Feno de Alfafa

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

terça jul 17, 2012 6:31 pm

isso já duvido..

Uma coisa é apanhares, outra é comprares.
Se compras, estas a comprar (supostamente) algo composto especialmente para cavalos...
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça jul 17, 2012 6:44 pm

Não arrisquem. Não há €€ que paguem a vida de uma patudinho.
DATK
Membro
Registado: sábado abr 07, 2012 1:34 am

quinta jul 19, 2012 1:47 am

DATK Escreveu:tbm encontrei numa loja sacas de luzerna em rama para cavalos, nao vi o preço, mas as sacas eram enormes, posso comprar e dar as minhas chins? o feno de alfafa que costumo comprar traz 500g e custa-me 8€... de certeza que o outro sai mais barato...

Enganei-me... nao e para cavalos... e para coelhos... pelo que acredito que de para Chins...
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

quinta jul 19, 2012 2:37 am

Eu acho que deve ter sido na Agriloja. A Luzerna é luzerna seja para cavalos, coelhos ou chinchilas. Antigamente era cultivada em Portugal, agora quem a cultiva são os nossos "hermanos". Os nossos "hermanos" vendem muito para cá especialmente para alimentação de cavalos. Desde que seja isenta de poeiras em principio não faz mal. Tal como o feno, tens bom feno e tens mau feno e ás vezes tens mau feno de boa marca. Só e temos de ser criticos e analisar com algum cuidado o que compramos.
Última edição por acorchins em quinta jul 19, 2012 10:41 pm, editado 1 vez no total.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jul 19, 2012 9:53 am

acorchins Escreveu: A Luzerna é luzerna seja para cavalos, coelhos ou chinchilas.
Ora lá está. De chinchilas não entendo, sei que são bem mais frágeis que os coelhos, mas luzerna é luzerna. Os coelhos comem basicamente o mesmo que os cavalos. As chins, não faço ideia.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta jul 19, 2012 11:40 am

Há gerações e gerações que as pessoas têm vindo a plantar e apanhar alimento para os seus animais. Não estou a ver porque será errado, se bem feito.

Com as chinchilas talvez seja diferente porque não são animais autócnes e são bastante frágeis. Mas com os coelhos... como é que acham que as pessoas os alimentam, no campo, senão com plantas (as certas) apanhadas? Pode lá haver alimentação mais saudável que essa?...

É um pouco como discutir ração vs raw, na alimentação canina. O raw é livre de corantes e de todas as porcarias que metem na ração, é proteína bruta. Uma alimentação mais natural para os coelhos parece-me ter as mesmas vantagens - e os mesmos problemas. Quem alimenta raw tem de estar sempre a desparasitar. Quem dá ervas apanhadas no campo devia fazer o mesmo, mais ou menos pelos mesmos motivos.
chinchilavis
Membro Veterano

quinta jul 19, 2012 12:56 pm

No campo os coelhos comem erva e outras similares. além disso, há quem deite ração, pão e couves que devem estar murchas. Mas isso são os coelhos.
Muitas vezes há quem veja todos os coelhos dizimados porque apanhou erva que até parecia boa mas que afinal tinha apanhado com herbicida.

Numa fazenda tenho erva, e também dente-de-leão e camomila. Se apanho de lá (relembro que é dentro de uma propriedade) para dar ao meu chin? Não. O motivo principal é que nesse local há videiras que são curadas. Aliás, há alturas do ano em que o local onde crescem essas plantas é curado com herbicida e elas nascem na mesma. Tenho medo e por isso não arrisco.

Quanto ao feno que compramos, mesmo sendo de marca, já me aconteceu picar-me numa espécie de silva que vinha numa embalagem. De vez em quando aparece alguns torrões de terra. Se é seguro? Até ao momento não tive problemas, espero que assim continue.
DATK
Membro
Registado: sábado abr 07, 2012 1:34 am

sexta jul 20, 2012 12:45 am

acorchins Escreveu:Eu acho que deve ter sido na Agriloja. A Luzerna é luzerna seja para cavalos, coelhos ou chinchilas. Antigamente era cultivada em Portugal, agora quem a cultiva são os nossos "hermanos". Os nossos "hermanos" vendem muito para cá especialmente para alimentação de cavalos. Desde que seja isenta de poeiras em principio não faz mal. Tal como o feno, tens bom feno e tens mau feno e ás vezes tens mau feno de boa marca. Só e temos de ser criticos e analisar com algum cuidado o que compramos.
Nao, por acaso nao foi na Agriloja, mas acho que eles tbm tem, vou la passar nessa loja que falei e ver o preço, se for barato compro para ver o aspecto, se me parecer bem, talvez experimente...
sxmota
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 7:15 am

DATK, na Agriloja é mais cara. Procure nas lojas de agropecuária (aquelas lojas "à antiga", que têm tudo, desde vassouras a gaiolas de grilo :lol: sabe quais são?). Nessas lojas custa dois euros ou menos, na Agriloja custa quase 3. Num saco de 40 litros isso não é nada, mas em 4 ou 5 já é uma boa diferença...

