Duda a minha primeira porquinha :D pequenas duvidas...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Vitor83
Membro Júnior
Registado: quinta jul 12, 2012 10:35 pm

quinta jul 12, 2012 10:58 pm

Boa Noite!

Bem, esta é a minha primeira mensagem no forum pelo que ainda não percebo muito bem como é que isto se processa, por isso perdoem-me qualquer gaffe que possa cometer ^^"

Recentemente comprei uma porquinha da india, cada vez que lia sobre eles interessava-me mais e mais ehehe e estou adorar :D

É uma porquinha peruana angorá, já a levei a veterinário e coloquei todas as duvidas que me lembrei na altura, menos estas q vos vou colocar e agradecia imenso se alguem me pudesse ajudar:

- Quantas vezes ao dia devesse por comida a ela? Costumo por de manha frutas, verduras e feno e á noite ração como o vendedor da loja aconselhou... mas será o suficiente dar-lhe apenas comida duas vezes ao dia???

- Quando ela faz as necessidades derivado ao pelo comprido ela suja-se toda, ficando a cheirar mal, perguntei ao veterinario com que puderia limpar ele aconselhou um pano humido e isso bastaria, se cheirasse mesmo muito mal dar-lhe banho... eis o meu problema apenas pano humido não chega continua a cheirar mal :S já lhe dei uma vez banho, não lhe posso dar mais... será que me puderia aconselhar que mais posso fazer?

- Por fim sempre que a penteio ela chia de dor, tento o fazer com todo o cuidado, penso que não a estou a magoar, não sei do que puderá ser :(

Obrigado uma vez mais a todos que me puderem ajudar ;)
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quinta jul 12, 2012 11:38 pm

ja experimentas-te dodots??
eu uso nas minhas ratz para elas nao tarem sempre a ir ao banho
Vitor83
Membro Júnior

sexta jul 13, 2012 1:27 am

Eu fazia isso tambem... mas o veterinário disse que não era muito aconselhavel, poderia fazer mal á porca...
Sasha99
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 12:25 pm

mal??
nao faz mal a bebes vai fazer mal a um animal??
nao entendo mas ok.
eu uso nas minhas e o vet nao diz nada.
Vitor83
Membro Júnior

sexta jul 13, 2012 12:40 pm

Talvez tenhas razão... obrigada pela ajuda ;)
Sasha99
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 12:50 pm

de nada...falo por experiencia porque banhos a mais faz mal e as minhas ratz têm o pelo brilhante o vet diz que elas tao bem e nao disse nada sobre as toalhitas.
ja experimentas-te perguntar a outro vet o que acha??
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

sexta jul 13, 2012 10:01 pm

Vitor83,

- peruano angora???

- Sobre a comida:
Pode-lhe dar comida duas vezes ao dia sim.
Mas o feno tem de ter sempre, nunca pode faltar.
Isso entretem-nos e mantem os dentes e metabolismo saudaveis. E nao engorda.

Fez bem em ir ao vet :)
Pode usar dodots, mas convem que passe por agua para tirar o excesso de produto que normalmente tem.
Os porquinhos tem uma pele sensivel, e realmente nao convem estar sempre a limpar com agua - seja dodots ou panos humidos.
Mas de vez em quando nao vai fazer mal.
Pense em cortar-lhe o pelo.
Se nao a vai expor, pode-lhe cortar o pelo, ele volta a crescer. E eh uma maneira do porquinho se manter mais limpo.

ja agora, mande-me uma mensagem privada a dizer a que vet foi e onde comprou a porquinha, por favor.

Cump,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Vitor83
Membro Júnior

sábado jul 14, 2012 5:49 pm

Ainda não :s vou faze-lo esta semana... encontrei um vet. q parece ser bom, quero leva-la lá, gosto smp de ter uma segunda opnião médica... dps eu digo-te o q ele me disse se quiseres...
Vitor83
Membro Júnior

sábado jul 14, 2012 6:09 pm

Boa tarde Marta, antes de mais obrigada pela sua ajuda :D

"O Angorá não é actualmente reconhecido como uma raça, mas muitos criadores fazem criação deste tipo de porquinho. É uma variedade de Abissínio de pêlo comprido.
Na Austrália existente uma raça equivalente chamada de Sheba Mini Yak, que só é oficialmente reconhecida ali. O pêlo do Sheba não deve ser mais longo que a distância ao chão."

" Os porquinhos destas duas raças têm o pêlo muito comprido com rosetas e um franja que descai ao longo do focinho, que lhes dá um charme especial o que torna esta raça tão bela e atractiva.

Os Peruanos possuem apenas duas rosetas simétricas nas ancas, enquanto que os Angorás possuem mais do que duas rosetas em todo o corpo. Existem muitas pessoas que afirmam que os Angorás são Peruanos «defeituosos», mas fazer a criação de um bom Angorá é tão difícil como a de um Peruano. Quanto mais simétricas forem as rosetas de um Angorá, melhor a sua qualidade. As duas raças existem nas mais variadas colorações e tipos de marcação.

Os Angorás, são junto com os porquinhos de pêlo curto e os Frisados ( Abissínio não standardizado ) a raça mais vendida nas lojas de animais.

Os Peruanos pertencem ao Standard de Raças existente na maioria dos países, podendo devido a isso participar nos concursos de raças, enquanto que o Angorá só é um standard de raça descrito em poucos clubes, por isso não é encontrado com regularidade nesses concursos de porquinhos."

isto foi o que estive a ler sobre eles ^^

A minha namorada já lhe corta o pelo e pantea tds os dias, e quando foi ao vet. ele cortou-lhe mais um pouco para evitar que se suje... mas msm assim quando ela faz as necessidades não só suja o pelo, como o cheiro da urina misturasse com a do "granulado" q ponho para absorver a urina e é uma xeiro que ñ se pode :S tenho msm de ver qual é o melhor metodo, dodots, mudar o que ponho na gaiola, ñ sei :S em relação á comida já lhe colocamos smp duas vezes ao dia, de manha vegetais á noite a "ração".

Gostei dos seus porquinhos da india são giros e tem piada :D

Cump,
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

sábado jul 14, 2012 8:53 pm

Sobre as racas, eu estou informada.

Achei estranho porque realmente nao eh raca reconhecida ca, por isso nao poderia ser de nenhum dos criadores de porquinhos inscritos no CAPI que conheco.

O peruano tem realmente 2 rosetas - uma que cai sobre o focinho e outra atras, e o pelo eh comprido e liso.

Peruanos com mais rosetas nao sao peruanos.

Mas isso sao detalhes, o que importa eh que se goste do porquinho :)

Acho estranho o porquinho cheirar assim tao mal.
Eh certo que pode ficar um certo odor a urina, mas nunca eh forte e so se sente se estivermos perto deles.
O coco dela eh solido, certo?

Que vegetais tem dado?
Ah vegetais que agravem o cheiro dos cocos. broculos, por exemplo :)

Que granulado usa?
Isso tambem influencia, sem duvida.

Obrigada pelo elogio ás minhas meninas :D
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
plfs
Membro Júnior
Registado: domingo jul 15, 2012 9:05 am

domingo jul 15, 2012 9:10 am

alguém pode me dizer onde posso comprar um petauro do açúcar ou um esquilo ou um guxinim e qual acham o melhor para primeiro animal

ps. aguardo resposta
Responder

Voltar para “Exóticos”