Hamsters siberianos fêmeas dúvida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Anna000
Membro
Registado: sexta set 03, 2010 11:43 am

sexta jul 06, 2012 12:57 pm

Bom dia, gostaria de saber se posso manter duas hamsters fêmeas siberianas na mesma gaiola. É de notar que estas foram criadas juntas desde crianças.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sexta jul 06, 2012 1:14 pm

Não, não as deve manter juntas. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sexta jul 06, 2012 1:54 pm

Boas,
Tendo sido criadas juntas desde pequenas como indica, e nunca tendo sido separadas, não deverá haver qualquer problema.

Terá no entanto de estar preparada para o facto de elas eventualmente se darem mal, (é sempre uma possibilidade, mesmo quando juntas desde bebés), tendo portanto um habitat completo a postos para o caso de ter de as separar.
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
Anna000
Membro

sexta jul 06, 2012 5:25 pm

Sim, estiveram juntinhas desde b&#233;b&#233;s pois s&#227;o da mesma ninhada. Se se derem mal sempre se arranja qualquer coisa, mas a criadora garantiu-me que n&#227;o deve ser este o caso.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta jul 06, 2012 7:16 pm

Eu não aconselho a manter hamsters juntos, sejam estes machos ou fêmeas.

Os hamsters são animais solitários, que não apreciam companhia e é sempre um risco manter dois juntos na mesma gaiola.

Os hamsters que estão juntos na mesma gaiola, parecem muito amigos e fofinhos aos nossos olhos, mas estão em stress e em tensão, pois têm de partilhar o seu território com outros, coisa que não é natural deles.
Pure
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 1:30 am

Nitara Escreveu:Eu não aconselho a manter hamsters juntos, sejam estes machos ou fêmeas.

Os hamsters são animais solitários, que não apreciam companhia e é sempre um risco manter dois juntos na mesma gaiola.

Os hamsters que estão juntos na mesma gaiola, parecem muito amigos e fofinhos aos nossos olhos, mas estão em stress e em tensão, pois têm de partilhar o seu território com outros, coisa que não é natural deles.
Atenção que existem espécies e espécies, não pudemos colocar tudo no mesmo saco.

Até hoje nunca tive problemas com hamsters anões (tanto winter-whites como campbells ou roborovskis), desde que as coisas sejam bem feitas desde pequeninos.
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
Oren
Membro Júnior
Registado: domingo nov 20, 2011 1:16 am

sábado jul 07, 2012 5:08 am

todas as espécies de hamster vendidas como animal de estimação são extremamente territóriais e é desaconselhavel mante-las juntas, quem nunca presenciou nenhuma briga está tendo sorte pois se em algum momento eles brigarem, poderá ser fatal, a diferença entre a briga entre hamsters anões russo e a briga entre sirios é que sirios costumam ser mais violentos, mas isso não significa que russos não se matam. Não tem para que arriscar a vida do animal, é fato que hamsters são territóriais e por isso não serão mais felizes com companhia, pelo contrário, existem vários casos de hamsters que estavam se dando bem há meses e em uma única briga um dos hamsters acabou surdo, jogar roleta russa com a vida dos animais é puro caprixo do dono.
Anna000
Membro

sábado jul 07, 2012 12:56 pm

Pure Escreveu:
Nitara Escreveu:Eu não aconselho a manter hamsters juntos, sejam estes machos ou fêmeas.

Atenção que existem espécies e espécies, não pudemos colocar tudo no mesmo saco.

Até hoje nunca tive problemas com hamsters anões (tanto winter-whites como campbells ou roborovskis), desde que as coisas sejam bem feitas desde pequeninos.
S&#227;o hamsters siberianos e pelo que me informei toleram estar juntos na mesma gaiola. Se houver algum problema &#243;bvio que separarei os animais.
Edit: Ambas as hamsters fazem ninho no mesmo s&#237;tio tendo lugares diferentes dispon&#237;veis para tal. Ser&#225; que isso &#233; um indicador que se est&#227;o a dar bem?
Pure
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 1:23 pm

