Coelho ou Chinchila?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos

Coelha ou Chinchila?

Votação encerrada em segunda jun 25, 2012 11:28 am

Coelha
3
23%
Chinchila
10
77%

Total de votos: 13
teresagarcez
Registado: sexta jun 15, 2012 11:09 am

sexta jun 15, 2012 11:28 am

Bom dia a todos! :)
Nos últimos dias deparei-me com uma indecisão que não consigo resolver...
No início tinha a ideia fixa de que queria um Coelho anão, um Mini Lop para ser exacta. Mas depois comecei a ver Chinchilas e agora tenho uma paixão por ambos.
Em termos de despesas, fiz as minhas contas e as Chinchilas ficam um nada mais dispendiosas. No entanto, os coelhinhos precisam de cuidados veterinários, o que se acrescentará depois.

Mas bem, o mais importante é que quero um bichinho sociável e que goste do contacto humano, festinhas, miminhos... E ambos os lados me dizem "as chinchilas sao mais sociáveis" ou "os coelhos sao mais meigos".

Não seeeeei! Posso contar com a vossa ajuda e opinião? :)
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

sexta jun 15, 2012 11:33 am

Eu não te sei dizer, mas acho oportuno e relevante perguntares pela diferença de necessidades, também.

Mas, as chinchilas são animais fantásticos :D
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

sexta jun 15, 2012 11:35 am

Estas disposta a gastas dinheiro, compra uma chin se nao estas disposta a gastar tanto compra um coelho...E se conseguires ter os dois porque nao?
teresagarcez

sexta jun 15, 2012 11:44 am

Obrigada pela resposta!
Na verdade o custo não e o que mais me preocupa, mas o facto de ser sociável ou não.
Em termos de cuidados, já fiz uma pesquisa detalhada sobre ambos.

É possível cria-los juntos?
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

sexta jun 15, 2012 11:47 am

Juntos nao aconce-lho, cada "macaco" no seu galho...
teresagarcez

sexta jun 15, 2012 1:09 pm

Pois, realmente tenho que fazer uma escolha.

Há uma duvida que ainda tenho e é em relação ao litter, ou material de fundo. Quanto aos coelhos, vi num blogue que a melhor opção seria rolo prensado, mas não encontro em lado nenhum; quanto às chinchilas não sei o que é mais indicado.

E, já agora, é preferível comprar uma gaiola cuja parte de baixo pode ser desencaixada, ou sai como uma "gaveta"?

Obrigada pela ajuda :)
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

sexta jun 15, 2012 4:10 pm

teresagarcez

Tenho duas chins e adoro-as, apesar de não serem ainda muito sociáveis cá em casa pois temo-las há pouco tempo.

Contudo, são animais muito sensíveis. Podem ter problemas com calor, com stress, com mudanças de ração/feno, com o pelo...

O coelho sempre tomei como um animal mais resistente, apesar de também ser conhecido por as suas necessidades terem um cheiro mais activo do que as chins.

Aconselho-a a visitar os tópicos onde se fala de questões com chinchilas e coelhos, dá-lhe uma perspectiva muito real e empírica sobre o que é ter uma chinchila ou um coelho, acredite ;)

Sobre custos, só lhe posso dizer que as chins deverão ir a um vet de exóticos, que não é tão fácil de encontrar como parece.

Também precisam de comida de boa qualidade, feno de boa qualidade, alfafa em cubo para desgastar dentes de boa qualidade, areia para tomarem banho de boa qualidade, antifungico de boa qualidade...
teresagarcez

sexta jun 15, 2012 4:15 pm

Compreendo :) muito obrigada pela resposta!
Vou fazê-lo com toda a certeza.
Adim
Membro

sexta jun 15, 2012 4:22 pm

Chiii Escreveu: Também precisam de comida de boa qualidade, feno de boa qualidade, alfafa em cubo para desgastar dentes de boa qualidade, areia para tomarem banho de boa qualidade, antifungico de boa qualidade...
Dão-me licença? :)

Aproveito para perguntar duas coisas:
1)A minha chin de vez em quando coça-se atras da orelha... devo comprar um antifungico? ou não tem nada a ver?
É normal?
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

sexta jun 15, 2012 5:00 pm

Adim, aconselho-o a criar um tópico onde compila todas as suas dúvidas e questões, é que assim acabamos por ter tópicos sobre um assunto, que depois se transforma noutro. :wink:

Eu as vezes também me coço e não quer dizer que tenha pulgas (acho) :P em princípio, só será de se preocupar se for muito recorrente a chin coçar-se, ao ponto de começar a ficar com o pêlo quase em falha.

