la pois a da marca Continente não é indicada para nenhuma chin. :roll:

Já começou a dar feno? Escolha uma boa marca, por exemplo, VL - feno da montanha - sabor dente-de-leão é o feno que o meu chin come. Sabor a camomila não aprecia. Opte por embalagens com o feno com bom aspecto e sem estar muito desfeito e com pó. Verifique a validade de tudo o que comprar para o chin. Compre uns brinquedos de madeira própria para roedores. Se quiser uma opção mais barata, pode recorrer a uma técnica que uma amiga minha aconselhou: comprar um cabo de vassoura (de madeira não tratada) nos chineses e cortar às rodelas para a chin roer.

Quanto aos nós, sim, vai ser um desafio enorme 8) . Mas tem de ser. Posso dizer-lhe que uma vez o meu chin ficou com bocados de fita-cola daquela larga e amarela agarrados ao pêlo. Cortá-la foi a experiência mais stressante que tive com ele. É que o maluco não parava quieto e eu tremia e suava com os nervos de pensar que o podia magoar. Depois de mais de uma hora de "luta" lá consegui cortar toda a fita-cola. O pêlo cresceu normalmente nessas zonas.

Quando a chin estiver mais calma (durante o dia) tente tirá-la da gaiola e ficar com ela num espaço pequeno. Evite deixá-la sair do seu colo e vá cortando os nós todos que encontrar. Se fugir, como é num sítio pequeno, é mais fácil de apanhar. No fim da sessão de pelicure dê-lhe uma uva-passa, se tiver em casa. Ela vai adorar e vai vê-la como uma recompensa. Dê só uma uva-passa, mais não.

Qualquer dúvida, disponha. :wink:
Adim
Membro

quinta mai 24, 2012 11:53 pm

chinchilavis Escreveu: com uma relação preço/qualidade excelente é a Chinchila Nature.
Confere :)
chinchilavis Escreveu: a da marca Continente não é indicada para nenhuma chin. :roll:
Imagino :(
chinchilavis Escreveu:Já começou a dar feno? Escolha uma boa marca, por exemplo, VL - feno da montanha
Não, tenho de comprar.
chinchilavis Escreveu:comprar um cabo de vassoura (de madeira não tratada) nos chineses e cortar às rodelas para a chin roer.
Muito bom! Isto assumindo que a bola de madeira que tenho não será para roedores... ?
sessão de pelicure
Um user, nunca se lembraria de tal coisa :D

Morango desidratado, é bom?
Devo dar alternado, vários frutos?
chinchilavis
Membro Veterano

sexta mai 25, 2012 12:26 am

Compre feno urgentemente. Ela tem de começar a comer feno para desgastar os dentes. Não deixe acabar o dia de hoje (6ª feira) sem lhe comprar o feno.

Se a bola de madeira ainda está intacta é capaz de não ser adequada. Onde comprar o feno deve haver pedaços de madeira própria para roedores. Se não puder comprar o cabo compre desses pedaços de madeira para ela roer.

Cuidado com a pelicure. Por vezes as chins parecem calmas mas dão um salto e pode magoá-la. Tente colocar um dedo entre o nó a cortar e a oele da chin. Assim se magoar magoa o seu dedo, que é mais fácil de sarar do que uma ferida na chin. :)

Não dê morangos desidratados nem qualquer outro fruto. Feno e ração são a base da alimentação e fundamentais para uma chin com saúde. Pode dar apenas e só uma uva-passa como recompensa, mas só dê no máximo 2 uva-passa por semana.

Vigie o xixi e os chocapics todos os dias e veja se ela se alimenta. Se vir que ela não come ou começa a deitar saliva pelos dentes vá de imediato ao vet.

Compre o feno sem falta!

Pode comprar a ração Nature e ir fazendo já a transição gradual. Assim que vir que os cocós estão normais esqueça a da marca Continente e dê apenas Nature. Uma embalagem de Nature não chega a 3€ e dá para 3 semanas, se não estou em erro.

Feno, tem de comprar feno e ver se ela o come.

mustax
Membro Júnior
Registado: segunda jan 09, 2012 10:15 am

sexta mai 25, 2012 5:04 pm

chinchilavis Escreveu: Uma embalagem de Nature não chega a 3€ e dá para 3 semanas, se não estou em erro.
Feno, tem de comprar feno e ver se ela o come.
Aqui pelo Porto é cerca de 4€ a embalagem. A VL Complete é um pouco mais cara (preço por Kg) mas tem a vantagem que os "flocos" são todos iguais evitando assim que eles escolham a comida. Sim acontece!

Também existe feno de alfafa (caso não encontres os cubos) mas não deves substituir o feno de alfafa pelo feno "normal". O feno "normal" tem que estar SEMPRE MAS SEMPRE disponível, o feno de alfafa podes fazer como com os cubos (3x por semana).

Adoro o meu Russélico :) Tirando quando entra para dentro do móvel da cozinha onde tenho os pirex's e a panela de pressão :s Passo a vida a lavar aquela tralha toda.
Adim
Membro

sexta mai 25, 2012 5:29 pm

A alfalfa é que é em cubos.. o feno não.

Ponho um comedouro com a ração, e outro com o feno?
Espalho?
chinchilavis
Membro Veterano

sexta mai 25, 2012 6:29 pm

Adim Escreveu:A alfalfa é que é em cubos.. o feno não.

Ponho um comedouro com a ração, e outro com o feno?
Espalho?
Há alfafa em cubos e em rama. A diferença é que a que é em cubo provavelmente desgasta mais os dentes do que a que é em rama. No seu caso a melhor é a alfafa em cubos.

Quanto ao feno, se puder compre uma bola em inox própria para colocar o feno. Tem a imagem de uma por mp pois não sei colocá-la aqui sem o link para a loja.
Há maiores e mais pequenas. Aconselho a bola mais pequena. Se hoje já não puder comprar a bola, pode colocar o feno no comedouro, num dos lados. Não é preciso comprar um comedouro para o feno pois a bola serve para isso. Comedouro só mesmo para a ração. Os cubos de alfafa podem ser pendurados nas grades da gaiola. Não coloque o feno no chão pois se lhe faz xixi de cima já não o come. Tente dar-lhe uns bocaditos de feno à mão. Ela come e começa a conhecer o seu cheiro (sem ofensa :lol: ).

E quanto ao bebedouro, usa um de esfera?
Adim
Membro

sexta mai 25, 2012 7:07 pm

E quanto ao bebedouro, usa um de esfera?
Sim
Adim
Membro

segunda mai 28, 2012 3:47 pm

Fabuloso!
Hoje comprei feno da vita***t, uma esfera para colocar o feno la dentro e dei-lhe: Fabuloso!
Tinha comida, agua, pedra de cálcio, e um bocado de madeira para roer..quando pus o feno foi logo comer! :D

Fantástico!!!(Já disse :P)
Fiquei mesmo feliz por-lhe dar o que precisava!!

Outra coisa:
Comprei uma coisa que se põe no fundo da gaiola para absorver os chichis e cenas (chama-se litter, certo? ).
Tenho serradura, e logo a pós começar a tomar conta da chinchila, comprei um que era uma espécie de tiras (tipo feno) pequenas.
Ele não achará que é para comer?
Sabem o que estou a falar?

[EDIT]: São aparas á base de linho
chinchilavis
Membro Veterano

segunda mai 28, 2012 4:41 pm

São aparas de madeira? Só essas podem ser usadas. Linho e tecidos são perigosos para as chins.
Responder

Voltar para “Exóticos”