Oren Escreveu:todas as espécies de hamster vendidas como animal de estimação são extremamente territóriais e é desaconselhavel mante-las juntas, quem nunca presenciou nenhuma briga está tendo sorte pois se em algum momento eles brigarem, poderá ser fatal, a diferença entre a briga entre hamsters anões russo e a briga entre sirios é que sirios costumam ser mais violentos, mas isso não significa que russos não se matam. Não tem para que arriscar a vida do animal, é fato que hamsters são territóriais e por isso não serão mais felizes com companhia, pelo contrário, existem vários casos de hamsters que estavam se dando bem há meses e em uma única briga um dos hamsters acabou surdo, jogar roleta russa com a vida dos animais é puro caprixo do dono.
Gostava de ver fontes para essa informação. Não conheço um único criador (daqueles a sério) que afirme o mesmo, e estamos a falar de pessoas com muitos anos de experiência, e, atenção, não falo de criadeiros.
Pure
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 1:23 pm

Anna000 Escreveu:
Pure Escreveu:

São hamsters siberianos e pelo que me informei toleram estar juntos na mesma gaiola. Se houver algum problema óbvio que separarei os animais.
Edit: Ambas as hamsters fazem ninho no mesmo sítio tendo lugares diferentes disponíveis para tal. Será que isso é um indicador que se estão a dar bem?
Não obrigatoriamente, basta esse ser o local que ambas acharam mais apto, ou a simples presença da outra hamster tornar o local mais quente.
Oren
Membro Júnior

sábado jul 07, 2012 4:37 pm

Pure Escreveu:
Oren Escreveu:todas as espécies de hamster vendidas como animal de estimação são extremamente territóriais e é desaconselhavel mante-las juntas, quem nunca presenciou nenhuma briga está tendo sorte pois se em algum momento eles brigarem, poderá ser fatal, a diferença entre a briga entre hamsters anões russo e a briga entre sirios é que sirios costumam ser mais violentos, mas isso não significa que russos não se matam. Não tem para que arriscar a vida do animal, é fato que hamsters são territóriais e por isso não serão mais felizes com companhia, pelo contrário, existem vários casos de hamsters que estavam se dando bem há meses e em uma única briga um dos hamsters acabou surdo, jogar roleta russa com a vida dos animais é puro caprixo do dono.
Gostava de ver fontes para essa informação. Não conheço um único criador (daqueles a sério) que afirme o mesmo, e estamos a falar de pessoas com muitos anos de experiência, e, atenção, não falo de criadeiros.
acredito que você conheça a criadora que escreveu isto: Imagem
Oren
Membro Júnior

domingo jul 08, 2012 12:11 am

Anna000 Escreveu:
Pure Escreveu:

São hamsters siberianos e pelo que me informei toleram estar juntos na mesma gaiola. Se houver algum problema óbvio que separarei os animais.
Edit: Ambas as hamsters fazem ninho no mesmo sítio tendo lugares diferentes disponíveis para tal. Será que isso é um indicador que se estão a dar bem?
Anna, leve em consideração que na maioria das vezes, uma única briga é o bastante para acabar com a vida de um dos seus animais de estimação, vale mesmo apena correr este risco?, e se você não estiver presente para separa-los?
Anna000
Membro

domingo jul 08, 2012 11:25 am

Oren Escreveu:
Anna000 Escreveu:
Pure Escreveu:

Anna, leve em consideração que na maioria das vezes, uma única briga é o bastante para acabar com a vida de um dos seus animais de estimação, vale mesmo apena correr este risco?, e se você não estiver presente para separa-los?
Ent&#227;o a&#237; admiterei que cometi um grande erro. H&#225; opini&#245;es e opini&#245;es(que eu respeito totalmente ). Eu quero seguir uma diferente da sua. Acredito que certos hasmters realmente n&#227;o se d&#227;o bem juntos e n&#227;o devem ser mantidos na mesma gaiola.N&#227;o parece ser esse o caso. Se estiver enganada...
Obrigada a todos os que deram a sua opini&#227;o sobre o assunto. :) Se assim desejam, podem continuar a discutir sem mim.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo jul 08, 2012 11:41 am

É um risco que corre, eu não correria, nem pensar.