O antifúngico deve ser usado não como solução, mas como prevenção, por isso se ainda não tem, toca de ir comprar um antifungico proprio para chins e colocar um pouco na areia do banho. :)
Adim
Membro

sexta jun 15, 2012 9:17 pm

Chiii Escreveu:Adim, aconselho-o a criar um tópico onde compila todas as suas dúvidas e questões, é que assim acabamos por ter tópicos sobre um assunto, que depois se transforma noutro. :wink:
tens toda a razão colega.Peço desculpa :)
Floop
Membro Júnior
Registado: terça mar 27, 2012 7:04 pm

sábado jun 16, 2012 4:47 pm

Não tenho uma chinchila para comparar, mas tenho uma coelhinha...

Ela quando está na gaiola é uma bestinha ( :twisted: ). tenta morder-me rosna...

No entanto, quando está cá fora é um amor: salta, corre de um lado para o outro, pede festinhas, põe-se ao meu colo para levar "miminhos"...

A nível de cheiros não noto muito, só quando deixo a gaiola suja por um período mais prolongado

Acho que a opinião mais indicada seria de alguém que tenha ambos, para estabelecer comparação.

Independentemente do que escolha, acho que ambos os animais conseguem ficar bastante próximos do dono e gostam do contato humano
teresagarcez

sábado jun 16, 2012 6:17 pm

Muito obrigada pela sua opinião Floop, e de facto concordo consigo :)
DATK
Membro
Registado: sábado abr 07, 2012 1:34 am

segunda jul 16, 2012 5:37 pm

Este tópico já tem algum tempo... mas bem...
eu tenho ambos... coelhinha e Chins...
Os Coelhinhos se forem meiguinhos e limpinhos, são um espectáculo... o problema e quando nao sao exactamente o que esperavas... as Chins sao mais estaveis, e mais facil saberes o que esperar de uma chin, um coelho acho que e um pouco uma questao de sorte... ja tive coelhinhas muito meigas, que faziam as necessidades no WC e quando andavam soltas nunca faziam necessidades pela casa e ja tive o oposto... coelhas que me mordiam, mandavam patadas e nunca se habituaram ao WC...
As Chins, sao animais que levam algum tempo a confiar nos donos, mas eventualmente acabam por interagir connosco, sao extremamente curiosas. Dificilmente mordem. no entanto nao e um animal para ficar sossegadinho nos nossos braços...
A escolha ira depender tambem do que pretendes ou esperas do animal... Sabes que o coelho, quando docil deixa-te fazer mais festinhas, dar colinho, etc... a chin nem por isso... por outro lado, com as chins sabes mais ou menos o que esperar e com o coelho nao...

Ha que referir que o investimento inicial para uma Chin, normalmente e bem superior. Os coelhos sao vacinados e as chins nao, mas os gastos mensais de uma chin sao bem superiores.

Tem atençao as necessidades de ambos, os coelhinhos sofrem com o calor, mas sao mais resistentes, as Chins nao sobrevivem a temperaturas mais altas...
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

segunda jul 16, 2012 7:57 pm

Também tenho ideia de que as chinchilas são mais frágeis e uma carga de trabalhos e despesas. Recentemente deram-me duas coelhas. A primeira, já adulta, foi numa loja - ia ser vendida para consumo - e tive imensa sorte, porque é meiga, travessa, tem muito bom carácter. A 2ª veio sexta feira, com 3 meses, e pude escolher entre 5. Escolhi a mais curiosa a que mais vezes se deixou agarrar. Vale a pena perder umas horas sentada no meio deles e ver os seus comportamentos. :) As vacinas desparasitações internas não são baratas, mas tudo o resto fica bem mais em conta.
Responder

Voltar para “Exóticos”