quanto a apanhar ervas no pinhal: aqui onde vivo é seguríssimo. E no terreno atrás de minha casa também, visto que eu é q usufruo dele e não são colocados quaisquer herbicidas/pesticidas, enfim, químicos. Os ouriços, o casal de licranços e restante bicharada tratam dos caracóis, lesmas e escaravelhos, nem as árvores são tratadas e com a fruta eu sou como nuestros hermanos: se não tem buraco, não entrou bicho, se tem, é porque já saiu. E proteína animal nunca fez nada a ninguém, além de que o bicho tem o mesmo sabor da fruta. :P

adenda: os sacos de luzerna que compro vêm de Tomar e não de Espanha.
acorchins
Membro

sexta jul 20, 2012 6:27 pm

Boas, deves querer dizer que são embalados em Tomar, como outro fornecedor de Sacavem compra cerca de 1Tonelada aos nossos hermanos e depois reembala em sacos pequenos e vende a logistas e é um bom negócio.
Há um ou outro particular que planta no alentejo para exploração própria...
Fons3ca
Membro Júnior
Registado: domingo jun 24, 2012 5:40 pm

sexta jul 20, 2012 8:31 pm

Tenho a minha chinchila à quase um ano e quando a comprei e as suas coisinhas o dono da loja disse-me que não precisava de dar feno nem alfafa porque a própria comida já tinha, que só precisa da pedra de cálcio e mesmo assim era opcional (tenho-a mas ela pouco roí). A verdade é que durante este ano tenho visto os dentinhos dela constantemente e estavam ótimos (muito amarelos)

Porém, ao acompanhar este tópico desde que foi publicado (e outros)
entendi que além de usar uma marca de comida consideradavelmente boa (Nature) não era suficiente.

Posto isto, fui à loja de animais e ao comprar Feno na capa só tem como animais um coelho, um hamster e um porquinho da índia e questionei à senhora se aquele feno também era para as chinchilas do qual ela respondeu que sim. Em baixo está um link da imagem do feno que comprei:

http://csimg.mercamania.es/srv/ES/29013 ... flores.jpg

Já ando a dar o feno à praticamente um mês e tenho notado que agora sim, os dentinhos começam a não estar muito saudáveis; Continuam amarelos mas é mais claro e acho que se continuar assim que vão acabar por ficar brancos o que é prejudicial à minha chinchila (e a outra qualquer)

A pedra de cálcio é a mesma, tem pedaços de madeira e um rolo de p.h. para roer e a comida também é a mesma, a única coisa que alterou foi começar a dar-lhe feno.

O feno que lhe dou não é propicio para ela? O que devo fazer exatamente?
chinchilavis
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 8:43 pm

Não dê rolos de papel higiénico pois pode provocar problemas intestinais.

Quanto aos dentes, é estranho estarem a ficar brancos com o feno. O ideal é as chins terem dentes amarelos, como referiu.

No caso do meu chin dou da Nature. Além disso tem feno todos os dias (da VL) e um cubo de alfafa três vezes por semana, mais as pedras para roer (não lhes liga muito).

O feno que mostrou não conheço. Não sei se os dentes brancos poderão estar relacionados com a marca de feno.

Aguarde mais opiniões. :wink:
acorchins
Membro

sexta jul 20, 2012 11:12 pm

O feno é muito pobre em termos nutricionais, eu prefiro dar alfafa em rama. Tem alto valor nutritivo e desgasta os molares.
sxmota
Membro Veterano

sábado jul 21, 2012 7:46 am

eu nem conheço esses cubos de alfafa, já vi foi uns biscoitinhos que custavam os olhos da cara. Alfafa, pelo menos a que eu compro, vem em rama. Por acaso, na quinta feira, tive de dar a Alice à moça que me deu a Magali... porque a Alice era, afinal, um Aliço :oops: eu eu não queria cá criações... tb não tenho guito para o mandar castrar agora, e sei que vai ser muito bem cuidado, além de o poder visitar sempre que quiser. Bom, mas isto para contar que levei um saco de luzerna e ela nunca lhes tinha dado, sempre deu outros fenos e ração. Foi o delírio! As suas 3 coelhas e os 2 porquinhos da índia fizeram uma festança, simplesmente adoraram, e ela vai passar a comprar. Eu até estranhei, porque têm cavalos, mas também lhes dão outro feno e ração. Ela vai informar-se acerca dos fardos de alfafa. :)

Já agora, a alfafa fresca também é óptima para nós, em saladas, sopas... ;)
acorchins
Membro

sábado jul 21, 2012 8:46 pm

Pois, mas se tivesses chinchilas era bom que conhecesses, são fundamentais no desgaste dos dentes frontais, Tem pêlo mas não confundam chinchila com coelhos ou porquinhos...não tem nada a ver...
Responder

Voltar para “Exóticos”