Eu já presenciei lutas entre hamsters siberianos e conheço quem também presenciou.

Aqui quem sofre, infelizmente, são os hamsters. Se nunca lutarem, vão viver em constante tensão e stress.
Como já lhe disse, não é natural para nenhum hamster viver em comunidade/grupo. Partilhar o território não é natural neles.

O facto das pessoas só pensarem que os sírios é que lutam é errado. As lutas destes são mais violentas, mas os siberianos também podem lutar.

Deixo aqui um texto que eu tomo sempre em consideração e acho óptimo ( espero que a autora não se importe :wink: ):
Os hamsters são animais solitários, no seu habitat natural vivem sozinhos, é o seu instinto, o seu comportamento natural. Juntar hamstes é uma forma de violar a sua natureza. É como obrigar um ser humano (que é um animal social) a viver sozinho, ou obrigar uma preguiça a correr a maratona, ou colocar pesos nas patas da chita para ela não correr! Não é justo obrigar um animal a ser aquilo que não é, é cruel e violento para ele.

Os hamsters no seu habitat natural, tem cada um um raio de vários quilómetros, e de cada vez que sentem o odor de um intruso no seu território, correm procurando o invasor até o encontrar, matando-o para disputar o seu território, O único invasor que um hamster macho aceita no seu território seria uma fêmea com o cio. Quando a fêmea hamster esta no cio e vai de encontro com um macho, eles acasalam, durante cerca de 30 minutos. Apos terminarem, se repelam, seguindo caminhos opostos, A fêmea retoma ao seu território, para dar à luz cerca de 16 dias depois.

Quando as crias nascem, a mãe cuida delas durante um mês aproximadamente. Após esse tempo ela começa a expulsar os filhos da sua toca e do seu território. Agora é uma nova viagem para cada um. Individualmente cada um vai procurar um território para viver (SOZINHO). Agora imagina o que é, serem obrigados a viver num espaço minímo, fechado, e em par, ou grupo!! Não é uma condição, é tortura

Mesmo que se dêem bem agora, um dia podes ir lá ver os teus hamsters e encontrar um deles morto, sabes porquê? Porque os hamsters que vivem juntos não são felizes... Eles podem tolerar a presença um do outro, mas estão em constante stress, constante pressão. Pode parecer que se dão bem agora, dormem juntinhos e tal, muito fofinhos... mas há um comportamento de dominância por de trás disso, que mais tarde ou mais cedo se irá manifestar, pois é a sua natureza.

Separa-os quanto mais cedo melhor. Esso não só provaria que afinal és um bom dono, e um bom amigo, como também tornaria a vida dos teus hamsters muito melhor, porque assim, como pretendes mante-los, não é saudável para eles. Não existe qualidade de vida para eles...

Boa sorte, e faz aquilo que é mais correcto, e não aquilo que queres fazer, apenas porque é mais fácil, ou porque achas que se vão dar bem, porque ter animais que dependem de nós, é uma grande responsabilidade que requer por vezes que tomemos decisões dificieis, mas são essas decisões que mostram se já somos maduros ou não, mostram o nosso carácter e até que ponto somos amigos dos nossos animais!!

Agora vou só dar um pequeno exemplo, uma experiência verdadeira pela qual já passei.

Eu no início da criação, facilitava um pouco com os bebes, deixava tempo de mais juntos (fêmeas para um lado, machos para o outro), até aos dois meses, e por vezes até aos dois meses e meio. Até acontecer algo, que passo a contar, e que mudou claro a forma de proceder, nunca mais deixei ficar até essa idade.

Tinha duas fêmeas juntas, davam-se "lindamente"... Brincavam, dormiam juntinhas, e até se lambiam uma à outra vê só!! Cheguei lá um belo dia e estava uma delas literalmente sem um pedaço de carne!!!! Via-se grande parte do músculo e o tendão. Passei-me completamente! Por sorte sobreviveu, mas ainda levou uns bons pontos, e eu... uma grande lição
Responder

Voltar para “Exóticos”